paulo almeida
Mensagens: 29
Registado: sábado, 10/out/2009, 14:24

Re: Carduelis atrata

Boas , pode muito bem ser um carduelis atrata e sobreviver porque isso do habitat é relativo.
O rouxinol do Japão tambem é uma ave de altitudes médias-elevadas e até se reproduz em Portugal.
"Rouxinol do Japão

O Rouxinol do Japão é uma ave mantida em cativeiro há mais de um século. O primeiro animal desta espécie a ser importado para a Europa, chegou à Alemanha em 1860s. Apesar do seu nome, esta ave é sobretudo encontrada no Sudeste Asiático, na zona dos Himalaias, mas flocos pequenos podem ser encontrados no Japão.

O nome científico do Rouxinol do Japão, Leiothrix lutea, significa, traduzido à letra, pena amarela suave. Em Grego, “leios” significa "suave2, “thrix” significa "pena" e "luteus" significa "amarelo".

Gostam de regiões bastante arborizadas. Vivem perto do chão em arbustos São bastantes comuns a dois mil metros de altitude, mas podem ser encontrados mais acima, a praticamente seis mil metros. São avistados geralmente em grupos ou em pares, sobretudo na época de reprodução." in -http://otempovida.blogspot.com/2009/10/ ... japao.html
Isto de ter certezas nas aves é tramado :mrgreen:
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Carduelis atrata

Paulo o que poucos sabem é como é que começaram a existir os rouxinois do japao ca em portugal, que nem foi 2 ou 3 fugidos de gaiolas...
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Carduelis atrata

Paulo,
Tudo é possível, e existem passarinhos que se têm adaptado pela a Europa de forma surpreendente. Desde aves de climas frios a viver em climas mais quentes a aves de climas quentes a viver em climas mais frios do Norte da Europa e a sobreviver e a reproduzirem-se.
Tal como eu referi, tenho conhecimento de algumas espécies de carduelis a viver em liberdade e a reproduzir-se em Espanha, não sei se o Atrata é um deles. Até porque alguns dos Carduelis que me falaram vivem no sopé da Serra Nevada, o que não é de todo muito mau para o Atrata, que inclusivamente até podia subir mais na Serra. ;)
Só coloco algumas reservas relativamente a Portugal, porque a competição é feroz e esta espécie está verdadeiramente adaptada para a altitude e não para o nível do Mar. Inclusivamente os glóbulos vermelhos dele estão adaptados nesse sentido.
Mas, volto a dizer, com a quantidade de exóticos que já por aí andam a expandir-se, cada um mais “fora de casa” que o outro, tudo é possível. :)

Pedro,
Os Rouxinois do Japão não “começam a existir por cá” , eles em algumas zonas e nomeadamente em Sintra já estão de pedra e cal. Ao ponto de alguns os apanharem e ‘exportarem’ para o norte da Europa, e se calhar alguns até serem revendidos para cá depois como aves legais (ouvi dizer, não sei de nada). O que sei é que as entidades oficiais o consideram uma espécie invasora e um risco para a nossa fauna, e há muito ponderam proibir a sua posse e reprodução em cativeiro (mesmo aves legais), bem como promover a respectiva captura das aves em liberdade e a respectiva “eliminação” (o que a vir mesmo a acontecer seria um crime e mais uma incongruência dos nossos legisladores).
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Carduelis atrata

eu sei que estão de pedra e cal em Sintra e sabes porquê??????
porque os responsaveis por faze-la cumprir GNR, Ave natória ou sei lá quem eles são.....apreenderam um camião de 700 casais de rouxinois do japao cá em portugal,.....e a solucao foi: soltem-nos em Sintra, daí a enorme populacao que ai existe, falamos de 1400 aves. claro que alguns senão quase todos reproduziram.....nao falamos nem 2 nem 3 casais que levaria muito tempo a tornar uma populacao arrasadora como está.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Carduelis atrata

apreenderam um camião de 700 casais de rouxinois do japao cá em portugal,.....
Olá Pedro,
Sabe se isto é um facto devidamente provado ou se é mais uma de várias historias que se ouvem a respeito da origem desta população? É que eu confesso que já ouvi outras historias, cada uma diferente da anterior, e em todos os casos me diziam que foi mesmo verdade cada uma delas!

Obrigado
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Carduelis atrata

sei que foi verdade....
e para comprovar nesse ano andavam bandos de 30 rouxinois ou mais pelo magoito.....
havia pessoas que em cascais com rede e chama apanhavam 30 rouxinois por dia.
e foi tudo muito repentino nao sei exactamente o ano mas penso ser 4 ou 5 anos atras. aliás alguem fala duma zona protegida em sintra onde se criam essas aves muito bem e protegidas.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Carduelis atrata

Olá a todos , se bem que este topico começa com uma ave acaba com outras que nada teem aver com a 1ª mas tenho que fazer aqui uma retificação, que passa pelo seguinte antigamente quando os rouxinois eram de importação em cada 100 secalhar não vinha uma femea sequer pois as femeas ninguem as queria , depois perceberam que era uma ave de facil criação o resto ja toda gente sabe , mas curiosamente eu moro a 2 km de Magoito e nunca vi bandos de 30 rouxinois embora há 20 anos muito antes da tal solta dos tais 700 casais ja andavam aqui perto mas em Galamares na Serra de Sintra sim há 20 anos, sei quem os apanhava com gaiolas de alçapão com um la dentro agora essa teorias de que foi uma solta eu pessoalmente não acredito mas respeito a opinião dos outros
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Carduelis atrata

Vou abordar este tópico pela última vez ,anda para aqui uma confusão tremenda ,espero não atingir quem quer que seja ,mas vou tentar ser recto e directo
paulo almeida Escreveu:Boas , pode muito bem ser um carduelis atrata e sobreviver porque isso do habitat é relativo.
O rouxinol do Japão tambem é uma ave de altitudes médias-elevadas e até se reproduz em Portugal.
O que se reproduz na sua totalidade são aves selvagens e a descendencia ,obviamente as que foram apreendidas de cativeiro lá se juntaram as selvagens soltas e juntos criaram uma colónia
Estes Rouxinóis éra á 30 anos a 1 500$00 ,selvagens .Agora 150 euros de "cativeiro"
Gustavo Figueiredo Escreveu:Gostava de saber se esta especie existe em Portugal? Se é residente?
Se cria em cativeiro?
Este começo de tópico parece-me pouco transparente ,acho que deveria começar assim ;
É possivél ter visto esta ave ?
Situação que só vemos ao terceiro post
Gustavo Figueiredo Escreveu:Ontem estava á janela, por volta das 6:00, quando em cima dum carro, poisa uma ave toda preta com as pontas das asas amarelas. De seguida voou para cima de um muro e desapareceu por tras do mesmo.
Fiquei intrigadissimo pois nunca tinha visto tal ave, até hoje ter feito uma pesquisa na net e encontrei-a outra vez.
Ave muito bonita...
Não sabemos a distancia ,se foi vista de frente ,de lado ,de cima etc ,não se especifica concretamente ainda para mais poderiamos estar num amanhecer mais cinzento á dias choveu e trovejou bem ,não confirmei a data com o temporal,mas é fácil de ver ,o que quero dizer é que a visão pode não ter sido nítida
Mais uns promenores os fringilideos não fazem vôo raiado ou seja de cima dum carro faria o seu vôo ondulado e fugiria para longe ,não íria para um muro e posteriormente para trás dele ,esses pássaros levantavam e fugiam num só levantamento ,noutro aspecto parece-me que foi vista 3 vezes uma na net e 2 na rua ,eu deduzo que foi vista uma primeira vez ,foi pesquisada e identificada e foi vista novamente ,á segunda a foto éra infalivél ,estando em casa .
Lcrespo Escreveu:Esta espécie e residente em portugal em gaiolas e viveiros e cria-se em cativeiro com dificuldade.
Nada fácil ,daí o preço elevadíssimo

pedro376h Escreveu:boas,não seria um rabirruivo?
Umas das respostas de que mais acredito o Rabiruivo ou o Taralhão Cinzento ,preciso colocar foto ? Acho que sim

Imagem

Este levanta-se muito cedo nos nossos jardins em Lisboa com o seu canto arouxinolado .o pássaro é este e áquela hora tendo em conta alguma fraca visibilidade e pelo voar que está discrito atrás ,carro muro e trás do muro ,voar típico de quem apanha insectos ,acrobático com raides rápidos ,digamos .
Gustavo Figueiredo Escreveu:Lembro-me bem do amarelo das aves saltar muito á vista de entre o resto do preto da ave.
Mesmo assim á uma afirmação coesa e uma pergunta diferente ou seja se existe em portugal e se é residente ,custa-me a crer que uma boa pesquisa não traria logo essa resposta tal como está postada por mim e outros ,pesquisei claro como os outros ,não se deu a um certo trabalho ,a pesquisa, ou se pesquisou como disse não pesquisou nada ,porque o post inicial foi as 9.48 e o terceiro (o da pesquisa) foi ás 10.35 ,45 minutos depois ,pouco viu ,muito pouco ,e lembrando-se bem da ave
Gustavo Figueiredo Escreveu:Visto este parecer sentir-se tão á vontade no nosso clima, será possivel acasalar com um pintassilgo selvagem e daí provir uma nova especie hibrida??.
Não me acredito que seja o negrito ,ainda para mais de cativeiro morre ,os canários morrem e os piriquitos
Se pesquisou , já á híbridos de negrito da bolivia x pintassilgo de cativeiro ,os filhos são 100% estéreis ,basta pesquisar ,o que é que a net em termos de informação nos falta dar ,tem quase de tudo
pedroleitao Escreveu:, se fosse eu a ve-la tinha confirmado, mas a pessoa tem tantos conhecimentos como o autor deste topico.
Grande verdade ,no entanto pesquisou ,andamos aqui todos armados aos tecnicos e aos papeis ,pois só dois olhos viram ,não temos registo fotográfico ou outro e baseia-se numa experiencia mais que afirmativa do autor do "avistamento"
pfcarquejo Escreveu:, Só coloco algumas reservas relativamente a Portugal, porque a competição é feroz e esta espécie está verdadeiramente adaptada para a altitude e não para o nível do Mar. Inclusivamente os glóbulos vermelhos dele estão adaptados nesse sentido..
Sendo de cativeiro ,ainda mais flôr de estufa é ,pois não nasceu exposta ao temporal como na vida selvagem ,morre e nunca mais se vê ,questão de dias mesmo por questões alimentares .Agora á a luta pela sobrevivência pode ser que ...dúvido muito .
pedroleitao Escreveu: porque os responsaveis por faze-la cumprir GNR, Ave natória ou sei lá quem eles são.....apreenderam um camião de 700 casais de rouxinois do japao cá em portugal,.....e a solucao foi: soltem-nos em Sintra, daí a enorme populacao que ai existe
Foram agarrados muitos com a nova lei antigamente custava 1500 escudos agora 30 contos de "cativeiro ? Então comprem com anilhas de inglês ver ,passados uns dias estão mortos e volta a comprar outro por 100 ,fica em 250 e vamos lá ver se o último se safa ,isto de adultos logo se agarrarem ao granulado é complicado ,mesmo iniciando com papa insectivora .é como os melros ,nada fácil ,pequenos está bem .
pedroleitao Escreveu: havia pessoas que em cascais com rede e chama apanhavam 30 rouxinois por dia.duma zona protegida em sintra onde se criam essas aves muito bem e protegidas.
Estes pássaros não respondem a chamas como os Fringilideos ,nem é com rede ,logo em Sintra dava muito estrilho , estando guardados á caçadeira como dito atrás
Não vou dizer o método para que não incite outros a fazê-lo .mas não é nada assim e nem com alçapão ,nem pensar .Nem um lá cai ,só se fôr mesmo descuidado .Quando caiem ,os insectivoros é quase sempre em bando ,só as carriças caiem porque são curiosas ,já as pitinhas ér ao bando .
Espero não arranjar qualquer polémica com este multi -quote ,mas temos que ser honestos e ver as coisas como elas são ,embora possamos estar todos em desacordo ,cada um pensa o que achar melhor e questionando quanto baste outros com o devido respeito .
A ave não é o negrito da bolivia ,tenho quase ,quase a certeza (99,9 %)
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Carduelis atrata

quanto ao negrito...e os seus globulos vermelhos....estão adaptados para sobreviver em zonas altas, aridas, etc. para quem nao sabe os globulos vermelhos são os responsaveis por transportar no sangue o oxigenio para as celulas ao haver em maior quantidade permitem que o ar em escassez de oxigenio nao afecte tanto a ave. mas existe sempre um mas. como todos sabemos muitas destas aves já adaptadas e criadas em cativeiro, são resultados de uma prole continua em que vão sobrevivendo os que mais se adaptam ao clima em que estão a ser criados no cativeiro.
logo sobrevivem os que mais se adaptarem e transmitem os genes e seu aspecto aos seus descendentes (quantidade de globulos, estrutura da pena, etc). se em relacao a quantidade de globulos prevalecer no cativeiro em questão, os que menos tiverem, permanecem mais saudaveis, logo começa a diminuir a quantidade de globulos dos descendentes (isto se for um factor vantajoso para a Ave). além disso exste um factor muito importante neste genero carduelis, é que eles são altamente ferteis no mesmo genero em algumas interespecies. o magellanica, atrata e cucullata, o que permite acasala-los e transmitir assim a alta adaptacao no cativeiro.
reparem o atrata (negrito) x cucullata (cardinalito) são praticamente todos ferteis até as femeas (penso eu) logo 50% da diferença de glodulos desaparece logo nos f1s.

ex:negrito(10milhoes de glob por 1ml) x cardinalito (5milhoes de glob por 1ml)=f1s de (7,5milhoes de glob por 1ml).
Última edição por pedroleitao em quinta, 02/jun/2011, 10:58, editado 1 vez no total.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Carduelis atrata

Sempre a aprender :)
Obrigado Pedro.

Cumps
Paulo C.
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: Carduelis atrata

Epá, tenho de ter cuidado proque aqui o eximio conhecedor de aves, denominado por Devil, até já controla as horas a que posto tópicos e mais estranho ainda, é que especula o que faço ou deixo de fazer entre tópicos.
Numa palavra, só posso relatar: IMPRESSIONANTE...
É preciso ter muito pouco que fazer na vida, para se darem ao trabalho de ver a que horas entro e saio para postar o que quiser, mais ainda de especularem o que faço ou deixo de fazer...
Um verdadeiro "loser" isso sim...

Voltanto ao tópico em questão que onde até já se fala de rouxinois e tudo, eu apenas relatei o que vi, descrevi na maxima exactidão por mim permitida, o que vi e postei aqui a minha experiencia.

Saliento ainda que pouco ou nenhum conehcimento de pintassilgos, tenho a não ser o que os mais experientes por aqui postam e através deles, vou conhecendo um pouco mais. Que só conheci o Atrata depois de relativa pesquisa na net e que depois de ter praticamente a certeza do que vi e observei, postar aqui algumas duvidas e conhecer um pouco mais desta ave.

Já agora e aqui pró Sherlock da passarada, nessa manha estava um céu claro com apenas alguns Cirrus bem no alto (liçãozinha) e o unico temporal que houve foi na sua cabeça de tanto conflito que aqui arranja, no forum...
Talvez devesse mais em se preocupar com uma participação activa e eficaz no forum, em vez de especular sobre o que os forista fazem ou deixam de fazer...

Passar bem...
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Carduelis atrata

Gustavo Figueiredo Escreveu:Epá, tenho de ter cuidado proque aqui o eximio conhecedor de aves, denominado por Devil, até já controla as horas a que posto tópicos e mais estranho ainda, é que especula o que faço ou deixo de fazer entre tópicos
As postagens ficam registadas por horas ,obviamente este tópico é para inglês ver,em pleno centro de lisboa encontra-se uma ave caríssima ,esses olhos aquela hora da manhã ,estavam éra cheios de ramela ,que até vê negritos hhhhhheeee :lol:

Gustavo Figueiredo Escreveu: Numa palavra, só posso relatar: IMPRESSIONANTE...
É preciso ter muito pouco que fazer na vida, para se darem ao trabalho de ver a que horas entro e saio para postar o que quiser, mais ainda de especularem o que faço ou deixo de fazer...
Um verdadeiro "loser" isso sim...
Pouco que fazer na vida é criar tópico fictícios e imaginários sem qualquer afirmação ,quando se descobre carecas ,entra-se por outro lado da coisa ,um gajo só é estúpido se quizer ,não é alguns a tentar fazer dos outros parvos .
Gustavo Figueiredo Escreveu:Voltanto ao tópico em questão que onde até já se fala de rouxinois e tudo, eu apenas relatei o que vi, descrevi na maxima exactidão por mim permitida, o que vi e postei aqui a minha experiencia
Da próxima será uma aparição da nossa Senhora de Fátima na Praça do Comércio ,não viu foi népia ,tudo treta ,como disse o tópico de transparencia nada tem de fiável

Gustavo Figueiredo Escreveu:Saliento ainda que pouco ou nenhum conhcimento de pintassilgos, tenho a não ser o que os mais experientes por aqui postam e através deles, vou conhecendo um pouco mais. Que só conheci o Atrata depois de relativa pesquisa na net e que depois de ter praticamente a certeza do que vi e observei, postar aqui algumas duvidas e conhecer um pouco mais desta ave.
Quer dizer não á conhecimento de pintassilgos,mas mesmo assim tem-se uma certeza de morte sobre o avistamentoe que é de certeza o tal pássaro só com uma relativa pesquisa ,bonito ,nem se dá o caso de ter sido um lapso ou engano ,admitir o que é incógnito ,custa .
Gustavo Figueiredo Escreveu:Já agora e aqui pró Sherlock da passarada, nessa manha estava um céu claro com apenas alguns Cirrus bem no alto (liçãozinha) e o unico temporal que houve foi na sua cabeça de tanto conflito que aqui arranja, no forum...
Talvez devesse mais em se preocupar com uma participação activa e eficaz no forum, em vez de especular sobre o que os forista fazem ou deixam de fazer....
Inventa-se nomes e dá-se alcunhas para se superiorizar onde se respondeu com o devido respeito , já está reduzido á insignificante mentira que é este tópico ,se queria informação sobre o Negrito da Bolívia ,teria aberto um tópico mais crédivel ,que todos ajudavam como podiam ,o conflito é quando mais depressa se apanha um coxo que um cego ,já vi que gosta de colocar adjectivos banais ás pessoas que descobrem tretas e mentiras ,da próxima limpe melhor as ramelas dos olhos e terá uma melhor visão de piscos ou taralhões ou se calhar um simples pardal .Só acredita quem quer ,eu não acredito em nada do que viu e pronto ,só obrigado a concordar ? Isso é que éra bom .
Chama saloios ,bimbos ,Sherlock da passarada ,essa do loser é minha ,e afinal de contas bem lá no fundo feitiço contra o feitiçeiro ,quero lá saber se gosta ou não ,não ande é aqui a pregar tretas ás pessoas,e não lhe chamei qualquer nome ,tratei-o com o devido respeito que nunca o conseguirá fazer por ironia gratuita .Se respondi assim ,foi porque o pediu ,aqui não á ursos .
Boas visões madrugadoras .
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Carduelis atrata

Ui UI estamos todos asoberbados com a sua cultura caro Devil estamos mesmo!!!!! o que diz o que escreve o que acha que sabe etc etc quem muito canta fica rouco em pouco tempo va por mim e se acha que na gaiola de alçapão não caem , acho que sim que deve pensar isso assim ficamos todos a pensar o que pensamos amigo Devil ou poderei amigo encicolpedia ???????????????????????quando fala na net , sim fale dela com respeito afinal é a sua muleta se não fosse a net o que podia postar ??
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Carduelis atrata

Ainda volto acho que devemos ficar por aqui com este topico senão voltamos as velhas desavenças e das quais ninguem sai a ganhar e perdem os restantes postantes ok ??? de vez em quando convem engulir um sapito mas não de mim mas de todos os outros que o arrasam diariamente eu so ca venho ocasionalmente
Devil
****
Mensagens: 435
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

Re: Carduelis atrata

Eu não me meto com ninguém se não se ... e se acho isto treta ,por alguma razão é
Aqui diz que estava o céu limpo e na sexta feira dia 27\5 estava o tempo nublado e com chuva ,podem ver aqui uma conversa sobre uma prova de btt no Monsanto neste forum de dia 28 ;
Lembro que o post foi colocado dia 28\5\2011 onde dizia ontem(27) e estava um dia escuro sim senhor com o ceu nublado e choveu de manhã perto dessa hora em lisboa

O «alerta amarelo» - o terceiro grau numa escala de quatro - é para vigorar entre as 06:00 de sexta feira e as 20:00 de sábado.

http://www.forumbtt.net/showthread.php/ ... o-(Lisboa)
Ver na pagina 12
:arrow: -28-29-Maio-2011/page12

Podem ver aqui a previsão para esse dia e restante fim de semana
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/im-ma ... -4071.html

sol.sapo.pt/.../Interior.aspx?content_id=3219

http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... m=1&itbs=1

Mas para fazerem uma pesquisa no google imagens coloquem ;

Previsão de mau tempo sexta feira 27 de Maio 2011 em Lisboa

Terão algumas surpresas e no entanto este senhor vem dizer :

Já agora e aqui pró Sherlock da passarada, nessa manha estava um céu claro com apenas alguns Cirrus bem no alto (liçãozinha) e o unico temporal que houve foi na sua cabeça

Além de dar em gozo e de chamar nominhos diz que o céu em Lisboa estava claro ,mentira descabida ,podem ver nos links ,se não se intrometerem pró meu lado ,não me meto com ninguém ,tudo o que vier por indirectas é um acto de cobardia ,prefiro que sejam frontais ,mas verdadeiros ,não mentirosos .Quem semeia ventos ,colhe tempestades .

Perdoa o teu inimigo ,não á nada que o enfureça mais .Se queres um bom amigo bate-lhe .
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”