minid1000
***
Mensagens: 99
Registado: segunda, 01/dez/2008, 09:56
Localização: ourem

viuva dominicana

boas...

existe por aqui alguem que crie viuvas dominicanas?

comprei um casal, mas nao sei muito sobre elas...
se alguem me podesse dar umas dicas.

obrigado. cumprimentos
Cumprimentos
Diogo Ferreira
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

Re: viuva dominicana

não conheço, pelo menos pelo nome, pode postar aqui uma foto?
cumprs
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
minid1000
***
Mensagens: 99
Registado: segunda, 01/dez/2008, 09:56
Localização: ourem

Re: viuva dominicana

aqui fica uma foto de casal, sendo o macho o que tem duas penas longas na cauda

Imagem
Cumprimentos
Diogo Ferreira
damata
Mensagens: 30
Registado: domingo, 09/ago/2009, 03:36

Re: viuva dominicana

boas,já tive um casal,os machos em epoca de criacão são lindos, se tiverem bastante espaco para fazer a côrte á femea,podem criar em cativeiro,o meu casal,em +- 20mt quadrados com cedro(arvore) natural,no primeiro ano nidificaram e puseram 2 ovos inferteis,no segundo tiraram crias,mas morreram com poucas semanas,por falta de alimento vivo(protainas),penso eu....
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: viuva dominicana

damata Escreveu:boas,já tive um casal,os machos em epoca de criacão são lindos, se tiverem bastante espaco para fazer a côrte á femea,podem criar em cativeiro,o meu casal,em +- 20mt quadrados com cedro(arvore) natural,no primeiro ano nidificaram e puseram 2 ovos inferteis,no segundo tiraram crias,mas morreram com poucas semanas,por falta de alimento vivo(protainas),penso eu....
Boas

Damata, tendo em conta que elas são parasitas qual foi a espécie hospedeira?
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: viuva dominicana

minid1000 Escreveu:boas...

existe por aqui alguem que crie viuvas dominicanas?

comprei um casal, mas nao sei muito sobre elas...
se alguem me podesse dar umas dicas.

obrigado. cumprimentos
Boas

Por curiosidade quanto pagaste por elas, e sabes em que zona do pais foram capturadas? nomeadamente se foram apanhadas na zona da ria de Aveiro ou se foi noutra zona?

Quanto á criação, bem, é o típico para viúvas, MUITO espaço, e ter a espécie que elas parasitam a criar são apenas os pre requisitos para se ter uma hipótese de sucesso.
Pedro Ramalho
minid1000
***
Mensagens: 99
Registado: segunda, 01/dez/2008, 09:56
Localização: ourem

Re: viuva dominicana

boas...

paguei 100 euros pelo casal. este casal nao deve ter sido capturado, encontra-se anilhado e pelo que parece de boa saude :lol:

se tivesse sido capturado nao os compraria.
Cumprimentos
Diogo Ferreira
damata
Mensagens: 30
Registado: domingo, 09/ago/2009, 03:36

Re: viuva dominicana

Pedro121 Escreveu:
damata Escreveu:boas,já tive um casal,os machos em epoca de criacão são lindos, se tiverem bastante espaco para fazer a côrte á femea,podem criar em cativeiro,o meu casal,em +- 20mt quadrados com cedro(arvore) natural,no primeiro ano nidificaram e puseram 2 ovos inferteis,no segundo tiraram crias,mas morreram com poucas semanas,por falta de alimento vivo(protainas),penso eu....
Boas

Damata, tendo em conta que elas são parasitas qual foi a espécie hospedeira?
tens razão,são como os cucus,tava a fazer confusão com os tecelões,sorry...só ví a foto depois de postar :roll:
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: viuva dominicana

minid1000 Escreveu:boas...

paguei 100 euros pelo casal. este casal nao deve ter sido capturado, encontra-se anilhado e pelo que parece de boa saude :lol:

se tivesse sido capturado nao os compraria.
Boas

Nesse caso os meus parabéns, não é todos os dias que se encontra á venda um casal criado em cativeiro desta espécie, especialmente tendo em conta que existem mesmo muito poucos criadores na Europa e penso que nenhum em Portugal (tendo em conta que a espécie precisa de MUITO espaço, ou seja são precisos vários metros cúbicos, e vários casais de bicos de lacre no mesmo viveiro a CRIAR), e a um preço muito bom, mais baixo que a maioria dos africanos raros que são criados na Europa, agora só tens que arranjar pelo menos 5 casais de bico de lacre e claro sexar a femea, já que os machos só se tornam adultos ao 2º ano (salvo erro) e até lá são iguais as fêmeas, e como estamos em Portugal que por mero acaso é o único pais da Europa onde existe uma pequena população selvagem desta espécie e a ficar cada vez mais pequena (por coincidência também parece ser o único onde é possível encontra-la á venda em lojas)e pode se ter dado o caso de terem capturado e DEPOIS colocado as anilhas é melhor certificares se a "femea" é adulta, é que da ultima vez que apareceu um caso deste aqui no fórum (com outra espécie exótica) alguém andava a vender os juvenis como fêmeas e os adultos como machos (isto numa espécie sem dimorfismo sexual).
Pedro Ramalho
minid1000
***
Mensagens: 99
Registado: segunda, 01/dez/2008, 09:56
Localização: ourem

Re: viuva dominicana

boas...

ambos tem anilha de 2006, por isso a partida sera um casal... mas vou seguir o teu conselho na mesma.

esse pormenor ja e culpa de quem vende, porque apenas se interessa em ganhar o dinheiro, nao olhando a meios...
isso e que e de lamentar, mas enfim. cada um e como e... e se fosse-mos todos iguais isto perdia a pica toda
Cumprimentos
Diogo Ferreira
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: viuva dominicana

minid1000 Escreveu:boas...

ambos tem anilha de 2006, por isso a partida sera um casal... mas vou seguir o teu conselho na mesma.
Boas

Esse pormenor é interessante, é possível que sejam aves que descendam das ultimas importações, 2006 bate mais ou menos bem com o fim da importação devido a gripe aviaria, as aves africanas já não eram importadas em números significativos desde a obrigatoriedade de quarentena por isso alguém com casais podia efectivamente estar a cria-los ainda em 2006.
Pedro Ramalho
minid1000
***
Mensagens: 99
Registado: segunda, 01/dez/2008, 09:56
Localização: ourem

Re: viuva dominicana

boas...

exacto... mas nao esquecer que a anilha pode nao dizer nada...
o casal pode ser de fins de 2005, de 2006, mas pode ser tambem so para gartar as anilhas de sobra!
acho que a idade, nunca vou saber ao certo!
o melhor e pensar que e criaçao de 2006...
Cumprimentos
Diogo Ferreira
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Re: viuva dominicana

Pedro121 Escreveu:.... sabes em que zona do pais foram capturadas? nomeadamente se foram apanhadas na zona da ria de Aveiro ou se foi noutra zona?
eh lá!! ah sim??! vou já desenferrujar o alçapão :mrgreen: :mrgreen:
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

Re: viuva dominicana

eu tambem nao sabia que havia por aqui dessas aves, acho que nunca vi disso, eheh... quando colocares o teu alçapão diz alguma coisa pedro, que com dois, podemos ter mais sorte... :mrgreen:
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”