NunoSantos
****
Mensagens: 358
Registado: terça, 24/out/2006, 21:45
Localização: Ourentã - Cantanhede
Contacto: Sítio web

A. Roseicollis Lutino x A.Roseicollis Verde

Olá,
Aqui pesquisando pela mundo da net estive a ver uma página http://br.geocities.com/curval2/tab_mutacoes.htm onde na tabela dos cruzamentos de mutação sex-linked, diz que ao cruzar-mos uma macho lutino com uma fêmea normal o resultado obtido é 50% machos verdes e 50% fêmeas lutino, isto é mesmo verdade? É que eu tenho um casal assim formado e nas duas posturas bem sucedidas deste casal, a primeira só com uma cria lutina (fêmea, acho eu) e agora na segunda postura com 3 crias, 1 verde e duas lutinos; de acordo com este artigo quer dizer que as duas crias lutinos são fêmeas e o verde é macho?

Obrigado,
NunoSantos
****
Mensagens: 358
Registado: terça, 24/out/2006, 21:45
Localização: Ourentã - Cantanhede
Contacto: Sítio web

Continuando com a minha pesquisa, fui parar a um site de um criador de agapornis também bastante conceituado na criação desta espécie, onde indica o mesmo resultado... então é mesmo verdade?
Pergunto então, para obter machos lutinos com as crias que tenho obtido o que terei de fazer é juntar esta cria verde portadora de lutino com uma fêmea lutina (a fêmea obtida na primeira postura)?
Como as aves são de posturas diferentes mas dos mesmos pais posso ter problemas de consanguinidade?
Se assim for, significa que com os meus não consigo tirar machos lutinos sem correr o risco da consanguinidade? Coisa que não me interessa em abosluto…
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

“50% machos verdes e 50% fêmeas lutino”

È verdade, mas atenção que os machos verdes são portadores de lutino

Para tirar machos lutinos o melhor é cruza-los com fêmeas lutinas não relacionadas.
Pedro Ramalho
NunoSantos
****
Mensagens: 358
Registado: terça, 24/out/2006, 21:45
Localização: Ourentã - Cantanhede
Contacto: Sítio web

Obrigado Pedro,
Vou então tentar trocar uma das minhas fêmeas lutinas por a de outro criador, para não vir a ter problemas de consanguinidade, até vai ser bom pois tenho 9 agapornis e acho que dos 9, 8 são fêmeas, assim aproveito e já troco tb mais algumas fêmeas por machos para poder formar casais sem correr o risco de consanguinidade.

Agora um aparte, quando é que o amigo Pedro volta a escrever alguns artigos sobre estas magnificas aves? Ontem domingo estive um bom bocado de tempo a ler alguns artigos seus e gostei bastante, os meus parabéns.

Voltar para “Exclusivo: Agapornis”