sexta, 13/jul/2007, 17:33
Olá,
A questão da revista é sempre ponto de honra quando se apresentam direcções, quando se fala do que faz falta etc, o problema está no fazer!!
Uma revista comercial exige mercado e no nosso pais vejo isso com algumas reservas, não por falta de criadores, mas porque infelizmente a minoria que aceitaria pagar por uma revista (assumindo que tem a qualidade de algumas das que foram indicadas) não chega.
O criador português tem essa particularidade, quer que hajam revistas, quer artigos técnicos, mas de "borla" se possível...
Aliás a ideia que deve ser grátis no meu modo de ver é um contra-senso! Ninguém tem os melhores profissionais numa empresa a trabalhar de borla, nem acesso a algo sem pagar, ou pelo menos estar disposto a pagar (que para mim é mais relevante!!). Se alguém apenas lê uma revista porque é grátis então não tem interesse no seu conteúdo, o que neste tipo de publicação não faz sentido!
A ideia de uma publicação online é viável e poderá surgir algo nesse sentido mais brevemente do que pensam, mas cria outro problema. Como dizem a boa vontade ajuda muito, mas se repararem (e o fórum é um exemplo) quantas pessoas estão disponíveis para publicar/produzir artigos - e não estou a fazer juizos de valor/qualidade sobre as valias técnicas dos mesmos?
Isso vê-se nas revistas que vamos tendo, sejam de clubes ou de exposição, quem escreve são sempre os mesmos o que limita bastante as opções! Mais grave ainda, alguns dos nossos melhores criadores não o fazem.
Outro problema é a gestão de tudo isto, mesmo com boa vontade, organizar e gerir algo assim requer bastante tempo e trabalho que nem toda a gente terá! O problema não está de certeza em ceder artigos para publicação, porque quem os tem na web, por exemplo, se não fosse para estarem acessíveis não os tinha publicado!!
E criar uma linha editorial para que os vários números tenham ligação? Acertar temas e conteúdos para manter coerência e abranger vários grupos de leitores?
Numa nota pessoal acrescento o seguinte, desde que comecei a criar aves que tenho procurado ler isto e aquilo, aprender, mas também tenho, dentro das possibilidades, bem ou mal, tentado divulgar alguma coisa seja através de sites, listas, fóruns, colóquios, etc.
Ainda recentemente me perguntaram porque é que ainda me dava ao trabalho e faço-o porque gosto e porque espero que algumas pessoas possam aprender de forma mais fácil e rápida alguma coisa. Nunca tive problemas em que usassem ou publicassem artigos meus (obviamente desde que solicitados) e também já os encontrei publicados em nome de outros com "pompa e circunstância". Comentários que faço num fórum irem parar a outro como respostas de outra pessoa isso então é quase diário!
Frequentemente, pedem-me artigos para esta ou aquela publicação que vou tentando cumprir, embora por vezes não seja possível por falta de tempo. Como eu algumas pessoas (ocorre-me o Pedro Ramalho, haverá outros) também o têm feito.
O problema da maioria das publicações que temos é que o que interessa é encher com mais artigos, sejam válidos e interessantes ou não. Desde que seja um texto serve. Não existe revisão técnica, não existe linha editorial. È o reflexo da dificuldade de conseguir material, tudo serve porque não há! Queiram publicar um artigo em algumas das revistas que se falou e vejam o que acontece...
Não tenho dúvidas que se arranjavam artigos, a questão está realmente até onde vai a boa-vontade das poucas pessoas que produzem artigos! Sobretudo quando se deparam no dia no dia a dia com exigências de "produz isto", "faz aquilo", "precisava disto" sem nada em troca muitas vezes mais não seja um "obrigado"!
Acho que a ideia é boa, mas seria necessário criar uma estrutura FUNCIONAL e um grupo de pessoas empenhadas em fazer algo credível para uma publicação dessas funcionar! Com artigos técnicos, realmente técnicos, e não do género "eu gosto muito de criar XPTOs porque são muito engraçados..."
Vejam este tópico que demonstra bem o tipo de publicação que temos por cá (e ainda bem que temos!!!)
Mas como disse pode ser que apareça alguma coisa em breve, já se tem falado no assunto e penso que está encaminhado. Falta ver o conteúdo e forma!
Cumprimentos,