Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Jovem ring-neck lutino

Boas,

É suposto ter nascido por volta de 25-28 de Março.
De pai lutino e mãe lacewing ino (?). Visualmente a mãe tem a cabeça amarela e o corpo dum verde amarelado tão clarinho que parece amarelo, mas nota-se a diferença das 2 côres.

Comparado sobretudo com as caturras e os kakarikis, acho que come muito pouco! Quase não é preciso limpar o recipiente da mistura de sementes à noite, ele mal lhes toca! É normal?
Papa d'ovo também não lhe toca!
Fruta, a 1ª vez que lhe dei maçã comeu tudo, mas da 2ª vez já pouco lhe tocou!
Experimentei também dar-lhe figo e pêra, mas acho que não lhes tocou!
Cenoura já comeu um bocadinho, assim como bróculos, mas pouco.

Dicas, sugestões, conselhos, serão bem vindos :wink:

Obrigado,

Dolfo

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


PS: pequena correção: afinal a lutino terá nascido nos primeiros dias de Abril, à volta de 3 de Abril.

Sendo uma linda "loiraça" acho que lhe vou chamar "B.B.", ou "Bardot", e claro, não é "bébé", mas sim as iniciais da actriz Brigitte Bardot :D
Última edição por Dolfo em segunda, 18/jun/2007, 17:00, editado 2 vezes no total.
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Uma pergunta Dolfo, tu vais fazer um casal com esta femea lutina? ou seja vais-lhe juntar o cinzento se ele for macho?
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,

Que te faz dizer que é uma fêmea?

Mas bom, se este fôr 1 fêmea e o cinzento 1 macho, sim, conto se possível cruzá-los. E se fôr o contrário também. E se forem ambos machos ou ambos fêmeas há sempre a hipótese de trocar 1 deles.

Mas, porque perguntas isso?

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Ele é uma femea, porque do cruzamento dos pais que tu indicaste, todos os lutinos serão femeas, a razão da minha pergunta prende-se com as crias que iras obter do cruzamento de um cinzento (fs ou fd?) com uma femea lutinas
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

(fs ou fd?)


Desculpa a ignorância mas... que quer isso dizer?
Segundo o criador daria 1 série de possibilidades, mas não me lembro quais! :oops:

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Fs: factor simples
Fd: factor duplo

Como o factor cinzento é dominante podes ter as duas situações

Bom se o criador disse que dava uma serie de possibilidades o cinzento deve ser portador de palido e/ou canela e a lutina deve ser portadora de azul (se bem que não á garantias)

Porque se o cinzento não for portador e a lutina tambem não, só iras tirar verdes e verdes cinzentos no caso de o cinzento ser FS e unicamente verdes cinzentos no caso de ele ser FD
Pedro Ramalho
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Pedro,

Ok, obrigado pelas siglas!
Tou habituado a vê-las (enfim, a lê-las) em inglês, portanto com a ordem das letras invertida, SF, DF, mas nem isso me veio à cabeça quando li o teu post. :oops:

Quanto aos pais dos 2 rings, esqueci-me de dizer isso no meus posts.

Então é assim, segundo o criador (mas pelo que já me disseram num Forum francês, ou ele não percebe do que fala, ou então é pior que isso, se me faço entender...) o pai desta fêmea lutino (e estranhamente ele tinha 2 e aparentemente não sabia - o que eu não acredito porque já cria há muitos anos - que sendo lutinos ambos tinham de ser fêmea!) é lutino, e a mãe é verde pallid (ele chamou-lhe lacewing, mas se bem percebo isso era uma antiga denominação entretanto corrigida), ou seja, visualmente a mãe tem a cabeça amarela e o corpo dum verde tão clarinho que parece amarelo.

Ele também me disse que esta fêmea era portadora de "lacewing" (enfim, pallid), mas pelo que me dizem nesse Forum francês, sendo fêmea não é portadora de nada disso!

Quanto ao cinzento, o pai é canela portador de albino (também já me disseram no mesmo Forum francês qu'isso não está correcto, qu'ele não pode ser portador d'albino, mas que é 1 canela cinzento/ino, já que o albino é 1 combinação de mutação azul e ino e que o cinzento é 1 combinação do cinzento verde + do azul! Faz sentido?) e a mãe é turquesa. Este cinzento tinha 2 irmãos/irmãs, um canela e outro turquesa. Eu ia trazer o turquesa (que o criador dizia ser + raro e de maior valor, pois seria 1 turquesa cinzento portador de turquesa, azul e canela! Faz sentido?!) mas esse tinha 1 pequeno defeito numa unha de modo que optei por este.

O que achas disto tudo?
Assim sendo, se o cinzento fôr macho, e tendo em conta as mutações dos pais, que se poderá obter do cruzamento com a fêmea lutino?

Obrigado,

Dolfo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

”e a mãe é verde pallid (ele chamou-lhe lacewing, mas se bem percebo isso era uma antiga denominação entretanto corrigida)”

Pois, eu tinha logo percebido no post inicial que a fêmea era uma pálido, o que implica que a lutina não ser portadora de pálido porque este é um alelo do ino.

Quanto á questão do lacewing a confusão original (que foi originaria no Benelux) começou quando se identificou incorrectamente a mutação pálido como sendo um lacewing e para piorar a situação identificou-se mal o verdadeiro lacewing(que não é uma mutação mas sim a combinação entre o canela e o ino) mas agora as coisas estão a começar a ficar mais claras e o numero de criadores a usar a nomenclatura antiga está a diminuir



”Quanto ao cinzento, o pai é canela portador de albino (também já me disseram no mesmo Forum francês qu'isso não está correcto, qu'ele não pode ser portador d'albino, mas que é 1 canela cinzento/ino”

Efectivamente o mais correcto é dizer que é um cinzento canela/ino, mas se ficar cinzento canela/albino não está mal, é só por ser redundante


”O que achas disto tudo? !”

Acho que devias ter trazido o turquesa, tinhas mais opções



”Assim sendo, se o cinzento fôr macho, e tendo em conta as mutações dos pais, que se poderá obter do cruzamento com a fêmea lutino? “


Continuas com poucas opções, porque não tens a possibilidade de saber se ele é ou não portador de ino, a única coisa que podes saber é que é um cinzento fs/canela o que cruzando com uma lutina vai dar (eu não vou indicar os portadores porque considerando as tuas possibilidades de espaço não vais poder trabalhar com eles)

Machos verdes e verdes cinzentos
Fêmeas verdes, verdes cinzentas, canelas e canelas cinzentas



Se tiveres muitas sorte e ele for realmente portador de ino vai alterar as coisas, nomeadamente vais tirar machos lutino/canelas e fêmeas lacewing verdadeiras ou seja canelas inas e vais também tirar uma percentagem mínima de lutinas e canelas
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
_Tiago_Oliveira__
***
Mensagens: 118
Registado: quarta, 22/nov/2006, 21:18

ola. quanto custou cada um dos teus jovens ring necks! Quanto as perguntas tambem na te sei ajudar! Porque em psitacideos sei pouca coisa! Se fosse canarios ainda saberia!Tambem estou agora a começar com psitacideos e é com ring neckss!
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

_Tiago_Oliveira__ Escreveu:A lutina dever ter sensivelmente a mesma idade que o meu! O meu tambem come, ams ainda é muito pouco!
A lutina é de princípios de Abril, cerca de 2 meses e 2 semanas.

Ela come muito pouco (hoje comeu meia-dúzia de sementes de girassol listado pequeno/médio, umas sementes de cártamo e um pouco das sementes + pequenas, painço, alpista, etc, e também comeu maçã e um pouco de papa d'ovo), mas como não foi criada à mão não há hipótese de com esta idade (e com aquele bico!... uma bicadela daquelas já faz sangue! além de que já voa perfeitamente bem!) lhe dar papa de criação. Teria de a segurar e dar-lhe a papa à força e isso seria muito stressante para ela, e para mim.
Lá terá a pouco e pouco de se habituar à comida dos adultos, porque não vejo outra hipótese.

Dolfo
Última edição por Dolfo em segunda, 18/jun/2007, 16:56, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
_Tiago_Oliveira__
***
Mensagens: 118
Registado: quarta, 22/nov/2006, 21:18

Pois, mas o meu como foi criado á mão come muito bem pelo menos a papinha! E também não bica mordisca mas muito devagar!É um crido! Pena ser dos verdes a Sr não tinha de outros para venda dos juvenis!


Quanto custou cada 1 dos teus?

Voltar para “Fotografia, Digiscoping, Observação de Aves”