Akosta
Mensagens: 32
Registado: quinta, 18/out/2007, 23:55
Localização: Macedo de Cavaleiros
Contacto: Sítio web

Obrigado sr Edu Matos.
Vou tentar começar pela identificação através da forma da cabeça a ver se lhe apanho a manha... :wink: por acaso nunca me tinha dado para tentar diferenciá-los antes, e também não fazia ideia de por onde lhe pegar, mas vou estar mais atento e com o tempo lá hei-de chegar... :)
Mais uma vez obrigado...
Cumprimentos
...Não acrescentes dias á tua vida, mas vida aos teus dias... Be Yourself, Be Happy! :D
Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Deixe que lhe diga uma coisa Akosta, conheço alguns e bons criadores não conseguem distinguir o sexo, não é só você, por casualidade tenho aqui uma foto ilustra o que digo, ou seja, a diferenciação do sexo em poleiro.
É capaz de me dizer quantos machos estão neste poleiro.
Cumprimentos.

http://img268.imageshack.us/img268/6263/pic1884.jpg
blue__Dragon
Mensagens: 35
Registado: domingo, 12/out/2008, 17:27

Edu Matos Escreveu:Deixe que lhe diga uma coisa Akosta, conheço alguns e bons criadores não conseguem distinguir o sexo, não é só você, por casualidade tenho aqui uma foto ilustra o que digo, ou seja, a diferenciação do sexo em poleiro.
É capaz de me dizer quantos machos estão neste poleiro.
Cumprimentos.

http://img268.imageshack.us/img268/6263/pic1884.jpg

Por acaso com uma foto desta qualidade e com este ângulo da mesmo para ver e ter uma ideia!!! :idea:

Ao vivo é intuitivo como diz o Edu Matos através de varios factores que a ave apresenta.
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Eu diria 2 machinhos ,quase de certeza :)
Pra que se faça amizade .
O respeito é imprescindivél.
Com um pouco de saber de cada um,
Seremos brilhantes .
A união faz a força .
Akosta
Mensagens: 32
Registado: quinta, 18/out/2007, 23:55
Localização: Macedo de Cavaleiros
Contacto: Sítio web

Bem... Como disse, se alguns bons criadores não conseguem identificá-los, para um iniciante como eu nesta matéria é capaz de ser um bocado vergonhoso... :oops: Mas, seguindo a sua pedagogia, vou tentar arriscar, e já agora corrija-me para completar a lição... :lol:
Ora bem, indo pela cabeça, apesar de a foto não ser a ideal para iniciantes, :P parece-me k a cabeça do xibeu do meio é mais arredondada e os das pontas é mais achatada... Por isso, talvez dois machos e uma fêmea... Será????
...Não acrescentes dias á tua vida, mas vida aos teus dias... Be Yourself, Be Happy! :D
Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Com esta penugem tão adiantada não da para ver se é redonda ou achatada, coloquei esta foto precisamente para distinguir o macho da fêmea em poleiro, nesta foto só esta um macho, o de porte altivo é macho, da sua direita. Como vê é simples.
Cumpri...
Akosta
Mensagens: 32
Registado: quinta, 18/out/2007, 23:55
Localização: Macedo de Cavaleiros
Contacto: Sítio web

Hum.... já tou a ver... percebi a ideia... :D Bem, tem de se começar por algum lado... com o tempo lá se vai diminuindo a margem de erro... :roll:
Obrigado
...Não acrescentes dias á tua vida, mas vida aos teus dias... Be Yourself, Be Happy! :D
Avatar do Utilizador
Brancolas
***
Mensagens: 120
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

Boas,

Estive a ver as dicas, mas não chegam para se conhecer um macho novo, em todas as espécies existem aves com bom porte e mau porte e os pintassilgos não são excepção, podemos seleccionar as aves pelo porte, mas não podemos afirmar que só lá está um macho a julgar pelo porte…e os menos bons onde se enquadram?

É necessária uma observação mais atenta nos pássaros novos para distinguir os machos das fêmeas:
O porte do passaro
O tamanho do bico
O bigode mais negro de volta do bico
As faixas amarelas com cor mais intensa a terminar mais em bico

São normalmente estes os sinais que indicam que o pássaro é macho e quantos mais ele possuir melhor.

Saudações
blue__Dragon
Mensagens: 35
Registado: domingo, 12/out/2008, 17:27

Brancolas Escreveu:Boas,

Estive a ver as dicas, mas não chegam para se conhecer um macho novo, em todas as espécies existem aves com bom porte e mau porte e os pintassilgos não são excepção, podemos seleccionar as aves pelo porte, mas não podemos afirmar que só lá está um macho a julgar pelo porte…e os menos bons onde se enquadram?

É necessária uma observação mais atenta nos pássaros novos para distinguir os machos das fêmeas:
O porte do passaro
O tamanho do bico
O bigode mais negro de volta do bico
As faixas amarelas com cor mais intensa a terminar mais em bico

São normalmente estes os sinais que indicam que o pássaro é macho e quantos mais ele possuir melhor.

Saudações
Não diria melhor.
Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Amigo Broncolas.
Não vale a pena entrar em polémicas, o que não chega para si para mim pode ser mais que suficiente, para ser um bom observador é preciso ser-se um bom criador.
Ora vamos lá ver se a gente se entende, tudo o que eu disse é inteiramente verdade.
Também concordo, obviamente com tudo o que dizem. Bom, meus amigos diferenciar o pintassilgo macho da fêmea antes da muda não é para todos, refiro-me obviamente a todos aqueles que não fazem criação de pintassilgos. Pois acreditem todos aqueles criam só com um simples olhar já sabemos os machos que temos, tenho amigos criadores são exatamente como eu são capazes de diferenciá-los com facilidade no ninho no poleiro etc, falo em termos gerais, no entanto tenho um outro que não é capaz de diferencia-los com clareza percebe.
Todos sabemos quais são os sinais nós sabemos olhar e diferenciar, os encontros, o bico, as cores, o canto enfim, à uma série de coisas que nos diz sem margem de erro que estamos perante um macho, percebe.
As características visuais do macho no poleiro têm duas coisas que as fêmeas não as têm, é altivo bem constituído, temperamento agitado, e mais, convive com fêmeas, não tolera os machos, pena sedosa, enfim, só lhes falta o letreiro, isto são coisas muito nossas, aprendemos com o tempo percebe. Evidentemente que a melhor maneira diferencia-los é depois da muda o que é fundamental, senão acasalam fêmeas com fêmeas.
Um abraço...
blue__Dragon
Mensagens: 35
Registado: domingo, 12/out/2008, 17:27

Edu Matos Escreveu:Amigo Broncolas.
Não vale a pena entrar em polémicas, o que não chega para si para mim pode ser mais que suficiente, para ser um bom observador é preciso ser-se um bom criador.
Ora vamos lá ver se a gente se entende, tudo o que eu disse é inteiramente verdade.
Também concordo, obviamente com tudo o que dizem. Bom, meus amigos diferenciar o pintassilgo macho da fêmea antes da muda não é para todos, refiro-me obviamente a todos aqueles que não fazem criação de pintassilgos. Pois acreditem todos aqueles criam só com um simples olhar já sabemos os machos que temos, tenho amigos criadores são exatamente como eu são capazes de diferenciá-los com facilidade no ninho no poleiro etc, falo em termos gerais, no entanto tenho um outro que não é capaz de diferencia-los com clareza percebe.
Todos sabemos quais são os sinais nós sabemos olhar e diferenciar, os encontros, o bico, as cores, o canto enfim, à uma série de coisas que nos diz sem margem de erro que estamos perante um macho, percebe.
As características visuais do macho no poleiro têm duas coisas que as fêmeas não as têm, é altivo bem constituído, temperamento agitado, e mais, convive com fêmeas, não tolera os machos, pena sedosa, enfim, só lhes falta o letreiro, isto são coisas muito nossas, aprendemos com o tempo percebe. Evidentemente que a melhor maneira diferencia-los é depois da muda o que é fundamental, senão acasalam fêmeas com fêmeas.
Um abraço...
Que mestre!!! Já todos sabemos que é o maior!
Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Ouça lá o artista não seja invejoso, o que é que lhe deu, você não diz nada, só deita achas para fogueira, está incomodado comigo, diga lá coisas, o será por eu lhe ter dito que os seus pássaros são todos de captura ainda tenho aqui as fotos que me mandou, desculpe lá a minha sinceridade, se foi por isso infelizmente não é só você pá, ou foi por lhe dizer que já anda nisto a tanto tempo que não sai da cepa torta haaa...
Akosta
Mensagens: 32
Registado: quinta, 18/out/2007, 23:55
Localização: Macedo de Cavaleiros
Contacto: Sítio web

Então pessoal, não há necessidade de entrar em polémicas nem em confrontos... Isto é um meio de transmitir experiências e conhecimentos, e cada um tem a sua experiência e o seu conhecimento, o que para uns é fácil, para outros é mais difícil... Por isso mesmo é que temos este fabuloso site, para que possamos expor factos e aprender com os erros, e como já disse e o sr Edu Matos sublinhou, é com o tempo que se vai aprofundando o conhecimento e diminuindo a margem de erro, cada um á sua maneira...
Vá lá, sejamos todos correctos...
Cumprimentos...
...Não acrescentes dias á tua vida, mas vida aos teus dias... Be Yourself, Be Happy! :D
Avatar do Utilizador
Brancolas
***
Mensagens: 120
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

Boas,

Concordo que para se perceber de aves é necessário lidar muito com elas, felizmente tenho mais de 35 anos de aves e conheço bem as caracteristicas de todas as aves de gaiola e não me dão a volta com historias da carochinha. O que não faz muito sentido são estas "questões" com meias respostas, das duas uma, ou assumem que não querem ensinar ou então digam o que sabem sem meias respostas. Foleiro é cultivar aquela imagem de "ajudo toda agente" sem dizer o que se sabe.

Se o objectivo é ensinar quem menos percebe da poda, nada melhor que identificar logo o máximo de sinais possíveis para diferenciar os machos das femeas, mas não, há quem prefira destapar apenas uma pontinha do veu e manter os menos atentos exactamente com as mesmas duvidas. senão vejamos, como é possivel alguem identificar correctamente uma ave numa foto toda preta sem contar com o facto de que uma foto ilustra apenas um instante e nesse instante as aves podem não estar na melhor das posições para se fazer uma identificação.

É melhor dizer logo as coisas como elas são com as letras todas.

Caro Sr. Akosta, o melhor mesmo é tentar perceber nos pintassilgos novos o maximo dos sinais que identifiquei para ter a certeza de quais são machos e femeas, por outro lado os que tiverem só alguns dos sinais podem ser macho mas tambem não vão ser grande coisa.

Caro Sr. Blue_Dragon, tambem não o vi a escrever nada que contribua para a desmistificação do assunto.

Saudações a todos
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Eu disse que apostaria em dois machinhos(dois da direita ) e reparei nos amarelos .os machos têm diferenças das fêmeas nos amarelos e claro a postura em poleiro ,mas por vezes existe como dizemos aqui na gíria ritas machos ,portanto fêmeas que parecem machos ,mas pegando á isso é tiro e queda embora tb já me tenha enganado ,normal entre muitos pássaros.
As fêmeas novas tanto velhas apresentam um amarelo nas Tectrizes a acabar em jeito de faca ,portanto abouladas e os machos acabam-nas em jeito de bico fazendo uma zona côncava acabando num fiozinho amarelo ,sempre vi assim os passaros novos e raramente falha ,sem contar com os coutos (pretos ) cabeça ,bico ,rectrizes (malhas brancas vivas )e os tais 11,25 (ponteiros do relógio), portanto mais direito ,a fêmea mais agalinhada ou curvada pra baixo e ainda á a região anal(fémea mais descaida ) ,tb muito importante ,nota-se bem
Eu digo muito sinceramente basta ter uma boa observação e detecta-se praticamente á primeira sem tocar na ave .
Amigos não se chateiem com isto ok ,todos aprendemos com todos e tem que se respeitar mesmo estando errado ,o sabe sabe morreu de velho :D :D :arrow:
Pra que se faça amizade .
O respeito é imprescindivél.
Com um pouco de saber de cada um,
Seremos brilhantes .
A união faz a força .

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”