Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

uma conversa de outro fórum

Boas pessoal, querem ver algo engraçado e totalmente descabido?
Dêm uma olhada neste tópico de um tópico do forum da arca :lol:
ora vejam aqui
como podem ver, neste tópico, a conversa está animada :lol:
e cheia de contrariedades
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220
João Pedro
***
Mensagens: 79
Registado: sexta, 06/abr/2007, 22:45
Localização: casa, muitas vezes cama

Bem, cheguei a metade e...
Alguns foruns tem como finalidade esta, discutir, mas n decentemente

abraço :wink:
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

EDITADO....
Pedro Ramalho
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Bem, já deu para perceber que seja em que forúm for quando o assunto é fauna europeia há sempre alguma discordância. :?
Avatar do Utilizador
boavida
***
Mensagens: 224
Registado: domingo, 26/nov/2006, 01:16
Localização: Lisboa
Contacto: Sítio web

boa noite
editado.... ?
João Pedro
***
Mensagens: 79
Registado: sexta, 06/abr/2007, 22:45
Localização: casa, muitas vezes cama

Boas

Claro que discordia á sempre ninguem pensa da mesma forma, isso torna.nos diferentes, mas chegar ao ponto q aqilo chegou...

abraço
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

foruns

Olá

ja estive a ver alguma passagens desse forum e retirei isto:

"É simples.
Todas as aves que vierem de fora legais irão ter autorização do ICNB.

Os tugas é que vão ficar a chuxar no dedo, com muita dôr de cotovelo...
_________________

Francisco Barros"


Isto é que é grave.


cumprimentos.
JoaoPedro231
***
Mensagens: 102
Registado: sexta, 11/jul/2008, 00:21
Localização: Mira-Coimbra

boas amigos

eu n me dei ao trabalho de ler aquela extensa conversa. em relaçao as estas questoes sobre se se deve criar ou apenas manter aves silvestres em cativeiro eu gostava de deixar a minha opiniao.
esta e apenas a minha opiniao. ate pode ser descabida mas a meu ver. . . n sei se sao da mesma opiniao, mas se pensarmos um pouco, manter animais exoticos em cativeiro e mt mais prejudicial para a nossa fauna do q manter animais silvestres. isto porq caso ocorram fugas, e os animais consigam sobreviver, e muito mais prejudicial se for um animal exotico do q um silvestre. a meu ver deveria ser permitido manter esses animais. contudo deveria haver muitas mais leis e normas pa criar esses animais...assim cm os exoticos. eu pessoalmente n entendo cm e q ha gente q ainda tem coragem para adquirir um animal no mercado negro qnd ja existe a possibilidade de os comprar legalmente. pelo menos a maioria deles. :cry:
Avatar do Utilizador
Pacheco
Mensagens: 21
Registado: domingo, 26/out/2008, 12:41
Localização: Lisboa

É uma pena mas realmente o fundamentalismo grassa nesta questão. Ficou uma discussão maniqueísta . Pretende-se dividir as pessoas entre BONS, os que defendem a proibição pura e simples das capturas e os MAUS , os que pretendem manter capturas embora sobre controlo. E a natureza não é boa nem má nem conhece esses conceitos. Eu devo esclarecer sou contra as capturas, contudo não posso deixar ficar em claro coisas que vou lendo por aqui. Apelida-se o homem que defende as capturas de louco, anormal eu sei lá mais o quê. E curiosamente quem lhe atribui esses nomes é concerteza gente com culpas no cartório também. O tal criador de pintassilgos (matos parece-me) começou como?? comprou-os no estrangeiro? Hummm. tenho as minhas dúvidas. Depois nestas discussões confundem-se muitos conceitos , ser ecologista não é só ser amigo dos animais. Ser ecologista é defender a biodiversidade e a manutençao dos habitats que a sustentam. Um imperativo ecológico pode obrigar por exemplo á eliminaçao de uma dada espécie. E acho muita piada quando se refere -pobres dos animais encerrados numa gaiola. Concordo claro que todas as gaiolas deviam ter uma dimensão mínima.Mas....como sabemos o que é mais violento; encerrar um pintassilgo numa gaiola pequena ou encher de medicamentos e colocar sob condições artificiais de vida iluminação e aquecimento espécies originárias de outros continentes e" obrigá-las" a reproduzirem-se? E aqueles criadores de canários que numa sala de 5m poem 100 casais a criar. Alguém me consegue dizer o que é mais condenável, ou o que faz pior ás aves? estou-me marimbando prós cantos originais dos tentilhões mas quem sabe o homem não poderá ter legitimo direito a capturar 5 ou 10 aves por ano pra manter o seu hobbie? porque não ? é um crime ambiental? talvez...e então construir a torto e a direito campos de golfe? sabem que um campo de golfe consome a mesma água que uma cidade de 120 mil habitantes? Qual é o crime maior? capturar 1/2 duzias de pássaros ou construir campos de golfe? Paremos com hipocrisias mas principalmente deixemos de querer impor aos outros os nossos modos e estilos de vida ? Não aceito a teoria da tradição , senão ainda teriamos circos romanos mas fico muito preocupado quando vejo por exemplo municipios a proibir as touradas.Acho um espectáculo horrível , a unica coisa que me atrai são os cavalos., mas daí a proíbir-se vai um passo muito grande. A seguir vamos proibir o que? vai ser proibido pescar e caçar? Vai ser proibido andar descalço porque faz de nós um país de pobres? ou proibido andar na praia não vá pisar-se algum caranguejo? É isto que me incomoda , esta sanha de tudo proibir em nome de um dado modelo de vida. Será que no futuro as unicas diversoes socialmente bem aceites serão os desfiles de moda ou as noitadas no bairro alto? Eu sou de LIsboa, frequento o bairro alto tou á vontade na matéria , mas terei o direito de obrigar os outros a gostarem daquilo que eu gosto? Desculpem afastei-me dos pássaros , mas penso que tem tudo a ver.
Cumprimentos

Pacheco
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

A verdade é crua e dura ,portanto .........acontece disto com toda a naturalidade :roll: :roll: :) :roll:

Bom comentário Pacheco ,tem muitos condimentos de pura realidade ,pelo menos pra mim e lá vai assim a vida :? 8) :)
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

JoaoPedro231 Escreveu:n sei se sao da mesma opiniao, mas se pensarmos um pouco, manter animais exoticos em cativeiro e mt mais prejudicial para a nossa fauna do q manter animais silvestres. isto porq caso ocorram fugas, e os animais consigam sobreviver, e muito mais prejudicial se for um animal exotico do q um silvestre.
Boas;

Não concordo com esta parte, porque são poucas as aves exóticas que consegue sobreviver, pelo menos ao nosso inverno, eu sei que há espécies que o fazem, mas em regra é na cidades.

Agora por exemplo um pintassilgo(ou outra ave silvestre) de alguma mutação criado em cativeiro e que fuja e consiga sobreviver vai passar para a natureza os seus genes mutados, destruindo desta forma o património genético destas espécies eu sei que a curto prazo pode parecer ridículo, mas a longo prazo pode de facto tornar-se uma realidade, o que a meu ver é muito mais grave, pois uma espécie exótica pode ser facilmente erradicada.

Por estes motivos é preciso ter muita atenção a criação de aves silvestres, porque até mesmo uma ave criada em cativeiro, mesmo sem ser em mutações, acaba por perder características da espécie, aconteça isto por selecção do criador ou não.

A meu ver a legalização da criação de aves silvestres é um assunto muito delicado e que deve sempre ser bem ponderado.
E se assim não for pode ter consequências muito graves para as aves silvestres que tanto gostamos de ver em liberdade nos nossos jardins, quintas etc...

Eu pelo menos adoro estar no monte dos meus avós no Alentejo e apreciar a grande variedade de aves silvestres que por la nidificam, não gostava la muito de passar a ver pintassilgo albinos por la a nidificar, apesar de as mutações acontecerem esporadicamente na natureza "Mas a natureza tudo lhe é permitido". :wink:
Leonel Calção
Mensagens: 41
Registado: domingo, 03/ago/2008, 14:55

Olá, Tiago Albiscastrense

Li com atenção a tua argumentação que me parece vaga...

Se a tua argumentação for emanada por alguem que tenha avôs na Amazonia a circustância de casualidade é identica, ou seja...

O homem intervem na natureza e nos seres vivos! Tudo depende do que gostas e a sequencia é que argumentas para justificar uma acção.

Explico:

Sou amante da fauna europeia e sou incapaz de assinar um manifesto com o objectico de facilitar ou viabilizar o "silvestrismo".
Entendo que a razão e a moralidade pauta pelo anarquismo reinante e soberbamente pelo meu eu...
Eu... um ser á parte no universo incapaz de modificar o curso da naturalidade reinante.

Eu sou eu e do que gosto gosto!

Eu posso apanhar uns pintas no Monte do Indio, porque sou eu e só são 2
Fico extraordinariamente triste e preocupado quando imagino que alguem possa vir capturar 1

Depende do lado em que estás...

É uma porra!

Um abraço Albicastrense
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Leonel Calção Escreveu:Olá, Tiago Albiscastrense

Li com atenção a tua argumentação que me parece vaga...

Se a tua argumentação for emanada por alguem que tenha avôs na Amazonia a circustância de casualidade é identica, ou seja...

O homem intervem na natureza e nos seres vivos! Tudo depende do que gostas e a sequencia é que argumentas para justificar uma acção.

Explico:

Sou amante da fauna europeia e sou incapaz de assinar um manifesto com o objectico de facilitar ou viabilizar o "silvestrismo".
Entendo que a razão e a moralidade pauta pelo anarquismo reinante e soberbamente pelo meu eu...
Eu... um ser á parte no universo incapaz de modificar o curso da naturalidade reinante.

Eu sou eu e do que gosto gosto!

Eu posso apanhar uns pintas no Monte do Indio, porque sou eu e só são 2
Fico extraordinariamente triste e preocupado quando imagino que alguem possa vir capturar 1

Depende do lado em que estás...

É uma porra!

Um abraço Albicastrense
Boas;

Tenho que ser sincero não percebi nada do que disse. :lol:
Parece-me que mais vago é impossivel. :roll:

Deu para perceber que é de Castelo Branco pois fala do monte do indio...

Só para esclarecer uma coisa, eu não sou Albicastrense sou simplesmente um Alentejano que reside em Castelo Branco já a alguns anos. :wink:
João Pedro
***
Mensagens: 79
Registado: sexta, 06/abr/2007, 22:45
Localização: casa, muitas vezes cama

Boas
eu sou a favor do silvestrismo, mas com regras e leis adequadas, sou contra as capturas com a finalidade de ir para comercio!
e julgo q poderiamos copiar o modelo espanhol, mas acho q o pessoal, só vê o lado negativo....tipo nd é perfeito, hum, acho q este exemplo dá: eu sou pescador, nao posso pescar boguinhas com menos de 8 cm de comprimnto, e é uma qantidade de pessoal a pesca.las, q nem se imagina, acho q isto é um pouco civico, e as pessoas ao fazer as coisas, deveriao faze.las com cabeça....é igual ás aves, nao comparem aqele q selecciona as aves q apanha e o q n qer solta com aqele q apanha ás pazadas, e vende tudo por uma dinharia....
qanto aos afficionados dos tentilhoes e dos seus cantos, nao parem, parece ser uma arte xelente hehehe

abraço
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

João Pedro Escreveu:Boas
eu sou a favor do silvestrismo, mas com regras e leis adequadas, sou contra as capturas com a finalidade de ir para comercio!
e julgo q poderiamos copiar o modelo espanhol, mas acho q o pessoal, só vê o lado negativo....tipo nd é perfeito, hum, acho q este exemplo dá: eu sou pescador, nao posso pescar boguinhas com menos de 8 cm de comprimnto, e é uma qantidade de pessoal a pesca.las, q nem se imagina, acho q isto é um pouco civico, e as pessoas ao fazer as coisas, deveriao faze.las com cabeça....é igual ás aves, nao comparem aqele q selecciona as aves q apanha e o q n qer solta com aqele q apanha ás pazadas, e vende tudo por uma dinharia....
qanto aos afficionados dos tentilhoes e dos seus cantos, nao parem, parece ser uma arte xelente hehehe

abraço
Boas;

Eu não posso concordar com a ideia do silvestrismo mesmo com leis que o regulem, pois se mesmo sendo proibido é uma pratica comum e basta ir a alguns sites de compra e venda para o comprovar, eu próprio a pouco tempo numa loja de animais de Elvas me deparei com aves silvestres claramente capturadas na natureza a venda, se fosse permitida a captura então ainda éra pior, apesar das ditas normas e leis.

O mesmo acontece com a criação de aves silvestres em cativeiro, tantos ditos criadores que dizem vender aves criadas em cativeiro e depois o que acontece é que esses ditos criadores, simplesmente retiram ovos dos ninhos dos silvestres e os colocam em canarias e depois anilham com anilhas deles.

É verdade que também há criadores que de facto os criam em cativeiro, mas pagam uns pelos erros dos outros.

Quanto a pratica do canto do tentilhão, primeiro essas aves nenhuma é criada em cativeiro, são todas capturadas na natureza por passarinheiros sem escrupulos.
E depois manter as aves completamente tapadas numa gaiola para que estas cantem é acto condenável.

Isto são apenas opiniões pessoais. :wink:

Voltar para “Tertúlia Social”