carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Desabafo

Boas
Agora que se tem falado tanto de Fauna Europeia se calhar um desabafo vem a propósito.

Este fim de semana observei a exibição uma ave de rapina num evento.
Entenda-se que nada tenho contra tal facto, antes pelo contrário. E mais, penso que como é normal aparecerem este tipo de exibições em espéctaculos públicos, eventos patrocinados por Câmaras Municipais e outros do género é porque estão devidamente autorizados. Até aqui tudo bem.
Tanto quanto sei a detenção e reprodução destas aves estará autorizada para efeitos de Cetreria, trabalho em aeroportos e "estudo" e certamente exposição senão não apareceriam.
Tirando o facto de serem rapinas e não serem espécies cinegéticas (pelos vistos estas têm estatuto diferente, pois apesar de ocorrerem naturalmente no nosso território, elas podem ser reproduzidas em cativeiro e libertadas para caça).

O que me custa é porque é que não se pode fazer o mesmo com um pintassilgo, ou um verdelhão, por exemplo.
Sim, porque é que não o podemos criar e exibir, e mostrar principalmente a quem vive nas grandes cidades que estas aves se reproduzem em liberdade nos nossos campos.

Sinto-me injustiçado. Não por ver as rapinas a serem exibidas como é evidente, porque como disse até concordo mas porque não tenho os mesmos direitos de qualquer outro cidadão Europeu, uma vez que por residir neste cantinho as autoridades não me deixam ter aves de Fauna Europeia em cativeiro vá-se lá saber porquê!
Não quero acreditar que seja porque uma eventual captura de algumas aves para depois se reproduzirem em cativeiro pudesse alterar a sua existência na natureza. Até porque nem isso seria necessário, pois aqui em Espanha para não ir mais longe podem ser criadas e comercializadas legalmente.

Certamente se fossem criadas e reproduzidas em cativeiro quem gostasse de ter uma não precisaria de a capturar ou comprar a quem a capturasse, mas simplesmente compra-la ou numa loja ou num criador sem desta forma alterar em nada a sua existência em liberdade. Tal e qual como se faz com qualquer outra ave, desde um papagaio a um canário.

Foi só um desabafo a favor da resolução do problema da Fauna Europeia em Portugal.
Cumprimentos
Carlos Felicio
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Fauna europeia continuamos a espera!

Ola a Todos!

Pois é Carlos a maxima já é velha "Onde há força direito se perde".

Penso que certos grupos organizados tem conseguido fazer valer os seus pontos de vista e direitos.

Por exemplo os grupos de caçadores, os colombófilos. Os primeiros apesar de o objectivo da caça é matar, e os os segundos que eu saiba os pombos não concorrem em gaiolas e em recintos fechados e ninguém levanta problemas com o risco de ficarem contaminados com a gripe das aves.

Reparem que o estatuto de caçador e de columbófilo é reconhecido pelas autoridade. Os criadores de aves canoras e ornamentais neste momento são uns fora da lei.

Pelo que me apercebi no seminário que assistimos, as coisas avançam e retrocedem e esta tudo na mesma. Já sei que me vão desmentir mas contra factos não há argumentos.

Enfim continuaremos a espera como também diz o ditado "quem espera sempre alcança". Vamos acreditar...

Cordiais cumprimentos a todos, :)
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Olá

O problema disto tudo é que se fala, fala, fala, e não se vê ninguém a fazer nada.
Será que um abaixo-assinado a correr por todos os clubes e divulgado na net a pedir a alteração da lei e equiparação á de outros Países já foi feito ???

Cupts
Jaime
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Olá.

Também vou dar aqui a minha opinião, apesar de não ser criador de fauna europeia.
De facto não se compreende que seja permitido criar fauna europeia em muitos países da Europa mas em Portugal não. Neste momento já não faz sentido, mas também se formos a ver há outras situações em que estamos na mesma em relação à Europa.

Não por as coisas estarem como estão que não há capturas de aves selvagens no nosso país porque as pessoas querem ter esses pássaros nas suas casas e acabam por captura-los, se a sua reprodução em cativeiro fosse legal evitavam-se capturas. E até podiam colocar multas mais pesadas para quem capturasse aves selvagens, pois não havia desculpa possível.

Outra coisa que me faz uma certa confusão é que parece que as aves Europeias são mais especiais do que as outras. Que eu saiba na Natureza não existem fronteiras políticas, se cá podemos ter e criar em cativeiro aves da América do Sul, de África, da Austrália, da Ásia porque é que não podemos criar as da Europa? São mais importantes do que as outras?
Se calhar até há uma explicação lógica que eu desconheço.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”