Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Olá Armando,

Muitíssimo obrigado :D

Já agora deixo aqui mais um pequeno contributo para este tema das revistas de ornitologia.

Trata-se da revista "Oiseaux Exotiques", editada pelo "Club National des Oiseaux Exotiques" (CDE). Tenho lido bastantes comentários elogiando a revista, infelizmente creio que para se receber a revista é preciso ser membro do clube :(

De qualquer forma aqui fica o link:

http://www.clubcde.com/

Cumprimentos,

Dolfo
Gaspar_mrb
***
Mensagens: 104
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Localização: Golegã - Évora - Portugal
Contacto: Sítio web

Boas noites,

Ao ler este post, verifiquei que não existe em Portugal (pelo menos não foi citado em nenhumas das mensagem deste tópico) uma Revista de Ornitologia totalmente em Português, o que é uma pena.

Então, e porque as boas ideias devem servir de exemplo, porque não tentar adoptar a ideia dos membros do fórum www.portugal-a-programar.org, que por haver falta de uma Revista de Programação em Português, organizaram-se, formaram uma equipa que coordena e produz uma Revista de Programação totalmente em Português. Tem sido um excelente meio de informação e aprendizagem para todos os interessados pela Programação.

Os artigos são elaborados pelos elementos do fórum que depois enviam para o e-mail do responsável da revista, que em conjunto com toda a equipa produz o "produto final". A revista fica disponível online em pdf, totalmente gratuita, num tópico do fórum destinado unicamente à revista.


Fica o desafio... e a ideia....


As melhores saudações ornitológicas

Imagem Imagem Imagem Imagem
Canários de Cor e Diamantes Mandarins
Imagem Imagem Imagem
http://www.AvesGaspar.com.sapo.pt
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
Gaspar_mrb Escreveu:Ao ler este post, verifiquei que não existe em Portugal (pelo menos não foi citado em nenhumas das mensagem deste tópico) uma Revista de Ornitologia totalmente em Português, o que é uma pena.
Gaspar, efectivamente não é bem assim. Existem várias revistas em Português. Alguns clubes, como o COR, acho que o GCP e mais um ou outro publicam revistas em Português.

A questão, da minha parte em não as ter referido, foi porque umas não conheço e as que conheço, apesar de terem qualidade, não têm por exemplo o tamanho ou o número de artigos das que foram citadas, como se compreende.

Não será por falta de pessoas com conhecimento para escrever bons artigos, será mais, penso eu por sair bastante caro editar uma revista impressa. E depois será que havia mercado para ela?
Não creio.
Outro caso são os de publicações que os clubes e algumas associações publicam, principalmente na altura das exposições, e que trazem alguns artigos técnicos, mas que não são própriamente revistas na verdadeira imagem da palavra.
Cumprimentos
Carlos Felicio
Gaspar_mrb
***
Mensagens: 104
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Localização: Golegã - Évora - Portugal
Contacto: Sítio web

Caro Amigo,

De facto existem as tais revistas que citou, mas são revistas de Clubes, e como tal, apenas acessíveis, e corrija-me se estiver enganado, aos criadores filiados em tais Clubes.
carlosbombarral Escreveu:E depois será que havia mercado para ela?
A ideia que levantei, não era uma revista comercial, mas um simples ficherio .pdf que contivesse artigos de criadores nacionais ou estrangeiros mas em português e que fosse totalmente gratuita, pois deveria de estar acessível, para download, no forum.avespt.com, sendo editada uma nova revista de tempos a tempos (bimestral, ou trimestral,...). Seria um meio de troca de informação e de aprendizagem para todos, no que à Ornitologia diz respeito.

Não incluiria despezas, apenas algum tempo diponível e alguma boa vontade...

Cumprimentos

Imagem Imagem Imagem Imagem
Canários de Cor e Diamantes Mandarins
Imagem Imagem Imagem
http://www.AvesGaspar.com.sapo.pt
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
Eu percebo a sua ideia, até concordo e dou o meu apoio.
Mas, e na minha opinião existe um mas, haverá assim muita gente com tempo (e vontade) para escrever?
É que existem tantos artigos escritos em Português e com muita qualidade espalhados pelos mais variados sites e sobre os mais variados temas. É uma questão de se procurar um pouco. Ás vezes e pelo que me tenho apercebido neste forum é que muitos dos colegas nem procuram.
Pode-se sempre tentar, se a ideia pegar é, sem dúvida, mais uma forma de enriquecermos o nosso hobby.
Sem dúvida que se muitos desses artigos fossem como que compilados numa revista seria interessante.
Vamos ver as opiniões do restante pessoal.
Cumprimentos
Última edição por carlosbombarral em sexta, 13/jul/2007, 00:36, editado 1 vez no total.
Carlos Felicio
Gaspar_mrb
***
Mensagens: 104
Registado: sexta, 20/out/2006, 16:38
Localização: Golegã - Évora - Portugal
Contacto: Sítio web

Boas,
carlosbombarral Escreveu: Sem dúvida que se muitos desses artigos fossem como que compilados numa revista seria interessante.
A ideia é isso mesmo, mas para tal é necessário a autorização dos autores de tais artigos... Os autores têm que enviar os artigos... Fazer a recolha, que pode ser numa conta de e-mail, e depois proceder à compilação e à organização por temas...


Saudações

Imagem Imagem Imagem Imagem
Canários de Cor e Diamantes Mandarins
Imagem Imagem Imagem
http://www.AvesGaspar.com.sapo.pt
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Boa tarde,

Gaspar, não poderia estar mais de acordo com a tua ideia. Se todos podermos dar uma pequena ajuda de certo que esta ideia tem pernas para andar. Sendo gratuita e sem restrições, estaria acessivel a todos.

Podem contar com a minha ajuda para o que for possível.
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Revistas

Olá,

A questão da revista é sempre ponto de honra quando se apresentam direcções, quando se fala do que faz falta etc, o problema está no fazer!!
Uma revista comercial exige mercado e no nosso pais vejo isso com algumas reservas, não por falta de criadores, mas porque infelizmente a minoria que aceitaria pagar por uma revista (assumindo que tem a qualidade de algumas das que foram indicadas) não chega.
O criador português tem essa particularidade, quer que hajam revistas, quer artigos técnicos, mas de "borla" se possível...
Aliás a ideia que deve ser grátis no meu modo de ver é um contra-senso! Ninguém tem os melhores profissionais numa empresa a trabalhar de borla, nem acesso a algo sem pagar, ou pelo menos estar disposto a pagar (que para mim é mais relevante!!). Se alguém apenas lê uma revista porque é grátis então não tem interesse no seu conteúdo, o que neste tipo de publicação não faz sentido!

A ideia de uma publicação online é viável e poderá surgir algo nesse sentido mais brevemente do que pensam, mas cria outro problema. Como dizem a boa vontade ajuda muito, mas se repararem (e o fórum é um exemplo) quantas pessoas estão disponíveis para publicar/produzir artigos - e não estou a fazer juizos de valor/qualidade sobre as valias técnicas dos mesmos?
Isso vê-se nas revistas que vamos tendo, sejam de clubes ou de exposição, quem escreve são sempre os mesmos o que limita bastante as opções! Mais grave ainda, alguns dos nossos melhores criadores não o fazem.

Outro problema é a gestão de tudo isto, mesmo com boa vontade, organizar e gerir algo assim requer bastante tempo e trabalho que nem toda a gente terá! O problema não está de certeza em ceder artigos para publicação, porque quem os tem na web, por exemplo, se não fosse para estarem acessíveis não os tinha publicado!!
E criar uma linha editorial para que os vários números tenham ligação? Acertar temas e conteúdos para manter coerência e abranger vários grupos de leitores?

Numa nota pessoal acrescento o seguinte, desde que comecei a criar aves que tenho procurado ler isto e aquilo, aprender, mas também tenho, dentro das possibilidades, bem ou mal, tentado divulgar alguma coisa seja através de sites, listas, fóruns, colóquios, etc.
Ainda recentemente me perguntaram porque é que ainda me dava ao trabalho e faço-o porque gosto e porque espero que algumas pessoas possam aprender de forma mais fácil e rápida alguma coisa. Nunca tive problemas em que usassem ou publicassem artigos meus (obviamente desde que solicitados) e também já os encontrei publicados em nome de outros com "pompa e circunstância". Comentários que faço num fórum irem parar a outro como respostas de outra pessoa isso então é quase diário!
Frequentemente, pedem-me artigos para esta ou aquela publicação que vou tentando cumprir, embora por vezes não seja possível por falta de tempo. Como eu algumas pessoas (ocorre-me o Pedro Ramalho, haverá outros) também o têm feito.
O problema da maioria das publicações que temos é que o que interessa é encher com mais artigos, sejam válidos e interessantes ou não. Desde que seja um texto serve. Não existe revisão técnica, não existe linha editorial. È o reflexo da dificuldade de conseguir material, tudo serve porque não há! Queiram publicar um artigo em algumas das revistas que se falou e vejam o que acontece...
Não tenho dúvidas que se arranjavam artigos, a questão está realmente até onde vai a boa-vontade das poucas pessoas que produzem artigos! Sobretudo quando se deparam no dia no dia a dia com exigências de "produz isto", "faz aquilo", "precisava disto" sem nada em troca muitas vezes mais não seja um "obrigado"!

Acho que a ideia é boa, mas seria necessário criar uma estrutura FUNCIONAL e um grupo de pessoas empenhadas em fazer algo credível para uma publicação dessas funcionar! Com artigos técnicos, realmente técnicos, e não do género "eu gosto muito de criar XPTOs porque são muito engraçados..."

Vejam este tópico que demonstra bem o tipo de publicação que temos por cá (e ainda bem que temos!!!)

Mas como disse pode ser que apareça alguma coisa em breve, já se tem falado no assunto e penso que está encaminhado. Falta ver o conteúdo e forma!

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Olá,

Estou básicamente de acordo com tudo o que diz o Ricardo.
Nunca tive problemas em que usassem ou publicassem artigos meus (obviamente desde que solicitados) e também já os encontrei publicados em nome de outros com "pompa e circunstância". Comentários que faço num fórum irem parar a outro como respostas de outra pessoa isso então é quase diário!
O plágio é infelizmente muito próprio do Português.
Sacar algo daqui, algo dali, compilar tudo sem sequer referir as fontes é algo corrente neste país. Muitas vezes sem sequer se darem ao trabalho de apresentarem as coisas com um cunho pessoal, ou retrabalhadas, geralmente (e então desde que existe a Net ainda mais se nota) é mais tipo "copy" e "paste" e já está.
Um quarto de século como professor, e muitos milhares de trabalhos corrigidos, permitem-me saber do que estou a falar.

Cumprimentos,

Dolfo
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Revista

[quote="Gaspar_mrb"]Caro Amigo,

De facto existem as tais revistas que citou, mas são revistas de Clubes, e como tal, apenas acessíveis, e corrija-me se estiver enganado, aos criadores filiados em tais Clubes.

Ola

Apenas queria dizer que a revista do GCP "o Gloster" esta a venda para não socios.

cumprimentos

Voltar para “Livros, Revistas e outras publicações”