Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Faça você mesmo bolo salgado

Olá a todos..
Hoje pela manhã estava fazer os bolos salgados e lembrei-me de colocar este pequeno artigo aqui no fórum.
Espero que vos sirva de alguma coisa.

Bloco salgado para bicar "feito em casa"
Aqui vai a receita.
Ingredientes:
Colher de sopa de sal de cozinha "rasa"
Meio litro de água.
Um quilo e meio de barro de preferência do monte
Grite, carvão, tijolo, casca de ostra moída, "triturada" e se quiser pode acrescentar casca de ovo.

(a quantidade de grite e outros minerais é a seu gosto)

1 - Dissolver 1 colher de sopa rasa de sal em meio litro de água e aguarde 5 minutos.
2 - Numa vasilha grande misturar o barro e minerais.
Depois de misturado, colocar a água e amasse com as mãos até ficar bem amassado.
(A secagem do bolo salgado de preferência ao sol)
No verão nos dias de calor, coloca-se para secar diretamente ao sol
No inverno utilizar a secagem forçada "forno - microondas"
Espero que isto vos sirva de alguma coisa, essa "mistura de barro" as aves agradecem e as vantagens são muitas.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Peço desculpas pelas fotos.. São grandes demais.
Cumprimentos.. Matos
JR
***
Mensagens: 106
Registado: quinta, 04/set/2008, 02:23

Re: Faça você mesmo bolo salgado

Boas noites

eu por acaso costumo juntar o sal no grit e carvao mas vou experimentar a ver os resultados ideias fazem sempre falta
Cumpts

João Ramalho
Imagem
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Faça você mesmo bolo salgado

Que ideias caro amigo, pelas fotos você não vê os pintassilgos a comerem o bloco salgado. Ou será que tenho que fazer um filme.

Nunca viu os pintassilgos em liberdade a comerem argila.

Sabia que o barro desintoxica o organismo. Sabia que os pintassilgos têm o mau hábito de bicar as fezes porque será?

Sabia que o barro previne o raquitismo, sabe o que é?

Sabia que nas aves de cativeiro o sal é para abrir o apetite e obrigar a comer o barro.

Sabia que existe argila salgada.

Sabia que tenho 20 anos de criador de pintasilgos e aprendi tudo por mim sem ser ensinado por ninguém.

Sabia que ninguém fala ou escreve sobre a argila e seus benefícios porque não sabem.

Se você deseja aprender e aproveitar as dicas está a falar com a pessoa certa. Haveria muito mais coisas a dizer mas enfim.

Você não sabe mentir. Juntar sal no grite e carvão para quê, para olharem para ele. Com certeza já teve tempo para reparar nisso, ou não?
Um abraço.
Matos
JR
***
Mensagens: 106
Registado: quinta, 04/set/2008, 02:23

Re: Faça você mesmo bolo salgado

Boas Noites
Amigo Matos nao sei o porque de responder logo com sete pedras na mao
estava a dizer que essa era uma boa ideia e que ia experimentar o amigo tem a
mania de chamar mentiroso a tudo e todos penso que nao o ofendi, se disse que costumo juntar sal
no grit é porque o faço e as aves comem-o, o sal que junto é sal iodado que o amigo como sabe
tudo deve saber que faz bem as aves
Como nao entendi a sua resposta e como nao gosto da sua atitude de que so voce é que sabe nao voltarei a comentar nenhum dos seus post.
o Matos é uma pessoa que eu tenho seguido enquanto tinha o seu blog que infelizmente desapareceu
mas desengane-se, voce nao sabe tudo, nem voce nem eu foi isso que eu disse ,que com as ideias dos outros tambem aprendemos. terminam aqui as minhas interaçoes com o amigo Matos.
Cumpts

João Ramalho
Imagem
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Faça você mesmo bolo salgado

Essa conversa é para contrariar, não é? Caro amigo, peço desculpa se o ofendi. Repare numa coisa.
Essa teoria de dizer que ninguém sabe tudo é um grande barrete, você na sua profissão tem que saber o papel que desempenha, repare, no trabalho todos nós especializamo-nos em alguma coisa, nos pássaros é igual, uns especializam-se na criação de canários, outros noutras espécies percebe. Eu não lhe chamei mentiroso quando disse que você não sabe mentir.. Na verdade, você não sabe mentir percebe.
Olhe, eu não posso fugir à minha maneira de ser nem tenho idade para isso, tenho tentado modificar o meu feitio da maneira que posso, mas penso que você tem medo das pessoas diretas " frontais". Olhe, eu prefiro as pessoas de ideias claras e diretas, esses nunca atraiçoam, dizem o que têm a dizer percebe. Caro amigo não tenha medo de errar, isso faz parte da vida.
Se quiser ser meu amigo.. Se quiser ser, É... e mais uma vez se o ofendi peço desculpa não era essa a minha intenção. (..)
Boa continuação.
Avatar do Utilizador
paulosousa
***
Mensagens: 77
Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46
Localização: sevilha
Contacto: Sítio web

Re: Faça você mesmo bolo salgado

eu diria é essencial o bloco salgado :D eu uso mas compro. abraço amigo
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Faça você mesmo bolo salgado

Olá Paulo.
Não existe no mercado bloco salgado para aves de pequeno porte. Mas acredito que a moda vai pegar e de certeza que não irá faltar.
Bom, tudo começou assim; eu nunca falei sobre o bloco salgado, nunca falei nisso, mais ou menos 5 anos atrás, numa das minhas deslocações ao campo vi um pequeno bando de pintassilgos que voavam em torno "ao redor" de um desaterro e, numa das paredes laterais do buraco vi pintassilgos agarrados às paredes a comerem barro. Na altura fiquei perplexo ao ver os pintassilgos a comerem com tanta vontade. Depois de algum tempo levantaram voo e verifiquei a terra, era uma mistura de saibro e barro, cheguei a provar com ponta da língua e tinha um sabor salgado. Então retirei da parede um bom bocado e levei para casa. Coloquei o barro no viveiro mas não lhe pegaram. Fiz algumas pesquisas e não encontrei nada a esse respeito, mais tarde vim, a saber, que o bloco salgado já se usava nos pombos. Fiz algumas pesquisas e fiquei a saber que o bloco continha sal. Esse foi o ponto de partida para fazê-lo em casa, só tive que aprimorar a técnica em relação ao sal, o passo seguinte foi ver como eles comiam com satisfação. Além disso é bacano para corrigir o bico.
Amigo Paulo... Algumas pessoas podem dizer que não faz falta, mas a natureza é sábia, tem mais sabedoria do que todos nós juntos.

Nota: hoje só dou o osso de choco, "separado" os outros elementos são todos misturados com argila do campo...
Um abraço
Avatar do Utilizador
paulosousa
***
Mensagens: 77
Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46
Localização: sevilha
Contacto: Sítio web

Re: Faça você mesmo bolo salgado

é isso mesmo corrigir o bico tambem. eu não uso osso de choco,só grit e bloco salgado para pombos era a este que me referia amigo,até as cabras comem terra a procura de sal e não só amigo .e digo em certas aves é essencial pois estas não comem grit.a argila tambem remove certos venenos que plantas teem.abraço
Ruben Julião
Mensagens: 37
Registado: segunda, 10/mai/2010, 20:16

Re: Faça você mesmo bolo salgado

Boa dica
Só uma questão sr Edu,a argila o sr compra ou apanha-a no campo?

Cumps
Rúben Julião.
Ruben Julião
Mensagens: 37
Registado: segunda, 10/mai/2010, 20:16

Re: Faça você mesmo bolo salgado

Boa dica
Só uma questão sr Edu,a argila o sr compra ou apanha-a no campo?

Cumps
Rúben Julião.
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Faça você mesmo bolo salgado

Ainda bem que gostou da dica Rúben Julião, não compro, a do campo dá-me mais confiança.
Na verdade eu não sei se argila que se compra é tratada com algum produto percebe, vou ao campo por ser pura e isenta de produtos, tudo que venha da natureza é melhor.
Cumprimentos.
Ruben Julião
Mensagens: 37
Registado: segunda, 10/mai/2010, 20:16

Re: Faça você mesmo bolo salgado

Sr Edu por norma a argila costuma haver junto das ribeiras e em pedreiras certo?
Realmente tudo o que se possa apanhar na natureza para dar a passarada é sem dúvida o melhor.

Cumps
Rúben Julião.
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Faça você mesmo bolo salgado

Nas ribeiras e pedreiras não sei. Aqui pelos meus lados tenho dificuldade em conseguir barro. Desloco-me a serra tem barro por todo lado e não é preciso escavar. A argila em geral é de cor vermelha a acastanhada, argila das encostas de Valongo e S. da Cova são acastanhadas e amareladas. Contínuo a ir ao mesmo local.
Espero ter ajudado.
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Faça você mesmo bolo salgado

paulosousa Escreveu:eu diria é essencial o bloco salgado :D eu uso mas compro. abraço amigo
Paulo, as minhas observações foram muitas e cheguei a conclusão que eles têm necessidade de comer argila. Todos os dias comem uma pequena porção de argila. Os jovens pintassilgos agarram-se a comer com vontade, os bebedouros ficam todos manchados de amarelo. Os velhos, não sei se é por causa da muda de pena mas comem mais por estas alturas.
Paulo quando falo, em comer, eles comem mesmo, comem argila, as fezes ficam amarelas percebes.
Avatar do Utilizador
paulosousa
***
Mensagens: 77
Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46
Localização: sevilha
Contacto: Sítio web

Re: Faça você mesmo bolo salgado

Edu.Matos Escreveu:
paulosousa Escreveu:eu diria é essencial o bloco salgado :D eu uso mas compro. abraço amigo
Paulo, as minhas observações foram muitas e cheguei a conclusão que eles têm necessidade de comer argila. Todos os dias comem uma pequena porção de argila. Os jovens pintassilgos agarram-se a comer com vontade, os bebedouros ficam todos manchados de amarelo. Os velhos, não sei se é por causa da muda de pena mas comem mais por estas alturas.
Paulo quando falo, em comer, eles comem mesmo, comem argila, as fezes ficam amarelas percebes.
eu sei amigo.os velhos tambem comem e bem.eu compro pois aqui é so alcatrão amigo e tudo vai do sitio onde se apanha uma melhor outra pior.mas a sua ideia é optima.abraço

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”