Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Brancolas Escreveu:boas,

os Belgas não se interessam por cantares bonitos, interessam-se por cantares rapidos e em chuim para poderem participar nos concursos, só lhes interessa a competição e não a qualidade do cantar, pelo menos existe criterio têm que cantar chuim.

Cá os tugas desde que os passaros rematem conta sempre. a coisa cá fiava mais fino se os concursos fossem feitos por cantares, por exemplo só para totocheus ou só para trucheu, so para ritocheus.

Pelo menos obrigavam o pessoal a manter os trucheus e os totocheus e os bebecheus, em vez de apresentarem chouriços.

abraços

Já foi feito séries de cinco pássaros todos ritocheus amigo B ,se um passaro não tiver remate e fizer sempre o cantar assim conta como remate ,mas se num cantar rematar automaticamente tudo o que estava marcado é anulado ,á muitas series com os cantares do best ,mas normalmente é tudo ao molho e fé em deus ,por mim as vareidades soa-me melhor visto que certos passaros temem outros cantares :)
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Ora bem amigos vou tentar aqui explicar +ou- como canta o tentilhão na sua generalidade ,é um coche dificil de exprimir ,o melhor é sempre com o pássaro ao pé e analizando ponto por ponto e por vezes várias pessoas

REMATES DO BEST:
TARARACHÉU
Afinamentos deste remate ;
Tiririchéu(pancadas baixas)
Tururuchéu (pancadas baixas)
Tóróróchéu(pancadas abertas )

BÉBÉCHÉU
Afinamentos deste remate;
Bliblicchéu(pancadas fexadas)
Blimblimchéu (pancadas altas)
Blábláchéu (pancadas abertas)
Blébléchéu
Dédechéu
Dieúdieúcheú
Rebebecheú
Aqui nestes pode fazer safada ,é preciso tar com muita atenção.

TURRUCHÉU
Afinamentos deste remate;
Trulochéu(pancadas altas)
Trililichéu(pancadas fexadas)
Nestes cantares o pássaro pode ter safada que normalmente antecede a divisão do cantar e dificil de explicar ,só mesmo ouvindo

TÓTOCHÉU
Afinamentos deste remate;
Tointoinchéu(pancadas altas)
Tintinchéu(pancadas fexadas)
Aqui pode repartir com INTOINTOINTOIN TÓTÓTÓ CHÉU pertence aqui ,mas pode ser em todos os cantares que desta forma são repartidos

CÓCÓCHEU
Afinamentos deste remate ;
Cóscóschéu (pancadas abertas )
Cáscacheú(pancadas abertas)
Quizquizchéu(pancadas fexadas)
Nestes cantares e afinamentos pode ter a arrastada que é como se fosse um esguincho ssssssrrrrrlll(+ou-)
É mais ou meno isto ,mas o pássaro pode fazê-las salteadas entre todas o que se torna mais bonito antes do remate
Aqui pode e deve repartir em DESCÁCASCAS e partir tanto pró remate(chéu) como repartir novamente (cóccócócheú) LINDO ASSIM QUE FICA
Todos estes cantares tb podem ser divididos com Tuim tuim tuim
Isto pra passaros finos :D :D

FDX :D
PEGARES
SETIU SETIU SETIU-Pegar de cia
BIÉ BIÉ BIÉ
DIÓ DIÓ DIÓ
TIM TIM TIM
TIÉ TIÉ TIÉ
WUIT WUIT WUIT-
TUIM TUIM TUIM
SET SET SET
DES GÁS GÁS

Ainda á concerteza muita coisa de que agora não me estou a lembrar
Amigos isto é mais ou menos ,por isso tb fico contente com alguma correção vossa .
O SABE SABE MORREU DE VELHO
:D :D :D
Espero ter ajudado alguma coisa amigos ,mas á medida que me for lembramdo vou pondo aqui ,que é onde pertence
A opinião de todos é valida 8) :D :)

B aperta contigo amigo :D :D
Última edição por Zé Passarinheiro em terça, 14/abr/2009, 21:06, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Brancolas
***
Mensagens: 120
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

Elá....amigo Zé,
Eu não sou desse tempo, já não apanhei pássaros a cantar assim, as arrastadas e safadas já não existiam quando me dediquei ao canto do tentilhão.

Mas gostava de aprender a distinguir esses sons, não deve ser difícil, já tenho muita prática, só nunca ouvi registos desses cantares.

Amigo, a este nível já não te posso ajudar muito por falta de conhecimento.

Epá, os velhinhos da minha zona que podiam dar umas achegas nestes assuntos do passado já se foram, já não tenho nenhum consultor técnico no activo.

Abraço e força que eu agora não te posso ajudar.
vlade
Mensagens: 25
Registado: quinta, 26/mar/2009, 18:24

Isto é lindo.
Eu ainda menos posso ajudar,para pena minha,sou o que se pode chamar de iniciado.Aprendi mais aqui a ler estes topicos do que no resto da minha vida touda.Os canarios que me desculem mas esta variedade de canto é o maximo.Viva os tentilhões.
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Brancolas Escreveu:Elá....amigo Zé,
Eu não sou desse tempo, já não apanhei pássaros a cantar assim, as arrastadas e safadas já não existiam quando me dediquei ao canto do tentilhão.

Mas gostava de aprender a distinguir esses sons, não deve ser difícil, já tenho muita prática, só nunca ouvi registos desses cantares.

Amigo, a este nível já não te posso ajudar muito por falta de conhecimento.

Epá, os velhinhos da minha zona que podiam dar umas achegas nestes assuntos do passado já se foram, já não tenho nenhum consultor técnico no activo.



Abraço e força que eu agora não te posso ajudar.
Tá -se bem amigo :) :) bem lá no fundo apanhas qualquer cena ,pois ainda falta mais umas cenas e mesmo com os cantares mais modernos tb sempre trazem algumas cenas do passado :D Eu próprio por vezes tb fico um bocado á nora á passaros e passaros 8)
e anda faltam os cantares da Borda d`Água em Turruchéu e Bate Chapas em Blim Blim Chéu que é uma brutalidade as várias voltas que os passaros faziam até chegar ao remate ,brutais mesmo e já pouco ou nada se ouve ,eu por acaso ainda tenho arrastada em cd ,a ver se te passo pra ver se consegues melhorar o som ,pois é muito antigo mesmo e safada em bliblichéu tb tenho aqui um ,pode ser que se faça novos e começar novamente essa geração de cantares doutro mundo
O meu tio com 94 anos tem esses cantares quase todos desse tempo ,foi e é o meu professor ,tenho aprendido muito com ele ao longo dos anos e continuo ,não me canso de o ouvir falar naqueles tempos e de pássaros de outrora . :D
fish
Mensagens: 16
Registado: sexta, 17/abr/2009, 00:03

canto do tentilhao

boas pessoal

eu tenho visitado este forum e realmente estamos sempre a aprender.
muito bons os comentarios do brancolas e do ze passarinheiro a respeito dos tentilhoes ( o meu passaro preferido) um abraço a todos
fish
Mensagens: 16
Registado: sexta, 17/abr/2009, 00:03

canto do tentilhao

eu tambem tenho alguns conhecimentos acerca dos cantos .
sei muito bem ver se um passaro canta bem ou mal, se remata bem ou mal. tambem tenho algumas gravaçoes de cantares ja extintos,este ano consegui virar 2 novos mas foram ensinados com tentilhoes.nao sei porque mas ensinar com cassete e com cd e mais dificil, nao sei se tem a haver com frequencia de saida das colunas ou com outra coisa qualquer.ja fiz varias tentativas e em sitios diferentes mas ensinar com o tentilhao e bem mais facil. se tiverem outras ideias sobre isto comentem.

um abraço
Avatar do Utilizador
paulosousa
***
Mensagens: 77
Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46
Localização: sevilha
Contacto: Sítio web

alguem me arranja o canto uitauitatocheu pois necessito desse canto.um abraço
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Tenho uma gravação de uimtararachéu ,tb muito bom este cantar .
Mas tb devo ter esse .
fish
Mensagens: 16
Registado: sexta, 17/abr/2009, 00:03

canto do tentilhao

se bem entendi a safada e uma maneira de cantar diferente e pode estar num canto qualquer ex. timtimtimcascas( safada)truuucheu ou tretretuimtuim(safada)tararacheu. como nunca tinha ouvido falar na safada estou a tentar perceber, sera que estou certo ze passarinheiro?
tambem tenho tentado virar novos a uma gravaçao de dscascascococheu bem antiga e nao consigo, para o ano vou tentar com mp3. esses cantares de outros tempos devias passa los para cd para nao se perderem para sempre.

fiquem bem.
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Etão passados pra cd ,a safada era dqueles cantares de antigamente de Vila Franca e era em túrruchéu ,mas hoje em dia já se encontra noutros remates ,pena muitos deles não fazerem com uma maior precisão ,ao longo dos tempos a migração dos tentilhões tem estragado algumas zonas com a entrada dos chouriços de fora :D :D

É um coche lixado virar um pássaro por cd ,tem que ser novo e de noite dar com o cd ,é quando o pássaro tá mais sossegado e então fixa melhor
santos
Mensagens: 11
Registado: domingo, 05/abr/2009, 00:53
Localização: lisboa

canto do tentilhao

boas , tuctuctuc(rouxinol)-tuimtuimtururusheu.
Última edição por santos em sábado, 25/abr/2009, 01:14, editado 1 vez no total.
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Grava esse pássaro ,isso já é um cantar antigo :) e dos bons ,sim de facto ainda existe muitos cantares com outras voltas e pancadas ,isto é um mundo enorme ,mas tb curto muito os cánarios de canto ,passo-me da tola com isto :D :D
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

E é um afinamento de bebechéu mas a fexar as pancadas ,muito bom esse cantar ,por vezes torna-se algo dificil identificar alguns cantares ,não o remate mas o que tem no meio desde os pegares ás divisões ,aos repartidos ,as pancadas e voltas que os pássaros dão até chegar ao dito remate que normalmente acaba sempre da maneira que conhecemos ,por vezes cago-me um coche no remate e dou mais atenção ao miolo ou a forma como começa e como faz até chegar o remate isto sim é gostar de tentilhões (no meu ver ,claro )

Desde os meus 6 ou 7 anos que ouço tentilhões ,o meu tio punha-me uma batata numa gaiola tapada e punha-me a andar pelo bairro com uma batata numa gaiola ,verdade ,dizia que era pra eu ganhar experiencia a ter cuidado com a água :D :D :D :D
Já ouvi mesmo pássaros fora de série e tive um que ninguém sabia o que cantava ,ainda hoje falo nesse passaro á malta que o ouviu e a questão continua ,ninguém sabia ,era um cantar exótico ,pois o pássaro era passageiro :D :D :D
santos
Mensagens: 11
Registado: domingo, 05/abr/2009, 00:53
Localização: lisboa

canto do tentilhão

!!este forum está cada vez melhor.
Última edição por santos em quarta, 06/mai/2009, 02:45, editado 2 vezes no total.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”