Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Opinião sobre os tratamentos preventivos.

Olá a todos.
Opinião sobre os tratamentos preventivos.
Quero fazer uma pergunta a criadores de pintassilgos, queria saber se fazem tratamentos com regularidade e quantas vezes ao ano. Refiro-me obviamente a doença mais conhecida a coccidiose. Bom, o que me deixa pensativo e me intriga é que nem todos os anos são iguais. Vou dar como exemplo o meu caso, há 5 anos tive problemas no ano seguinte correu tudo bem no ano passado por esta altura, fiz um tratamento preventivo e mesmo assim no mês seguinte morreram-me alguns jovens pintassilgos. Este ano, ainda não fiz tratamento e esta acorrer de maravilha, de 47 filhotes até agora não morreu nenhum. No entanto tenho a dizer também não me morre assim muitos pássaros mas, quando acontece, acontece mesmo com tratamentos ou não.. Eu tenho uma opinião formada sobre este assunto, mas a dialogar é que a gente se entende.... Se não for pedir muito queria saber a vossa opinião.
Eduardo Matos
http://chantsoiseaux.blogspot.com/
Última edição por Edu.Matos em sábado, 24/set/2011, 15:10, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
paulosousa
***
Mensagens: 77
Registado: sábado, 03/mai/2008, 18:46
Localização: sevilha
Contacto: Sítio web

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

caro amigo matos vou dizer o que penso,isso das coccidioses para mim é uma grande treta.exemplo eu de ano a ano lavo as minhas grelhas de fundo e não vejo coccidioses nenhumas em varias especies.passo a citar aquilo que penso das coccidioses alimentação escessiva e na altura da muda muitos ainda carregam mais,eu tenho um voador enorme se meter as aves ai reduzo em muito as semente gordas apesar de ter lá 100 á sempre gulosos e depois as coccidioses que nada é mais que figadeira e dai apanham estas.causas stress dizem mais umas tretas isto só se for em aves selvagens as minhas as apanho á noite e mais uma vez nunca vi nada disso.e mesmo nas aves selvagens as coccidioses não são nada menos que alteração de comida,dai as do verão se aguentavam bem já de outubro novembro comerem só sementes muitas se vão pois nessa altura já tem uma alimentação variada.isto da criação destas aves todos temos os nossos segredos aqueles que adequirimos com os anos,seja que aves forem se divulga mas pouco.e muitas vezes por causa dos sabem tudo :D .meu preventivo alimentação alem da ginástica que fazem mas para isso é necessario saber por poleiros :lol: abraço a todos
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

Olá,

Em espécies sensíveis faz sentido serem realizados tratamentos antes das épocas criticas (Primavera e Verão) para reduzir o nivel de infecção. Convém também analisar a situação para ter a melhor opção de escolha entre anti-coccídeos e coccideostáticos que são coisas diferentes com funções diferentes.
Se existe um nivel elevado de coccideos não basta o tratamento. Tem que ser acompanhado de limpeza, e tratamento de reforço.

Cumps
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
loik
****
Mensagens: 432
Registado: terça, 08/jan/2008, 16:26
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

pode falar mais acerca de "coccídeos e coccideostáticos"?!
qual a diferença?
como se deve tratar\prevenir?!
cump
Fábio Lopes
http://www.aveslopes.webnode.com
Stam K-248
Associação Canaricultores Vila do Conde - Sócio nº 132
Registo Criador ICNB 11PT0139/B
loik
****
Mensagens: 432
Registado: terça, 08/jan/2008, 16:26
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

pode falar mais acerca de "coccídeos e coccideostáticos"?!
qual a diferença?
como se deve tratar\prevenir?!
cump
Fábio Lopes
http://www.aveslopes.webnode.com
Stam K-248
Associação Canaricultores Vila do Conde - Sócio nº 132
Registo Criador ICNB 11PT0139/B
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

Pode ler sobre coccídeos e coccidiostáticos.
http://www.cantoefibra.com.br/Artigos/Isospora.htm
loik
****
Mensagens: 432
Registado: terça, 08/jan/2008, 16:26
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

e já agora,para cada um dos casos,o que recomendam?
cump
Fábio Lopes
http://www.aveslopes.webnode.com
Stam K-248
Associação Canaricultores Vila do Conde - Sócio nº 132
Registo Criador ICNB 11PT0139/B
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

Olá,

O Eduardo já deixou um link com uma boa explicação.
Colocando a coisa de forma simples, os anti-coccideos ("Baycox"=Toltrazuril ou Diclazuril) podem ser usados em casos em que as aves demonstram sinais de infeçcão aguda (quando já estão doentes com coccidiose), pois o objectivo é mesmo matar os protozoários. Tem a desvantagem de poder não actuar sobre infecções secundárias.
Na forma de prevenção o mais comum é o uso de sulfas (sulfadimetoxina, sulfametazina...) algumas das quais têm também acção sobre bactérias. Neste caso o objectivo é interromper o ciclo.
Não é qualquer recomendação, apenas indicação dos principios mais comuns.

Cumps,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
loik
****
Mensagens: 432
Registado: terça, 08/jan/2008, 16:26
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

exactamente e só assim é que a gente aprende...
baycox é extremamente dificil de encontrar...
não ha outro?
para a segunda situaçao que falou,o sulfaprime,serve ou é pouco eficaz?
cump
Fábio Lopes
http://www.aveslopes.webnode.com
Stam K-248
Associação Canaricultores Vila do Conde - Sócio nº 132
Registo Criador ICNB 11PT0139/B
loik
****
Mensagens: 432
Registado: terça, 08/jan/2008, 16:26
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

exactamente e só assim é que a gente aprende...
baycox é extremamente dificil de encontrar...
não ha outro?
para a segunda situaçao que falou,o sulfaprime,serve ou é pouco eficaz?
cump
Fábio Lopes
http://www.aveslopes.webnode.com
Stam K-248
Associação Canaricultores Vila do Conde - Sócio nº 132
Registo Criador ICNB 11PT0139/B
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

Olá a todos.
Hoje pela manhã fui tratar os pássaros e num olhar rápido vi algo que me chamou atenção, vi um jovem pintassilgo parva mutado com pouca alegria com sinais mais que suficientes para chamar atenção, o desinteresse demonstrado pelos alimentos alertou-me que estava na altura de atuar, sem olhar para trás ministrei na água de bebida Baycox para todas as aves. Bom, é só para alertar aos colegas que a coccidiose ataca os jovens pintassilgos precisamente nestes dois meses Setembro, Outubro portanto nãõ adormeçam. Pela manhã a minha primeira reação foi lembrar-me deste post por considerá-lo importante para o esclarecimento desta doença. Bom, a limpeza ajuda mas não é tudo parece-me não ser suficiente a coccidiose é uma ameaça constante e no meu ponto de vista é difícil de controlar "mesmo que sejamos rigorosos com a limpeza" ela aparece sempre e ataca por estas alturas. A mudança repentina da temperatura no meu ponto de vista é suficiente para despertar a doença, ataca quando as aves estão propícias ou seja quando o sistema imunológico dos jovens pintassilgos convida... Meus caros amigos, isso acontece sempre nesta fase, nesta fase o sistema imunológico não está suficientemente desenvolvido o mesmo não acontece com as aves 2 anos de idade. Bom, parece-me importante dizer que eu sou um fanático das limpezas e mesmo assim, (a doença), não deixa de atacar as minhas aves, o que quero dizer é o seguinte não seja casmurro faça tratamentos prevenções. Sem prevenções poucos escapam, "eu já fui casmurro" mas o tempo não para de moldar a minha maneira de agir e de pensar. Não adormeçam.
Cumprimentos a todos.
Última edição por Edu.Matos em sábado, 24/set/2011, 15:09, editado 1 vez no total.
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

Boa Tarde.

Amigo Eduardo ,fizeste bem em abrir este tema .
Eu faço duas curas de prevenção Anual da Coccidiose , a primeira é a partir de 15 de Setembro e a segunda a 15 de Fevereiro mas ja com uma preparação completa para depois não aver nos nascimentos das crias o ponto preto ,depois dos filhotes serem separados dos pais nunca tive prublemas com os meus passaros ,faço semanalmente limpesa dos fundos dos viveiros , puleiros e dos bebedouros, é fundamental tambem dar diariamente alimentação e a agua sempre frescas ,assim tambem evitamos a praga da coccidiose , se a limpesa não for feita os passaros calcão as fezes depois o passaro vai limpar as patas com o bico e ai esta a fazer a transmição.
O ESB3 é dado como preventivo .
O Baicox é para tratamento
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.
http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/ CLIQUEM
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

Olá Manuel. Só queria saber porque é que o meu post nunca aparece no Índice do fórum. Até parece que está alguém a controlar (o que escrevo) e faz o que bem lhe apetece... Siga tenho um palpite enfim)
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

Boas.

Amigo Eduardo, eu vejo o teu poste no Índice do fórum , era bom que outros foristas confirmacem se veem o não.

So outra coisa , uma alimentação equelibrada é muito importante para se ter os pintassilgos em boa saude .
O vinagre de cidra é indespençavel 2 dias seguidos por semana.
Imagem
Cump.
Manuel Marinho.
http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/ CLIQUEM
Edu.Matos
Mensagens: 43
Registado: terça, 23/ago/2011, 14:45

Re: Opinião sobre os tratamentos preventivos.

Grande Manuel no seu melhor.
Amigo Manuel, eu não me queixo dos meus métodos. Para condições que tenho penso que são apropriadas, não tem nada a ver com o que se dá as aves, a doença aparece e não à nada que se possa evitar percebe, se fosse assim, com vinagre e com boa alimentação limpeza etc, tenho a certeza que não tinha doenças e muito menos a coccidiose. A única coisa que de facto resulta são as prevenções sem as prevenções é tiro e queda, morrem. Bom, sobre o baycox, eu não quero outra coisa os resultados são fantásticos tanto para cura como para prevenir.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”