Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Cumprimentar, agradecer... custa assim tanto?!

Olá a todos,

O que vou dizer não se aplica óbviamente aos membros mais antigos, mais assíduos do Forum.
O que se passa é que tenho reparado que alguns dos membros mais recentes, ou menos assíduos do Forum, ao postarem as suas perguntas, dúvidas, não usam algumas das regras mais básicas e elementares da boa convivialidade, tais como cumprimentar, sei lá, um simples "Olá", um "Bom dia", como também esquecem o simplíssimo "Obrigado", já para não falar de raramente alguns utilizarem o elementar "Por favor"...
Será assim tão difícil? Custa assim tanto?

Confesso que normalmente tenho uma certa relutância em responder a questões de pessoas que não usam este mínimo dos mínimos das regras da boa convivência (e quando o faço não me consigo impedir de responder da mesma forma, sem um "Olá", nem "Cumprimentos"), e acredito que outros pensam como eu e que se as perguntas e dúvidas fossem formuladas utilizando algumas destas pequenas regras, decerto essas pessoas obteriam ajuda mais detalhada e mais rápidamente.

Por favor, façam um pequeno esforço, para aqueles que não usam estas pequenas fórmulas de "politesse" garanto-vos que não dói, não custa mesmo nada, e todos ficamos a ganhar :wink:

Cumprimentos,

Dolfo
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Aldeia global

:D Ola a Todos!

Dolfo, infelizmente tenho de concordar e já abordei aqui este assunto.

Neste mundo virtual por de trás do nosso monitor existem pessoas, que tem sentimentos e que interagem connosco. Não temos presença física, mas lembro que as pessoas estão lá.

Nas aldeias todos se conhecem e cumprimentam-se também nesses locais existe um espírito de entre ajuda.

Pergunto onde esta a diferença entre o mundo real e virtual nesta aldeia global?

Com amizade, :)
cjdmc
***
Mensagens: 56
Registado: sexta, 13/abr/2007, 10:41

Boas tardes,

apesar de ter aqui, neste forum, pouquissimas intervenções, comparado com outras pessoas, mas já tenho muitos anos de boa educação.

Realmente solidarizo-me com essa situação, a Saudação não se deve negar a ninguém.

E o "por favor" e "obrigado" cabe em todo o lado.

Em relação a mim, caso tenha alguma vez falhado, foi mesmo sem querer !! :oops:

Um abraço a todos .

Carlos Costa.
Avatar do Utilizador
BrunoSilva
***
Mensagens: 161
Registado: terça, 13/mar/2007, 10:35
Localização: Terceira - Açores

Olá a todos,

E como já foi tudo dito, apenas tenho de dizer que concordo com tudo o que foi atrás mencionado.

Cumprimentos.
Imagem

Cumprimentos,

Bruno Silva | STAM 316AG
Avatar do Utilizador
BrunoSilva
***
Mensagens: 161
Registado: terça, 13/mar/2007, 10:35
Localização: Terceira - Açores

Olá a todos,

E como já foi tudo dito, apenas tenho de dizer que concordo com tudo o que foi atrás mencionado.

Cumprimentos.
Imagem

Cumprimentos,

Bruno Silva | STAM 316AG
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Amigo Armando, amigo Carlos Costa, amigo Bruno,

Obrigado pelo vosso apoio, suporte, compreensão, e por serem daqueles que nunca esquecem as boas maneiras mesmo neste mundo virtual, do qual este Forum é, para citar o amigo Armando, uma "aldeia" como muitas outras, da qual nós, os seus membros, somos os seus"habitantes".
Assim sendo, tal como refere o Armando, custa-me de facto entender porque alguns se esquecem de tão elementares regras, que como diz o Carlos Costa, "cabem em todo o lado".
Em relação a mim, caso tenha alguma vez falhado, foi mesmo sem querer !! :oops:
Carlos, falhar todos falhamos, não há ninguém perfeito, e não é óbviamente isso que está em causa :wink:

Aquilo a que me refiro são, é claro, aquelas pessoas que o fazem por sistema e que chegam aqui e não participam, não dão nada à nossa aldeia, mas que quando "aqui d'el rei", limitam-se a fazer perguntas (sem o mínimo das tais regras de boas maneiras!), como se isto fosse 1 serviço pago (e mesmo aí, claro, nunca fica mal o "por favor" e o "obrigado") onde os que podem ajudar estivessem aqui à disposição de quem chega, para os servir, como se tivessem alguma obrigação de fornecer toda e qualquer informação "gratuitamente" (ou seja, sem sequer os elementares "Por favor" e "Obrigado").

Felizmente que a imensa maioria dos membros não cabe de todo nesta categoria :D

Já o referi no 1º post do tópico e volto a repeti-lo, utilizar 1 mínimo de boas maneiras torna tudo mais agradável para todos, incluindo para os visados, se é que me faço entender :wink:

Os melhores cumprimentos,

Dolfo
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

ola

infelizmente também tenho que concordar com tudo o que foi escrito anteriormente... e como o amigo Carlos também referiu, se alguma vez me esqueci das regras de boa educação foi sem intensão

;)

um abraço a todos

LuixFlip
xef
Site Admin
Mensagens: 228
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

Viva,


Penso que ninguém esquece os cumprimentos por mal, já esquecer-se de agradecer é outra história.

O que se passa é que estamos num fórum e os fóruns costumam ter uma "netiqueta" própria em que essas questões de iniciar cada mensagem com um cumprimento são esquecidas.
Frequento diversos fóruns nacionais e internacionais especialmente sobre tecnologia, videojogos ou generalistas.
A mim não me faz propriamente confusão, porque os participantes costumam manter conversas continuas e bastante activas e não faz muito sentido estarem-se a cumprimentar de 5 em 5 minutos por exemplo. Nesse caso é uma questão de hábito.

Neste fórum criou-se uma "netiqueta" um pouco diferente, mais pessoal. O que não acho mal.
Mas compreendo aqueles que se esquecem, podem não estar ainda ambientados a este fórum.


Bruno
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Olá LuixFlip, olá Xef,

Obrigado pelos vossos posts.
Penso que ninguém esquece os cumprimentos por mal, já esquecer-se de agradecer é outra história.
Xef, eu utilizei a palavra "esquecer", mais para ser simpático e não criar atritos do que outra coisa. Na realidade não penso que os que por regra não usam nenhuma das fórmulas que referi o façam por esquecimento, e as palavras que definem tal comportamento seriam decerto mais "cruas", ou eventualmente até "agressivas" para alguns, de modo que... :wink:
O que se passa é que estamos num fórum e os fóruns costumam ter uma "netiqueta" própria em que essas questões de iniciar cada mensagem com um cumprimento são esquecidas.
Compreendo o que queres dizer, e na minha forma de ver isso aplica-se quando já se iniciou uma conversa que segue no mesmo dia com vários posts, posts resposts, etc. Aí é normal que se utilize a saudação no 1º post, e o mesmo não seja obrigatóriamente necessário nos seguintes. Mas o "obrigado" e o "por favor", não vejo razão para não se manterem ao longo da conversa.

Mas bom, para que fique claro, refiro-me sobretudo aos:
- 1os posts dum novo tópico, com perguntas, dúvidas, e onde não vês nenhuma das fórmulas a que já me referi (basta percorreres os diferentes tópicos para encontrartes alguns exemplos).
- novos posts a meio dum tópico, de alguém que até aí não tinha participado nele, com perguntas, e sem utilizar nenhuma das ditas fórmulas (mais uma vez basta percorreres os diferentes tópicos para encontrares alguns exemplos).
Frequento diversos fóruns nacionais e internacionais especialmente sobre tecnologia, videojogos ou generalistas.
Eu também frequento pelo menos 1 boa dúzia de Forums sobre os mais variados temas (sobretudo internacionais; a bem dizer actualmente este é o único Forum nacional em que participo activamente, embora seja membro de mais um nacional) e na imensa maioria deles as fórmulas a que me refiro são geralmente utilizadas.
Como referiste antes, a saudação não se justifica necessáriamente a partir do 2º post com a mesma pessoa (mas o "obrigado" e o "por favor", como diz mais acima o amigo Carlos Costa, "cabem em todo o lado"!), mas se outra pessoa entrar na conversa, aí parece-me que a saudação já faz todo o sentido.
Mas claro, esta é apenas a minha opinião.

Outra coisa é escrever-se o nome (ou o pseudónimo, isso pouco importa porque para todos os efeitos o pseudónimo é o nome que o membro adoptou dentro do Forum, e tem tanta validade como o verdadeiro nome) em minúsculas.
Se reparares, mesmo com aqueles membros que adoptam 1 pseudónimo em minúsculas, ainda assim quando me dirijo a eles escrevo a 1ª letra em maiúsculas :wink:

Cumprimentos,

Dolfo
xef
Site Admin
Mensagens: 228
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

Boas Dolfo,

Há situações em que não se dispensa mesmo alguma dessas fórmulas. Especialmente quando se pede algo.

Entrar num fórum, pedir ajuda sem cumprimentar ou dizer por favor e no final de ser ajudado não agradecer é de facto muito rude.

Entrar numa conversa a meio sem um cumprimento, já depende do ambiente que se vive no fórum.
Neste em concreto instalou-se o hábito de cumprimentar, o que não acho mal. Dá um toque mais pessoal.

Pessoalmente, reconheço que por vezes me esqueço, por força do hábito, mas vou tentar não me esquecer.

Uma coisa que sugiro é que todos aqueles que são ajudados, tentem de alguma forma retribuir o favor, ajudando quando souberem e puderem. E quando não têm segurança no que estão a dizer deixar isso bem claro com um "penso que" ou algo parecido.

Digo isto porque já vi pessoas em outros fóruns responderem a uma dúvida dizendo barbaridades que o coitado que recebeu a ajuda aceitou como válidas...


Bruno
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Olá Bruno,
Há situações em que não se dispensa mesmo alguma dessas fórmulas. Especialmente quando se pede algo.
Estou 100% de acordo contigo.
Entrar num fórum, pedir ajuda sem cumprimentar ou dizer por favor e no final de ser ajudado não agradecer é de facto muito rude.
Era precisamente disto mesmo que eu falava :wink:
E também aqui estamos 100% de acordo.
Neste em concreto instalou-se o hábito de cumprimentar, o que não acho mal. Dá um toque mais pessoal.
Eu acho que isso dá mais do que 1 toque pessoal, um óptimo ambiente ao Forum, daí já quase só frequentar este Forum, dos vários internacionais sobre aves de que sou membro.
E quando alguma "ave rara" de certo modo não respeita este ambiente amigável e educado... pessoalmente mexe com a minha forma de estar na vida.
Uma coisa que sugiro é que todos aqueles que são ajudados, tentem de alguma forma retribuir o favor, ajudando quando souberem e puderem. E quando não têm segurança no que estão a dizer deixar isso bem claro com um "penso que" ou algo parecido.
Óptima sugestão, que eu próprio sempre adoptei :wink:

Cumprimentos,

Dolfo

Voltar para “Suporte / Sugestões / Novidades”