jpedromr
Mensagens: 9
Registado: quinta, 01/dez/2011, 21:27

Criar periquito a mao-AJUDA!!!

Boas, estou a criar um periquito à mão. Tem 3 semanas e dei hoje de manhã a papa pela 4ª vez. Noto que de cada vez que vou dar a papa ele vai aceitando melhor. Parece os putos pequenos, no inicio está todo irrequieto, mas depois que pega na "chucha" já não larga.

O problema é que fico eternidades a dar-lhe a papa, cerca de 45 min, e a papa acaba por ficar fria. Outro problema é que acho que nunca lhe consigo encher o papo em condições. Tenho medo que o bichinho esteja a passar fome.

Estou a alimenta-lo com uma seringa, mas sem sonda. Dou-lhe a boca e ele fica ali parece que a mamar!
BaNnEd
***
Mensagens: 205
Registado: sexta, 12/fev/2010, 21:05
Localização: Guimaraes

Re: Criar periquito a mao-AJUDA!!!

Bom dia,

Bem pelo que percebi demora muito tempo na dar a papa logo deve estar a dar num curto espaço de tempo e ele não tem "tempo" de ficar com fome e só como quando lhe apetece. . .

Com essa idade ele deve comer +/- 4 vezes por dia cerca de 3/5ml de comida . . .

Quantas vezes está a dar papa??

Abraço
jpedromr
Mensagens: 9
Registado: quinta, 01/dez/2011, 21:27

Re: Criar periquito a mao-AJUDA!!!

Boas, a informação que tinha era 6 a 7 vezes, mas nunca lhe dei as 7 vezes. Dei ontem a 1ª vez as 9 da noite, depois a meia noite, quase 8 da manha, quase 11 e acabei agora de lhe dar novamente. Faço sempre intervalos de cerca de 3 horas.

Os 3 ml se não os dei andou la perto. Enchi com 2 ml e mais um bocadinho, por isso deve ter chegado perto disso.

Eu vejo que a papa vai para o papo, mas acho que fica na mesma muito vazio.

Agora ele está a dar uma espécie de espirros, até tenho medo que lhe tenha entrado papa para o nariz ou assim! :roll:

Edit: Também estava a espera que ele começasse a vir a seringa, mas custa muito a pegar. É dificil começar a dar-lhe. Não sei se é pela situação que falou da falta de fome ou se é por ainda nao estar habituado.

Ja parou com aquela especie de espirradelas! Ufff, que alivio! :D

A papa que lhe estou a dar é a nutribird A21.
jpedromr
Mensagens: 9
Registado: quinta, 01/dez/2011, 21:27

Re: Criar periquito a mao-AJUDA!!!

Amigo BaNnEd, acertou em cheio!!! O bicho não tinha era fome e andava eu aqui a forçar para ele comer... :oops:

Acabei de lhe dar a papa, ou seja, passaram quase 6 horas desde a ultima vez. Pegou perfeitamente, foi ele mesmo a seringa e ficou la a "chuchar". A papa que dei comeu-a e nem sujou nada. Não consegui foi dar-lhe os 3 ml. Devo ter dado uns 2, mas olhando para a seringa e pondo ao lado do bicho acho que 3 ml é bastante.
BaNnEd
***
Mensagens: 205
Registado: sexta, 12/fev/2010, 21:05
Localização: Guimaraes

Re: Criar periquito a mao-AJUDA!!!

Boa noite,

Pois também me parecia que o problema era mesmo papa a mais num curto espaço de tempo, 7 vezes só se ele tivesse prai 6 dias . . .

Se ele só quiser 2 e pouco não faz mal porque se tiver fome quando der outra vez ele já come mais, eu como nunca criei periquitos não sei quanto comem, a papa que esta a dar é muito boa . . .

Pois se ele tiver fome come rápido, em 2 minutos tem que conseguir dar a papa porque se não fica fria e nao tem outra solução se não deitar fora. . .

Abraço
jpedromr
Mensagens: 9
Registado: quinta, 01/dez/2011, 21:27

Re: Criar periquito a mao-AJUDA!!!

Boas,

Come lindamente! Eu acho que isto não há receita certa em relação ás quantidades e aos intervalos de tempo. É como uma criança.

Eu agora dou-lhe a quantidade que ele comer. Ponho a seringa e enquanto ele comer eu deixo estar, não sei se estou a fazer da forma correcta.. Agora até acho é que fica com o papo muito cheio! :lol:

A parte disto tudo estou a gostar muito da experiencia. As duas primeiras vezes que se da a papa é mais complicado. Depois que eles aprendem é tudo mais facil.
jpedromr
Mensagens: 9
Registado: quinta, 01/dez/2011, 21:27

Re: Criar periquito a mao-AJUDA!!!

Boas, venho aqui com novidades.

O periquito está criado, deixou a papa e come lindamente.

Está de perfeita saúde, não para quieto e é muito meiguinho. Adora estar ao pé das pessoas inclusivé em cima delas! :lol:

Gostaria de saber se acham necessário dar-lhe algum suplemento ou vitaminas, porque penso que passar de uma papa cheia de nutrientes e vitaminas para sementes simples pode não ser a situação ideal.

Devo comprar alguma vitamina ou algo do genero para dar além das sementes?

Obrigado

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”