jfac
Mensagens: 22
Registado: terça, 07/nov/2006, 18:48
Localização: Porto

Os meus "meninos"

A minha menina caturra
Imagem
Imagem
Imagem

o menino:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




Os meus canários:

o simão

Imagem

Imagem


a Anastácia

Imagem

E por último não é uma ave,mas eu não o podia deixar de fora: o meu Júnior


Imagem



[/img] :D :D
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Bom dia,

É pena as fotos serem demasiado pequenas e pouco nítidas para se chegar a 1 conclusão, mas assim à 1ª impressão, sobretudo pela última foto do teu suposto macho caturra, fiquei na dúvida se não é 1 fêmea que tu aí tens!
Isto é só 1 opinião baseada numa foto que como digo é demasiado pequena e pouco clara, mas a mim parece-me que ao contrário do que é normal nos machos a roseta parece demasiado esbatida, e não parece haver branco e amarelo suficiente à volta da roseta!
Talvez se colocares 1 foto mais nítida e maior seja + fácil chegar a 1 conclusão.

Já agora, o que é suposto ser 1 fêmea é 1 lutino?

Dolfo
jfac
Mensagens: 22
Registado: terça, 07/nov/2006, 18:48
Localização: Porto

Boa tarde!

Essa foto foi tirada quando eu o comprei. Eu falei da situação da cor ser esbatida o que me disseram que era normal porque ainda era novo.. Eu vou tirar uma foto e coloco-a aqui para assim me puder ajudar melhor então...

Obrigado

Joana
jfac
Mensagens: 22
Registado: terça, 07/nov/2006, 18:48
Localização: Porto

Boa tarde novamente,

Espero que esta foto esteja melhor. Eu tenho esta caturra desde finais de Novembro de 2006.

Imagem
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Olá Joana,

Adquiriste-a em finais de Novembro, mas sabes quando ela nasceu?
É que se a caturra é de Novembro, então ainda não terá de facto as côres definitivas, e os juvenis parecem-se com as fêmeas.
Mas se já tiver feito a 1ª muda, que em princípio deve ocorrer lá para os 8-9 meses, então continuo a achar que nesse caso é 1 fêmea.

Ele canta?

Dolfo
jfac
Mensagens: 22
Registado: terça, 07/nov/2006, 18:48
Localização: Porto

Não sei quando ele/ela nasceu. Não canta, de x em quando pia.
A outra que tenho,e que comprei a semna passada, é que de x em quando parece que assobia.

Cumps

Joana
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Bom, mesmo que tenha nascido em princípios de Novembro, se fosse 1 macho já devia cantar desde pelo menos Março, já que os machos o começam a fazer com cerca de 3-4 meses.
Como essa tua caturra é pelo menos de Novembro isso quer dizer que terá agora uns 5 meses e com essa idade, sendo macho, já o terias decerto ouvido cantar.

Eu tenho 1 jovem macho que fez ontem 6 meses e canta o dia todo desde há pelo menos uns 3 meses.

Pelo que dizes do outro, se calhar esse é que é 1 macho (é 1 lutino, certo?) e o cinzento 1 fêmea. Se assim fôr de qualquer forma tens um casal, mas honestamente, mesmo que as fotos fossem boas, os lutinos é práticamente impossível distinguir os machos das fêmeas visualmente.
Sabes que idade tem o 2º que comprastes?

De qualquer modo, o cinzento ainda é novo demais para criar, o outro, e se também ainda fôr novinho, terás que esperar para ver. Não convém que criem antes de terem cerca dum ano.

Cumprimentos,

Dolfo
jfac
Mensagens: 22
Registado: terça, 07/nov/2006, 18:48
Localização: Porto

Também não sei que idade tem,mas ainda tem poucas penas no peito e nota-se pelas patinhas que ainda é novinho.

Ele tem as penas da cabeça e da cauda amarelas, o corpo é branco c algs manchas amarelas.

Bem, espero que o outro seja macho (não sei cm vou decifrar esse mistério).
Eu sei que ainda são novinhos para criação. Vamos lá ver quando estiverem na idade certa se sair dali alguma coisa é porque o outro é macho...

Muito obrigado pela ajuda.

Cumps.

Joana
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Joana,
Ele tem as penas da cabeça e da cauda amarelas, o corpo é branco c algs manchas amarelas.
Isso é normal nos lutinos, tanto nos machos como nas fêmeas. Como digo + acima, visualmente é práticamente impossível saber se 1 lutino é macho ou fêmea.
Há criadores e vendedores experientes que conseguem identificar o sexo pelos ossos da zona da cloaca, que à partida serão + abertos nas fêmeas e + fechados nos machos, mas isso nem sempre resulta.
O método + fiável quando ainda são jovens é sem dúvida o teste ADN.
Ou então quando já são adultos, aí é + fácil, porque os machos cantam e as fêmeas (em geral mas há excepções) não. E se tiveres 1 casal, claro que aquando do acasalamento, também é óbvio porque o macho é o que fica por cima.

Quanto aos cinzentos, uma outra forma de se ver se são machos ou fêmeas, é ver se têm listas amarelas debaixo das asas e do rabo (fêmeas) ou não (machos), mas isso nem sempre é fiável e francamente não me lembro se em jovens ambos os sexos têm ou não as tais listas amarelas :oops:
Em adultos, ou seja depois de terem as penas definitivas, aí é visualmente fácil de distingui-los.

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Na minha opinião é bastante fácil ver o sexo em lutinos adultos pela cor da plumagem, se reparares os machos tem a zona inferior da cauda e das asas branca e as fêmeas tem a zona inferior da cauda amarela e a asa por baixo é branca com listras amarelas, se vires bem vez que é o correspondente, só que como não tem melaninas em vês de ser preto e amarelo é branco e amarelo. Claro que no caso dos machos pérolas ou malhados recessivos isto já não se aplica
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Sim, também conheço esse método nos lutinos, mas parece-me que nem sempre é tão óbvio como pode parecer, sobretudo quando não se conhece a idade das aves.

Por "malhados" referes-te à mutação "panaché"?

Cumprimentos,

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Não sei o que quer dizer panache, por isso???????
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Olá,

Os panachés são malhados, julgo que essa terminologia é usada pelos Franceses e não é muito comum por cá.

Cumprimentos

Cláudio Lampreia.
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,

A resposta do Cláudio acabou por responder à minha pergunta, é de facto o nome da mutação nos países francófones.

Dois exemplos:

Panaché, ou malhado ao lado duma lutino:

Imagem

E 1 belíssimo exemplar dum panaché ou malhado face branca ao lado dum face amarela:

Imagem


Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Ok, sabes que o meu francês não é lá dessas coisas, sou mais anglófono do que francófono
Pedro Ramalho

Voltar para “Fotografia, Digiscoping, Observação de Aves”