Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

VMPH Escreveu: 1) no cruzamento Amazona amazonica x Amazona aestiva, as crias serão estéreis?
Julgo que não, mas poderá ser o caso.

2) tive conhecimento de que há na espécie Amazona aestiva duas subspécies (aestiva e xanthopteryx) e gostaria de saber se, em caso de cruzamento destas subespécies, há seres esteréis. Penso que o mesmo se poderá aplicar entre o papagaio cinzento, que tem também duas subespécies (Psittacus erithacus erithacus e Psittacus erithacus timneh).
Julgo que, tanto para uma espécie como para outra, não serão estéreis.

3) ainda que de espécies diferentes, o cruzamento entre um papagaio cinzento (por exemplo, Psittacus erithacus erithacus) e um verde (Amazona aestiva aestiva) teria as suas crias estéreis? Em princípio sim, pois são espécies diferentes, mas nunca se sabe.
Boas

1) férteis

2)férteis para o Aestiva para os cinzentos atenção que são duas espécies diferentes segundo algumas fontes, a questão está em aberto, de qualquer modo uma parte das crias será fértil, só a percentagem é que é questionável.

3)Hummm, dado os diferentes rituais de corte e épocas de cio não sei até que ponto é possível o cruzamento mas as crias serão provavelmente estéreis isto se forem viaveis
Pedro Ramalho
VMPH
***
Mensagens: 70
Registado: domingo, 27/abr/2008, 19:48

Boas!

Obrigado pelas informações, Pedro121. Desconhecia o facto de, segundo algumas fontes, haver a questão em aberto, em relação aos cinzentos, de serem duas espécies diferentes. Quanto ao resto, bem me parecia que era assim, mas nada como confirmar.

Lanço só uma questão: quando era puto, tive um aestiva, mas não me recordo bem como ele, só não sei se era aestiva aestiva ou aestiva xanthopteryx e o que gostava de saber é qual(is) a(s) diferença(s) entre estes.

Obrigado.
pedro376h
Site Admin
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Imagem

amazona aestiva xanthopterix

Imagem

Amazona Aestiva aestiva

boas,
a principal diferenca consiste na presenca de amarelo na asa.
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Avatar do Utilizador
Agarus
***
Mensagens: 103
Registado: quinta, 18/dez/2008, 17:40
Localização: São Domingos de Rana
Contacto: Sítio web

Este é o melhor site que conheço, com informação sobre todos os psitacídeos.

http://www.arndt-verlag.com/

Espero que vos ajude tanto a vocês como me tem ajudado a mim.

Cumprimentos e muitos pius,
Silvia
Cumprimentos e muitos pius,
Agarus Lisboa - From Silvia With Love


Blog
Facebook
VMPH
***
Mensagens: 70
Registado: domingo, 27/abr/2008, 19:48

Boa noite!

Obrigado pela informação e também pela página aqui disponibilizada. É, de facto, muito boa. Em conversa com o meu pai, disse-lhe a diferença entre um e outro, mostrei-lhe a imagem de cada e chegou-se à conclusão que o que tivemos era um aestiva aestiva. Obrigado, uma vez mais.

Voltar para “Outros Psitacídeos”