Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Carduelis carduelis preto?

:D Ola a Todos!

Veio-me parar as mãos um boletim do COL (Clube Ornitológico de Lisboa) nº 3 de Jan-Fev-Mar 1984.

Na rubrica Pequenas Notícias página 18, esta escrito o seguinte:
MUTAÇÃO: Há algumas semanas, tivemos oportunidade de constatar "in locco" (pois esteve exposto um estabelecimento comercial desta cidade) uma curiosa mutação num pintassilgo capturado à rede: ave totalmente preta, apenas com pequeníssimas manchas acinzentadas no ventre e nas extremidades das rémiges e rectrizes; ausência total das cores castanha, amarela, branca e vermelha. Fazemos votos sinceros para que se saiba e venha a tirar partido desta mutação, tentando fixá-la. Ou será mais uma, entre tantas outras, a perder-se ingloriamente ?...

De facto não sendo eu um defensor da captura de aves, estes casos deixam-me a pensar. Quantas mutações e aberrações destas fossem canalizadas para a reprodução em ambiente domestico, pois na Natureza perdem-se ou diluem-se nos cruzamentos naturais.

Pergunto, alguém já viu esta mutação? Ou será uma aberração?

Cordiais cumprimentos a todos :)
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Boas! :)
pois na Natureza perdem-se ou diluem-se nos cruzamentos naturais.
Ou não! As Mutações podem muito bem ser um passo em frente na evolução de um espécie no meio natural.

"A cor branca" é uma mutação frequente, em muitas espécies.....que poderia, por exemplo numa epoca glaciar, ser um factor vantajoso para a espécie. Pois seria uma camuflagem perfeita.

Ou será uma aberração?
Porquê? Para mim nunca se poderá falar duma aberração. Pois se existe na natureza (que é o melhor metodo de selecção) é porque a mutação é viável. Logo não é uma aberração.

Nós, humanos, apreciamos as cores do pintassilgo....é um facto! E provavelmente, o pintassilgo preto, não seria tão bonito. :wink:

Nunca ouvi falar dessa mutação. (mas dia 1 de Abril ouvimos falar de cada coisa... :D )
Quantas mutações e aberrações destas fossem canalizadas para a reprodução em ambiente domestico
Isto sim, é que poderá ser, do meu ponto de vista, mais preocupante....pois o Homem ao fazer a sua selecção artificial....cria por vezes verdadeiras aberrações....

Cumps,

Canary
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Canary Escreveu:Porquê? Para mim nunca se poderá falar duma aberração. Pois se existe na natureza (que é o melhor metodo de selecção) é porque a mutação é viável. Logo não é uma aberração.
Neste caso com aberração penso que o Armando queria dizer que é uma alteração não transmissível da cor normal das ave, acontece muitas vezes as aves apresentarem alterações não congénitas da cor normal, o termo aberrante para esses casos parece-me razoável, já que indica uma situação anomala, o que é manifestamente o caso.
Pedro Ramalho
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Boas!

Pedro, a minha interpretação é diferente...
o termo aberrante para esses casos parece-me razoável, já que indica uma situação anomala, o que é manifestamente o caso.
Para uma situação anomala temos o termo "mutação".
Pergunto, alguém já viu esta mutação? Ou será uma aberração?
O Armando claramente distingue o termo "mutação" do termo "Aberração"

Usar o termo aberração para uma simples alteração de cor! Não me parece....Por isso digo que, para mim, não é aberração. :wink:

Cumps,

Canary
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
Independente se se considerar uma mutação ou aberração no minimo é uma ave diferente, concerteza que, e uma vez que até foi constatado "in locco", e o tema veio á baila é porque pessoas com alguma sensibilidade tiveram em contacto com esta ave.
Será que alguém, no minimo tirou umas fotos?
Seria de todo interessante poderem ser partilhadas!!!
Cumprimentos
Carlos Felicio
JR
***
Mensagens: 106
Registado: quinta, 04/set/2008, 02:23

Boas
estive a investigar e encontrei esta imagem penso ke seja a tal ave de que se fala[/url]http://images.google.pt/imgres?imgurl=h ... sa%3DG[url][/url]
JR
***
Mensagens: 106
Registado: quinta, 04/set/2008, 02:23

peço desculpa mas sou novo no forum e nao cosegui postar direito mas esse é o URL da foto
cumps
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Boa tarde a todos.
Por incrivel que pareça eu no principio dos anos 80 vi dois pintassilgos pretos, não me recordando já se eram totalmente ou parcial, mas ficou-me para sempre tais aves. isto aconteceu quando viajava de carro e ao sair da Vila de Muge (Ribatejo) parei para almoçar numa barraca de madeira que servia de restaurante e foi quando passou por mim um rapaz já espigadote onde transportava numa gaiola 3 pintassilgos, sendo dois pretos e um normal, por curiosidade chamei o rapaz para ele me deixar ver a coisa rara, foi quando me disse que os tinha tirado de um ninho junto há estação do caminho de ferro, ainda tentei que ele me vendesse um dos pintassilgos mas recusou sempre.
Resumindo, se calhar a coisa não é assim tão rara, só que nós não reparamos.

Um abraço, Ferreira
Edgar Tourita
****
Mensagens: 400
Registado: sábado, 15/dez/2007, 19:09
Localização: Lourinhã
Contacto: Sítio web

Olá a todos :)

Eu sei que esta não é a minha área (os bicos direitos) :lol: , mas este topico despertou-me a atenção e fui pesquisar na net e encontrei esta imagem:

Imagem

Será este o dito pintassilgo?

Cumprimentos
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

não consiguo ver isto ,que pena ,ando aqui á procura e nicles :( :)
Pra que se faça amizade .
O respeito é imprescindivél.
Com um pouco de saber de cada um,
Seremos brilhantes .
A união faz a força .
Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Eh pá Zé ta tudo na maior que loucura é esta ??? Ahahahaha
É mesmo engraçado, faz lembrar os gajos da tasca, entram de mansinho e saem grossos e depois é claro... Xiiiiiitt mandaste-te para o queijo com buraquinhos e champanhe fazes anos o quê pá xiça..
Edu Matos
***
Mensagens: 168
Registado: quarta, 16/abr/2008, 21:40
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

Eh pá Zé ta tudo na maior que loucura é esta ??? Ahahahaha
É mesmo engraçado, faz lembrar os gajos da tasca, entram de mansinho e saem grossos e depois é claro... Xiiiiiitt mandaste-te para o queijo com buraquinhos e champanhe fazes anos o quê pá xiça..
Zé Passarinheiro
****
Mensagens: 370
Registado: domingo, 05/abr/2009, 16:14
Localização: TERRA DO SOL POSTO

Edu não leve a mal mas estes gajos agora não me largam com os diamantes de Angola ,tudo fixe por aí por cima ,a passarada tá a crescer ,quero vê-lo arrancar um bom prémio ,pra que a espanholada vejam que temos cá grandes criadores ,um dia estarei aí por cima e se possivél falaremos então desses pássaros do best ,pode ser que leve umas coisitas aqui de baixo que vai gostar
Abraço :D
Pra que se faça amizade .
O respeito é imprescindivél.
Com um pouco de saber de cada um,
Seremos brilhantes .
A união faz a força .
joaofontanelas
****
Mensagens: 256
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Carduelis carduelis preto?

Quero imformar que ja tive em minha mão um pintassilgo quase todo preto , tinha apenas duas penas vermelhas na cabeça e algumas amarelas nas asas, mas infelizmente na minha casa durou pouco ,dois dias apenas mas estava em viveiro a mais de tres anos faltando lhe metade de uma asa tinha sido atingido por um tiro ,a estoria conta se rapidamente um amigo meu que posso edentificar disse me que se conhecia tal passaro , disse lhe que para acreditar tinha de ver apresentou me ao dono e logo tratei de troca lo por um hibrido mas durou pouco nunca foi a agua e morreu mas era como digo, apenas tinha 2 penas vermelhas no diadema e algum amarelo de resto era mesmo todo preto quero dizer com isto que afinal há mais ,relato isto agora mas esta situação prende se á 15 anos atras e foi passada em Rio de cões terrinha perto da Fachada SJdas Lampas o seu dono era o Sr LUIS SAIMELO quem duvidar pode perfeitamente ir verificar a veracidade desta conversa não sei se ajudei em alguma coisa mas foi essa a ideia abraço a todos os amantes das aves do campo e seus hibridos
Avatar do Utilizador
maxseven
***
Mensagens: 145
Registado: terça, 04/mar/2008, 00:04
Localização: gondomar
Contacto: Sítio web

Re: Carduelis carduelis preto?

boas,
retirei estas imagens de um livro sobre pintassilgo que comprei no avespt que comecei agora a ler ainda vou nas primeiras paginas e recomendo.
esta muito fixe o livro e (el jilguero) passo a publicidade :D :D :D
penso que posa ajudar a ver como é a mutação de pintassilgo que toda a gente fala
Anexos
Digitalizar0003.jpg
um abraço


Este e o meu blog
http://avesdoquimze.blogspot.com

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”