Avatar do Utilizador
lanheses
Mensagens: 15
Registado: quinta, 29/dez/2011, 21:47
Localização: viana do castelo

Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Antes de mais um saudoso comprimento a todos os membros de Avespt.com.

Como o titulo do tópico refere sobre o dimorfismo sexual da galinha de angola eu vim aqui vos questionar sobre umas duvidas ás quais me deparei na sexta feira passada ao colocar o meu suposto casal de "fracas" nas novas instalações que eu lhes proporcionei.

As instalações tem duas divisões ás quais uma das divisões é a nova casa das "fracas", ao colocar lá o suposto casal o suposto macho começa a cantar ESTOU-FRACA ESTOU-FRACA (com um tom de voz um pouco baixo) ora a suposta fêmea também começa a cantar para não deixar de ser solidaria ESTOU-FRACA ESTOU-FRACA, logo pensei: Vou ter de arranjar um macho para estas meninas... De repente a suposto fêmea começa a fazer o dito som do macho CARRA-CARRA-CACA-CARRA-CACA ora o suposto macho que tinha passado a ser a fêmea começa também com a mesma conversa CARRA-CARRA-CACA-CARRA-CACA.... :?

Ora a minha pergunta é a seguinte; Será que pelo cantar das galinhas de angola destingir o dimorfismo sexual é um pouco inseguro?

Anatomia:

1- O casal tem o mesmo tamanho.

2- O suposto (para mim) macho que canta o CARRA-CARRA-CACA-CARRA-CACA a bom som .

2.1 Tem o chifre mais pequena que a fêmea.
2.2 Não tem esporo.
2.3 Tem a pena branca na asa.
2.4 Tem as cenas por baixo do bico pequenas. (Não me ocorre o nome de momento)


3- A suposta fêmea que canta a bom som ESTOU-FRACA ESTOU-FRACA .

3.1 Tem o chifre maior que o suposto macho.
3.2 Não tem esporo.
3.3 "Acho" que também tem a pena branca.
3.4 Tem as cenas por baixo do bico maiores que a suposto macho.

Nota: Sobre a pena branca na asa da fêmea, tenho quase a certeza, acho que a minha vista não me pregou uma partida ou sou eu que nem quero acreditar como é que me vou desvendar este mistério... :?

Será que estas diferenças podem ser da idade de cada ave?

Existe outro método de ver o sexo dos dois, qual e como?

Sei que existe muita informação pela web, mas quanto mais leio, mais confuso fico... Peço que me ajudem com isto. Já que está aqui uma contradição ...

Desculpem o "testamento".

Obrigado e bom fim de semana...
Pjsm
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Boas

Em adultas as fracas são facilmente identificaveis, o macho é maior, tem o corno e as duas "orelhas" maiores de meias abertas para fora, as femeas são mais pequenas, tem o corno mais pequeno e essas "orelhas" são mais pequenas y mais direitinhas. O cantar é como têns referido e muito bem, as femeas é o "ESTOU-FRACA" e o macho o "CARRA-CARRA..." mas quando estão assustadas poderão fazer todas este CARRA-CARRA... assim as femeas poderão cantar como os machos mas os machos nunca cantam o ESTOU FRACA..
Se conseguires por umas fotos aqui era bom para podermos ver melhor essas diferenças
encontrei uma foto em que se distingue o macho da femea ( macho esquerda e femea á direita da foto)
http://arpose.blogspot.com/2011/12/merc ... tadas.html
Avatar do Utilizador
lanheses
Mensagens: 15
Registado: quinta, 29/dez/2011, 21:47
Localização: viana do castelo

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Boas Sr trogopa.

Realmente se é como me diz sobre o macho não cantar de forma alguma o "ESTOU-FRACA" deduzo que sejam duas fêmeas... Mas, neste caso tem um mas: Hoje de manha andei a olhar com mais atenção para as penas da ponta das asas e em ambas tem a pena branca, o que significa que são machos, certo? :?

Elas cantam as duas o "Estou-fraca", o que posso interpretar que sejam duas fêmeas e uma delas é deste ano e a outra supostamente tem dois anos de vida... Só assim encontro explicação para uma ter o chifre consideravelmente maior e os brincos por baixo do bico também maiores que a outra, que cantava mais o "estou-fraca"....

Amanha vou tentar tirar umas fotos para depois colocar aqui, pode ser que me consiga ajudar. :oops:

Obrigado, Cpts.

Pedro
Pjsm
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Boas

É melhor colocar aqui umas fotos para vermos melhor e chegarmos a alguma conclusão.
Avatar do Utilizador
lanheses
Mensagens: 15
Registado: quinta, 29/dez/2011, 21:47
Localização: viana do castelo

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

[img]http://i1157.photobucket.com/album ... .jpg[/img]
Esta é a suposta fêmea que canta a bom som o "ESTOU-FRACA".

[img]http://i1157.photobucket.com/album ... .jpg[/img]
Este é o suposto macho que canta com alguma frequência o "CARRA-CACA"


O que me está a parecer é que são as duas fêmeas, pois a primeira imagem a fraca tem o chifre e os brincos maiores que o da segunda imagem, o que tem como explicação a idade delas. Uma deve ser mais velha um ano +/- a da imagem de cima...

O que me deixa mais alarmado é que ambas tem a pena branca nas asas e ambas cantam o "CARRA-CACA". Embora não tenham esporo, cantam também como as fêmeas "ESTOU-FRACA"...

Supostamente se o macho é impossível cantar como a fêmea, devo de ter a resposta aqui! São duas fêmeas... :?

De qualquer das formas se precisares de mais fotos das aves mais detalhadas diz, para eu poder saber com o que contar....lol

Cpts
Pjsm
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Boas

Pelas fotos não tenho duvidas que a da primeira foto é uma femea. a da segunda foto parece um macho jovem, apesar de dizeres que tem o corno mais pequeno parece mais largo do que o da femea e os brincos são pequenos mas mais largos, ou seja, estão apontados para os lados e não para baixo como na femea.
tenta tirar umas fotos da cabeça de frente para poder ver os brincos.
Avatar do Utilizador
lanheses
Mensagens: 15
Registado: quinta, 29/dez/2011, 21:47
Localização: viana do castelo

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Boas tragopan.

Aqui ficam as fotos, foi o melhor que consegui...lol

"MACHO"
Imagem


Imagem

A "FÊMEA"

Imagem

Imagem

A pena branca na asa da dita fêmea.

Imagem

Hoje estive a falar com o individuo que me vendou, e questionei sobre o dito macho cantar de vez em quanto o "ESTOU-FRACA". ELE RESPONDE: Podem cantar mas não é um som muito definido.
Realmente é uma som um pouco mais fraco que o da fêmea mas mesmo assim parece o "ESTOU-FRACA" convencional... Também me garantiu que era um casal...

O que achas disto camarada? Faz a tua analise mediante as fotos e o que vires ir de acordo aos teus conhecimentos...lol
Espero que as fotos sirvam, se não diz que eu vou tentar tirar mais...

Bom fim de semana, Cpts.

Pedro.
Pjsm
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Estas ultimas fotos vêm reforçar a minha ideia de que é um casal, no entanto o macho ainda é jovem e deve ser dos ultimos do ano pelo estado de desenvolvimento.
Quanto ás penas brancas não tem nada a ver com o sexo, tal como o facto de não terem esporões é normal, pois normalmente não têm esporões, só no caso das pintadas vulturinas é que estão presentes uns pequenos esporões.
Outra questão que podes ver a diferença entre machos e femeas é o facto de que os machos estão sempre numa postura mais vertical, ou seja, estão mais alerta enquanto as femeas têm uma postura mais horizontal. Assim deves reparar que o macho anda sempre mais atento ao que se passa em redor deles enquanto a femea só vai ficar alerta quando ele der o alarme.
Avatar do Utilizador
lanheses
Mensagens: 15
Registado: quinta, 29/dez/2011, 21:47
Localização: viana do castelo

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Boas tragopan

Já fiquei mais esclarecido sobre as minhas fracas "pintadas", desconhecia por completo como as distinguir... Agora já estou mais elucidado, e grato pela tua ajuda! :o

Já agora, elas começam a postura por volta de Março não é?


Obrigad e cpts.. 8)
Pjsm
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Boas

Normalmente começam por volta dessa altura, no entanto depende muito de varios factores . O macho se for muito jovem poderá não fecundar os ovos. Espero que tenhas exito com as tuas fracas.
Avatar do Utilizador
lanheses
Mensagens: 15
Registado: quinta, 29/dez/2011, 21:47
Localização: viana do castelo

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Boas.

Pois realmente se ele for muito novo... Sou capaz de ter alguma sorte e ele copular a femea lá para Maio/Junho... Quero pensar desta forma para não pensar que elas levam 11 meses a atingir a maturidade sexual, vai dai que so lá para Agosto, ou não...

Obrigado.

Cpts.
Pjsm
Avatar do Utilizador
lanheses
Mensagens: 15
Registado: quinta, 29/dez/2011, 21:47
Localização: viana do castelo

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

tragopan Escreveu:Boas

Normalmente começam por volta dessa altura, no entanto depende muito de varios factores . O macho se for muito jovem poderá não fecundar os ovos. Espero que tenhas exito com as tuas fracas.
Boas tragopan.

Vim aqui dizer que tinhas razão sobre o sexo das fracas. No dia 6deste mês(4) começaram a postura; parti um ovo para ver se tinha galadura e lá estava a galadura... Realmente era o macho o mais novo...lol

Obrigado! 8)

Cpts
Pjsm
Avatar do Utilizador
lanheses
Mensagens: 15
Registado: quinta, 29/dez/2011, 21:47
Localização: viana do castelo

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

tragopan Escreveu:Ainda bem :D :D :D :D :D :D

Boas tragopan..

Surgiu-me uma duvida se poderes dar "uma luz"...lol; cá vai... :arrow:

Quantos ovos por semana as galinhas de angola põem?

As minhas tem posto um ovo por dia... O problema é que neste url (http://www.manera.feis.unesp.br/fazenda ... a/aves.htm) dizem que elas só põem 3 por semana...

Será que são as duas fêmeas?

Nota: Aparece um por dia sem interrupções, e nunca vi dois no mesmo dia... Também abri um ovo dos primeiros que ela colocou e estava lá a galadura ou pelo menos pareceu q era aquilo, uma pinta "branca" no ovo... Hoje estive a olhar pelo ovoscopio e não vi nenhum embrião a desenvolver (coloquei alguns ovos à 7 dias)...

Cpts
Pjsm
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Dimorfismo sexual da galinha de angola "Fraca"

Podes facilmente saber se são 2 femeas, basta separar os 2 e vês se aparece ovos nos 2, mas pelas fotos parecem mesmo um casal.
Não é normal porem todos os dias, normalmente fazem-no com um intervalo de 1 ou 2 dias, as vezes fazem-no seguido mas por qq alteração hormonal.
se puseste os ovos à 7 dias já devias ver o embrião.

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”