Paulo Tentilhão
Mensagens: 2
Registado: quinta, 27/out/2011, 13:17

Criação de tentilhões

Boa tarde.
Sou o Paulo Tentilhão e sou criador de fauna europeia à 28 anos.Criei pintassilgos, chamarizes, lugres, pintarroxos, verdilhões, dom fafes e tentilhões, também criei hibridos: pintassilgo x canaria, lugre x canaria, chamariz x canária, pintarroxo x canária e verdilhão x canária.
Desde 2008 dediquei-me à criação de tentilhões, tendo obtido alguns resultados positivos, pois estas aves sempre me fascinaram pela sua beleza, pela sua postura, pela sua agressividade e pelo seu canto.
Fiz ao longo de muitos anos estudos sobre estas aves no terreno, dai ter adquerido muitos conhecimentos, inclusivé no que diz respeito á diversidade da leitura dos seus cantares,(os quais sei ler).
A criação destas aves em cativeiro não é facil, isto porque estas aves durante a criação são totalmente insectivoras,dando aos seus filhotes somente insectos e de preferencia vivos.
As aves que criei foram todas alimentadas com trelas e grilos pequenos, mesmo assim perdi muitas aves.
Sei por experiencia que só trelas não chega,(pois as pequenas aves não conseguem ultrapassar os sete primeiros dias), pois falta-lhes uma protaína, a qual se encontra nos grilos, mas mesmo assim acho que falta mais qualquer coisa.
Também já criei tentilhões á mão, mas só consigo cria-los apartir do sétimo dia,mesmo dando pequenos insectos, como mosquitos,formigas de asa , moscas, etc.
Gostava de openiões sobre criação de tentilhões em cativeiro ,conhecimentos de cantos,etc.
Sem outro assunto de momento, até uma proxima.
Avatar do Utilizador
Brancolas
***
Mensagens: 120
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

Re: criação de tentilhões

Boa tarde,
É sempre bom saber que a tradição e o conhecimento não estão perdidos ou em vias de se perder, tambem tenho a paixão pelo tentilhão, mas cada vez menos tempo para o tapa/destapa.
Quanto a criações tentei mas as condições de alojamento que tenho não permitiram a reprodução deste tipo de aves por varios factores que consegui identificar durante os anos que tentei.
Saudações,
pauloguedes
Mensagens: 11
Registado: segunda, 23/jan/2012, 14:35

Re: Criação de tentilhões

Bom dia. Caro colega, eu ao contrario do sr. não tenho muita experiência no assunto, mas no ano passado tirei um híbrido de tentilhão. Tenho lido neste fórum que é impossível, e outros dizem que não acreditam. Posso dizer que é um pássaro de porte e com um conto magnifico. Já ouvi muitos híbrido a cantar mas como o meu nunca. "Espectacular".Este pássaro ficou com um canto misto de pintassilgo e de tentilhão,porque foi criado junto de um macho de pintassilgo que para cantar é obra. Tenho tentado aprofundar técnicas para tirar híbridos e fico espantado como é que eu tirei no ano passado. Este ano estou a tentar fazer tudo direitinho e de certo não vou tirar nenhum. Vou contar como é que o tirei o ano passado: Tenho uma casa na aldeia, e um amigo chegou com um tentilhão na mão, e perguntou se eu o creia, respondi de imediato que sim. Segundo consta bateu contra um vidro, e de facto o pássaro estava atordoado. Levei para casa e coloquei o num viveiro com mais ou menos um metro quadrado, junto de dois pintassilgo machos e de uma fêmea. Passado um ano sensivelmente, coloquei uma canária. o colega que me deu a canária é criador nacional, e disse que eu não perdia nada se coloca se lá um ninho de corda. E foi o que fiz, pus o ninho e palha que por la tinha dos ratos da índia.Para meu espanto no dia seguinte toda a erva que tinha colocado no viveiro tinha desaparecido, olho para o ninho e lá estava a canária no seu trabalho construção do ninho. Pus mais, e passados uns dias estava assapada no ninho. Nem mexia com medo de uma rejeição.Passaram umas semanas lá estava uma cabecinha a pedir comer. Não separei os pássaros,depois da postura, só dei papa uma qualquer que comprei sem marca, o comer era comida dos canários, na altura nem sabia o que era germinado.E está lá um pássaro, para mim espectacular, que passo horas eu e a minha mulher a ouvi-lo. Para tudo é preciso sorte e pelo que agora vou vendo tive muita sorte, é o que se chama sorte de principiante. Boa sorte para todos. Cumprimentos. PauloGuedes
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Criação de tentilhões

Boas
Os meus parabens, desde ja lhe agradecia que colocasse umas fotos\videos da ave, estou curioso para a ver ;)
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Criação de tentilhões

OLa Guedes a net tem milhões de videos de hibridos e de tentilhão nem um nem um frizo bem ha sim mas de tentilhoa va se la saber porque esta provado que os genes do tentilhão não cruzam com ave nenhuma excepto com tentilhoa do Monte , montanhes ou da barbearia mas vem o Guedes e diz que tirou eu tambem cruzei um ouriço caixeiro com um rolo de arame e deu um rolo de arme farpado rsrsrsrsrrsr conta outra va mas rapido para não se perder a piada rsrsrsr
Ainda bem que existe gente com sentido de humor
luis_canarios
***
Mensagens: 64
Registado: terça, 24/jan/2012, 02:31

Re: Criação de tentilhões

Ora este post nao é recente mas vou deixar a minha marca .

No ano passado eu criei , por acaso , um tentilhao comum e o mesmo quando começou a comer por ele já nao tive coragem de o soltar pois temia que ele nao sobrevivesse na natureza nao sabendo procurar comida e sem saber o que é uma ave de rapina . Entao comprei uma tentilhoa a um criador espanhol e este ano ja estao juntos . ele esta habituado a comer papa de criaçao de canarios pelo que eu nao a tiro do menu. devora os bichos da farinha mas isso dos grilos eu desconhecia . grande amigo , obrigado pela dica , vou juntar isso aos meus apontamentos .


caros amantes de fauna europeia . pela curiosidade dêem uma olhadela ás minhas aves no canariosefaunaeuropeia.blogspot.com.

cumprimentos , luis silva
pauloguedes
Mensagens: 11
Registado: segunda, 23/jan/2012, 14:35

Re: Criação de tentilhões

joao1961 Escreveu:OLa Guedes a net tem milhões de videos de hibridos e de tentilhão nem um nem um frizo bem ha sim mas de tentilhoa va se la saber porque esta provado que os genes do tentilhão não cruzam com ave nenhuma excepto com tentilhoa do Monte , montanhes ou da barbearia mas vem o Guedes e diz que tirou eu tambem cruzei um ouriço caixeiro com um rolo de arame e deu um rolo de arme farpado rsrsrsrsrrsr conta outra va mas rapido para não se perder a piada rsrsrsr
Ainda bem que existe gente com sentido de humor
Boas Sr. João, pelo que vejo, consegui fazer algo muito difícil. Mas o sr. fez ainda mais difícil,mas já não é o único, porque cruzar uma cobra com um ouriço cacheiro dá um rolo de arame farpado, e se tiver rolos arame farpado, a mais eu troco por travesso de tentilhão (tentilhãoXcánaria), pois preciso para vedar um terreno na aldeia. Já agora pegue no rolo de arame farpado e ponha em cima de um saco de cimento, para fazer cimento aramado. Amigo vou deixa lo a pensar que é mentira, mas dentro em breve vai poder ver e ouvi-lo, e tenho o pássaro há disposição para quem quiser ver.
Sentido de Humor é comigo mesmo....... Cumprimentos PauloGuedes
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Criação de tentilhões

Desde ja agradecido pela demonstarção do seu FarPly e do seu sentido de humor mas !!! não me desarmou pois pode ate apresentar uma passaro mas não convence toda a gente que é filho de um tentinhão com uma canaria mas vera isso pelos seus proprios olhos e sentirá isso mesmo pois como lhe digo o Tentilhão so cruza com tentilhoa do Monte mas se se quer enganar a si mesmo esteja a vontade eu por mim continuo na minha abraço e continue bem disposto acho que e o melhor remedio
pauloguedes
Mensagens: 11
Registado: segunda, 23/jan/2012, 14:35

Re: Criação de tentilhões

[Boas, eu no primeiro comentário que fiz neste fórum disse que sou inexperiente nesta área de criação.
Pássaros desde que me lembro de ser gente tive pássaros. O pássaro que me refiro foi tirado num viveiro onde tenho pintassilgo tentilhão e uma canária. Eu comentei isto no fórum porque tenho um amigo que é criador, ele quis ver o pássaro e disse que não era de pintassilgo, que era de tentilhão. O pássaro é todo cinzento, não tem a roseta, mas tem um pouco de amarelo nas asas.
E tenho que ser franco com o sr. para mim, acho que é de pintassilgo. Mas a verdade também é uma, nunca vi um híbrido de pintassilgo todo cinzento, só com um pouco de amarelo nas asas. o meu comentário que fiz,que tirei híbridos de tentilhão foi baseado nesse meu amigo, eu como sou um pouco inexperiente fico na duvida. Mas mal tenha oportunidade vou por fotos no fórum. E já agora agradecia a vossa opinião.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Criação de tentilhões

Boas
Mais uma vez reforço, gostaria de ver essa sua defesa de argumentos com fotos\videos, seria bom para todos.
Em relação ao hibrido ser cinzento, no domingo na feira do porto estava la um assim, todo cinzento e branco, com um pouco de amarelo nas asas, por isso é perfeitamente normal que seja de pintassilgo.

Contudo basta uma foto para observar a anatomia da ave, e de certeza que toda a gente lhe vai dizer se é de pintassilgo ou tentilhao ;)
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
pauloguedes
Mensagens: 11
Registado: segunda, 23/jan/2012, 14:35

Re: Criação de tentilhões

Carlos S. Escreveu:Boas
Mais uma vez reforço, gostaria de ver essa sua defesa de argumentos com fotos\videos, seria bom para todos.
Em relação ao hibrido ser cinzento, no domingo na feira do porto estava la um assim, todo cinzento e branco, com um pouco de amarelo nas asas, por isso é perfeitamente normal que seja de pintassilgo.

Contudo basta uma foto para observar a anatomia da ave, e de certeza que toda a gente lhe vai dizer se é de pintassilgo ou tentilhao ;)
Boas, na segunda feira ponho fotos....
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Criação de tentilhões

Olá,
O que os grilos têm e o bicho trela não tem é sobretudo cálcio. Pode ultrapassar isso se melhorar a alimentação dos trela ou se os polverizar com um bocadinho de pó de cálcio (existe á venda para os repteis) imediatamente antes de os dar às aves. Mas não há dúvida que a variedade é muito importante. Para além do bocho trela e dos grilos, pode usar asticot, larva da cera, e calcium worms (larva da mosca legionário), esta última super rica em cálcio.Algum deste alimento vivo não é fácil de arranjar, mas se procurar bem arranja, menos em Portugal e mais em Espanha.
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Criação de tentilhões

Não tenho a intenção de alimentar polemicas, mas pelo que li, ha quem afirme ter tirado um hibrido de tentilhão X Canária e ha quem aforme que isso é impossivel. Nem apoio um de retiro o apoio a outro; apenas dou a minha achega.














































































Sem querer tomar partido, a propósito da obtenção de hibridos tentilhão X canaria, as hipóteses de se conseguir esta hibridação, são muito pequenas, mas existem.

Aconselho a leitura de "Los Hibridos, Tecnica-Cria-Genética-Biologia", de Massimo Natale e Leone Giuliano, Croma press SA.

Podem obter , pela Internet, via correio, à Libreria Agricola Jerez.
Avatar do Utilizador
Brancolas
***
Mensagens: 120
Registado: sexta, 06/mar/2009, 23:38

Re: Criação de tentilhões

Pois é, uns dizem que sim, outros dizem que não, tenho alguns livros que referem que é possivel, agora a verdade é que ninguem encontrou uma unica foto desse hibrido na net. Como esta especie tem um comportamento muito diferente do que os restantes membros da familia dos Fringillidae não me admiro nada que exista alguma "incompatibilidadezinha" entre eles, vamos ter que aguardar que o tal hibrido apareça um destes dias...
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Criação de tentilhões

pfcarquejo Escreveu:Olá,
O que os grilos têm e o bicho trela não tem é sobretudo cálcio. Pode ultrapassar isso se melhorar a alimentação dos trela ou se os polverizar com um bocadinho de pó de cálcio (existe á venda para os repteis) imediatamente antes de os dar às aves. Mas não há dúvida que a variedade é muito importante. Para além do bocho trela e dos grilos, pode usar asticot, larva da cera, e calcium worms (larva da mosca legionário), esta última super rica em cálcio.Algum deste alimento vivo não é fácil de arranjar, mas se procurar bem arranja, menos em Portugal e mais em Espanha.
Caro amigo, o tema interessa-me; pode colocar aqui o nome cientifico dos insectos que refere, para ser mais fácil de procurar na net? Sobre a presença ou a ausencia de cálcio contido nos insectos, nomeadamente a trela e tb os grilos, há um artigo muito interessante, na internet, sobre a criação em cativeiro dos Rouxinois do Japão, de um canadiano ( não me recordo agora do nome), retirado do seu livro Breeding Pequin Robin ( que podem comprar via internet, na Bertrand). Ele recomenda dar os insectos, nomeadamente as trelas, passados por óleo de halibut, muito rico em calcio e depois polvilhados por calcio em pó. O óleo, além de ser rico em calcio, faz com que o pó de cálcio adira aos insectos e não seja eliminado quando so rouxinois sacodem os insectso para os matar, antes de os dar aos filhotes.
Ainda a proposito do cálcio em pó...há na columbofilia varias marcas que comercializam cálcio em pó, que eu uso há anos com bons resultados, adicionado às papas.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”