O que achou dos Julgamentos 2006 em relação à época em que era o CPJO a assegurar os julgamentos nas nossas exposições?

Melhores
17%
2
Identicos
42%
5
Piores
42%
5
 
Total de votos: 12
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

Julgamentos 2006

Uma vez que se aproxima mais um ano de julgamentos nas nossas exposições, gostava de fazer uma estatistica sobre o grau de satisfação dos criadores.
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

"O que achou dos Julgamentos 2006 em relação à época em que era o CPJO a assegurar os julgamentos nas nossas exposições?"

desculpem a minha ignorancia o que é o CPJO?

Como posso votar neste topico se não sei o que é?

cumprimentos
Gaspar_mrb
***
Mensagens: 104
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Localização: Golegã - Évora - Portugal
Contacto: Sítio web

Antonio Ferrao Escreveu:desculpem a minha ignorancia o que é o CPJO?
Boas noites....


CPJO é a sigla de "Colégio Português de Juizes de Ornitofilia".


Cumprimentos
Canários de Cor e Diamantes Mandarins
Imagem Imagem Imagem
http://www.AvesGaspar.com.sapo.pt
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Julgamentos

Olá,

Pelo que tenho visto, e nas secções que me competem no geral não vejo melhorias, pelo contrário...
Sobretudo cada vez são mais notórias diferenças de critérios.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Eu não posso ser realmente considerado imparcial, mas… nos psitacideos nos tempos do CPJO tínhamos 2 Juízes apenas e nenhum deles era um especialista em Agapornis com tudo o que isso implica, neste momento só num dos colégios são 5 com um leque de competências que cobre as principais espécies, por isso tenho que considerar que pelo menos em psitacideos estamos melhor, por outro lado a uniformidade de critérios está a divergir…
Pedro Ramalho
cuco
Mensagens: 31
Registado: segunda, 21/mai/2007, 22:09
Localização: Leiria - Portugal

julgamentos

O que esta a acontecer e que os juizes das diferentes federacoes deveriam reunir, pois somos todos portugueses, e uniformizar criterios de julgamento,para que todos tivessem a mesma maneira de julgar uma ave.Ainda mais os juizes deveriam julgar fora da sua federacao ou as varias federacoes tinham um acordo em requezitar juizes as outras federacoes, intercambio entre federacoes e juizes, seria o ideal.isto claro e a opiniao de um simples criador que gostaria de ver as suas aves julgadas por um numero de juizes diferente do habitual.
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

Amigo cuco

O que tínhamos em Portugal antes do "25 de Abril" era aquilo que o sr. acha correcto, ou seja:
- Juízes a julgarem em todo o país
- Juízes em rotatividade
- Juízes reunidos todos a fim de uniformizar critérios

Isso sempre existiu no CPJO, mas havia Juízes que queriam julgar determinadas exposições pois era importante para lá venderem aves, e outros que com esse organismo, hoje talvez não fossem juízes ou então teriam de aprender muito ...

Mas é este o país que nós temos, mesmo que muitos não o queiram.

AJSilva
cuco
Mensagens: 31
Registado: segunda, 21/mai/2007, 22:09
Localização: Leiria - Portugal

julgamentos

Amigo Silva
Entao e melhor desenterrar o "SALAZAR" ou os juizes do depois nao vao fazer carreira como juizes,eu acho que aquilo que ja passou faz parte da historia, devemos e olhar para aquilo que se passa agora, pessoas minhas conhecidas que ate a pouco tempo eram so criadores passados alguns meses sem os ver pois estive a trabalhar no estrangeiro,quando cheguei ja eram juizes, nao consigo perceber como e que isso acontece,ate ja me disseram que temos em portugal juizes espanhois, sera que os juizes portugueses nao prestam, para se ser juiz em FRANCA tem que se ter uma preparacao de pelo menos dois anos,e mostrar credenciais como criador.
cuco
Mensagens: 31
Registado: segunda, 21/mai/2007, 22:09
Localização: Leiria - Portugal

julgamentos

Amigo Silva
Ja agora queria uma informacao quantos colegios de juizes ha em PORTUGAL, federacoes acho que eram duas mas a pouco tempo parece segundo informacao de um amigo surgiu uma terceira federacao, estive a falar com um criador em FRANCA que me disse isso, mas nao e de admirar pois na nossa vizinha ESPANHA tambem a varias federacoes, o que e preciso e que se entendam e que cada uma faca o seu trabalho.
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Cuco


“O que esta a acontecer e que os juizes das diferentes federacoes deveriam reunir”

Eu concordo, é necessário e urgente, alias vai haver em breve uma reunião para discutir as classes para o nacional 2007


“Ainda mais os juizes deveriam julgar fora da sua federacao ou as varias federacoes tinham um acordo em requezitar juizes as outras federacoes”

Continuo a concordar, mas é mais difícil por causa dos calendários, de qualquer modo no Nacional são nomeados juízes dos dois colégios.
Pedro Ramalho
cuco
Mensagens: 31
Registado: segunda, 21/mai/2007, 22:09
Localização: Leiria - Portugal

julgamentos

Vamos pedir a " DEUS" para que haja entendimento entre todos para que PORTUGAL nao seja falado alem fronteiras, pois quem anda pelo estangeiro ESPANHA E FRANCA so houve falar de PORTUGAL, e as federacoes e os juizes, porque nao se reunem todos e fazem uma so federacao e um so colegio de juizes, vamos ser amigos e dar uma grande licao de ornitologia ao mundo inteiro,eu como pequeno criador que sou isto tudo faz-me alguma confusao.
ajsilva
***
Mensagens: 110
Registado: quinta, 01/mar/2007, 20:05

Cuco depois da resposta do pedro121, acho que realmente dá para perceber o que se passa. Quando ele diz "para o nacional são nomeados juízes das 2 federações" penso que todos ficamos elucidados sobre o que os Juízes que como o Sr. diz se formaram de repente querem. Que eu saiba existe mais uma federação em Portugal, com estatutos, registada notarialmente, etc. etc. e que por acaso também tem Juízes e mais ainda ... é a Federação com mais Juízes Internacionais e só com Juízes Nacionais formados e examinados no CPJO depois de terem feito exame para aspirante, terem feito estagio de acompanhamento e formação durante 2 anos e posteriormente feito exame para Juíz Nacional. Só que como não pertencem aos Juízes feitos à pressa já não devem, ser bons Juízes.

Eu faço parte desses Juízes e garanto mais uma vez sou Juiz de Portugal fiz exame, fiz estágio durante 3 anos, fui presidente da comissão técnica de exóticos do CPJO, fiz o único manual de formação de Juízes de exóticos ... mas só serei Juiz dentro daquilo que considero correcto, com uniformização pois caso contrário não JULGO.

Não perco nada com isso, porque nunca quis ser Juiz para vender pássaros como muito BOA GENTE.

Um abraço
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

ajsilva Escreveu: Quando ele diz "para o nacional são nomeados juízes das 2 federações" penso que todos ficamos elucidados sobre o que os Juízes que como o Sr. diz se formaram de repente querem. Que eu saiba existe mais uma federação em Portugal, com estatutos, registada notarialmente
Como penso que é obvio eu não inclui a FOCIP propositadamente, e não a inclui não por não reconhecer a sua existência e muito menos a competência dos juízes que julgam as suas exposições, mas sim porque por sistema falo só do que sei, e neste caso não sei como é que está a situação da FOCIP em relação á com-p, sei que ouve uma reunião mas não sei o resultado da mesma, ora como o assunto era sobre reuniões de juízes de federações diferentes eu indiquei os dois dos casos em que isso acontece sem com isso querer menosprezar a FOCIP
ajsilva Escreveu:
mas só serei Juiz dentro daquilo que considero correcto, com uniformização pois caso contrário não JULGO.
Um abraço

Interessante, e concordo inteiramente contigo, uma pessoa só deve fazer aquilo que considera correcta, o que é mais interessante neste caso todo é que nestes últimos anos parece que o que é “correcto” depende do dia, num dia é uma coisa no outro é outra, por exemplo quando a Fosip não aceitou o nacional da Povoa de Varzim e realizou o de Beja e tentou proteger o CPJO, a maioria dos Juízes do CPJO não vieram dizer que os seus antigos colegas tinham todo o direito de julgar pois não, mas agora que é a FONP e a FPO a dizerem não, já aqueles que diziam não dizem sim, e depois á é claro a celebre fotografia do Rui e do Ramoa quando a FONP e a FPO enterraram o machado, são estes pequenos casos que para mim, com o meu sentido de humor muito próprio me divertem imenso, mesmo sabendo que para os envolvidos o assunto é extremamente sério, mas no meu caso o meu hobby é ser criador de aves, não é ser dirigente ou juiz o que me importa são as minhas aves o resto é secundário
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Juizes nacionais

Boas,

Apenas um comentário, apesar de todas as questões que se podem levantar, concordo com a ideia inicial do "cuco". Faz falta reunir, já é sabido que toda a gente engoliu ou vai engolir sapos, mas se no final alguma coisa de positivo sair disto que seja.

Para mim existem duas questões que me preocupam neste processo e que em nada têm a ver com FOCIP, FPO, FONP e COM-P (aliás esta última não tem NADA a ver com juizes nacionais e com o nacional na prática...)

1- Uniformização técnica e de critérios (isto inclui um modelo de formação minimamente coerente e comum, goste-se ou não)

2- Qualidade técnica dos colégios (e esta tem que ser mostrada e reconhecida não é pelos juizes, mas pelos criadores, o que exige FORMAÇÃO destes)

O resto é paisagem.
Leiam outras mensagens sobre o assunto e verão o que acho do assunto que deve ser estruturado de forma "hierárquica".

1- Aspirantes (com n tempo de formação)
2- Juizes federativos (com n tempo de actividade como juiz na sua federação)
3- Juizes nacionais (depois de terem trabalhado e crescido na sua federação passam a julgar a nivel nacional em qualquer federação)
4- Juizes OMJ (os criterios são da COM/OMJ)

Penso que faz sentido, além do tempo de aspirante, dar tempo ao juiz para se enquadrar a nivel nacional na SUA federação, DEPOIS disso a nivel nacional e depois se o entender a nivel internacional.
Não percebo como é possivel um juiz recém-formado julgar um nacional. Não ponho em causa a capacidade de alguns para o fazer, mas não me parece que faça sentido.

Por mim, continuo no CPJO e não vejo porque não há-se ser este o organismo nacional de reunião dos juizes, independentemente das suas CT e Colégios. Isto se alguns conseguirem "enterrar" orgulhos feridos, porque sapos todos vão ter que engolir, senão nunca mais temos consenso.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Boa Tarde Ricardo, mais uma vez cá estamos nos…


”Faz falta reunir, já é sabido que toda a gente engoliu ou vai engolir sapos, mas se no final alguma coisa de positivo sair disto que seja.”

È verdade, espero que não seja por questões de orgulho que não seja possível fazer o entendimento entre as três federações.


”1- Uniformização técnica e de critérios (isto inclui um modelo de formação minimamente coerente e comum, goste-se ou não)

2- Qualidade técnica dos colégios (e esta tem que ser mostrada e reconhecida não é pelos juizes, mas pelos criadores, o que exige FORMAÇÃO destes) “

Como já foi discutido em tópicos anteriores concordo a 110%

”O resto é paisagem.
Leiam outras mensagens sobre o assunto e verão o que acho do assunto que deve ser estruturado de forma "hierárquica".

1- Aspirantes (com n tempo de formação)
2- Juizes federativos (com n tempo de actividade como juiz na sua federação)
3- Juizes nacionais (depois de terem trabalhado e crescido na sua federação passam a julgar a nivel nacional em qualquer federação)
4- Juizes OMJ (os criterios são da COM/OMJ) “

Para mim o modelo ideal seria 1 federação 1 comissão técnica, e eventualmente juízes próprios para os clubes temáticos

Não sendo esse possível, eu não sei se 3 camadas de juízes trás benefícios, mas concordo que tem que haver critérios para alem da rotatividade nas nomeações para o nacional.


”Não percebo como é possivel um juiz recém-formado julgar um nacional. Não ponho em causa a capacidade de alguns para o fazer, mas não me parece que faça sentido.”

Pois, também me parece que não, se houver outras hipóteses claro está

”Por mim, continuo no CPJO e não vejo porque não há-se ser este o organismo nacional de reunião dos juízes”

Aqui já não concordo, eu não acho que tem que haver um organismo formal de reunião, pelo contrario acho que devemos desvalorizar ao máximo o modelo actual em que os presidentes dos colégios de juízes tem/tinham demasiada influencia, e em troca apostar nas comissões técnicas especificas, ou seja, em vez de estar tudo centralizado, as reuniões passariam a ser efectuadas pelas comissões técnicas das federações existentes, assim se é para acertar agulhas em canários de cor reúne-se as comissões técnicas de canários de cor, e por aí adiante, acho que era a forma de voltar a centrar os juízes nas questões técnicas e não nas federativas em que actualmente se perde tempo e energia, e para qu
Pedro Ramalho

Voltar para “Sondagens / Inquéritos”