hmor
Mensagens: 7
Registado: quarta, 28/jul/2010, 16:29

Ajuda (urgente): Ring Neck morto

Bom dia, hoje de manhã quando fui alimentar as minhas aves, deparei-me com um cenário de horror!! Um dos meus Ring Necks, por sinal o melhor macho, estava morto no chão com a cabeça toda "sugada". Não há vestigios de sangue em lado nenhum.
O compartimento onde tenho este casal tem cerca de 2 mts comp x 2mts alt x 1 mt larg, ou sejá, é bastante espaçoso e a ave podia voar sem problemas e fugir. No mesmo compartimento está a fêmea mais 4 crias com cerca de 3 semanas...
As minhas dúvidas:
Que animal poderá ser, visto ter todo o viveiro com rede dupla (uma de 19x19 e outra de 12 x12)?
Poderá algum animal aparecer por debaixo da terra?
Será que a fêmea vai continuar a alimentar os pequenotes?

agradeço a quem me puder ajudar, que partilhe a sua opinião.

Obrigado

Henrique
vicente14
Mensagens: 5
Registado: terça, 27/mar/2012, 14:10

Re: Ajudem-me Urgente - Ring Neck

realmente foi uma coisa muito triste.
o chão do viveiro é em cimento ou em terra? algum bicho teve que entrar ai dentro para fazer isso :(
Relativamente a fêmea é possível ela conseguir criar sozinha se for uma boa fêmea mas não é uma tarefa fácil.
Vai vir gente mais experiente para te ajudar, mas espero que tenhas sorte com as crias.
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Re: Ajudem-me Urgente - Ring Neck

Não é a coisa mais comum nesta espécie e muito menos quando se trata de um casal isolado, mas os ringneck por vezes também se matam e por norma desfazendo a cabeça da vitima. Ainda há cerca de um ano tive um caso desses, mas no meu caso foi um macho que se passou para a divisória do casal vizinho e acabou por matar o macho deste. Num casal é estranho, mas pode acontecer.

Pode também considerar a hipótese de ter sido outro animal, mas nessa caso teria "sugado" mais do que a cabeça.
Imagem
hmor
Mensagens: 7
Registado: quarta, 28/jul/2010, 16:29

Re: Ajuda (urgente): Ring Neck morto

Boas,
Pessoas mais experientes neste assunto do que eu dizem-me que não terá sido nenhum outro animal, mas sim o macho ter morrido por qualquer razão e a fêmea, em desespero, ter feito aquilo. se fosse outro animal, teria atacado as 4 crias.
Em relação à alimentação dos pequenotes, de momento, está a correr normal... mas "não vamos deitar foguetes antes da festa".
vicente14
Mensagens: 5
Registado: terça, 27/mar/2012, 14:10

Re: Ajuda (urgente): Ring Neck morto

ainda bemque as crias estão a ser alimentadas, neste momento isso é o mais importante.

Quanto a ser um animal ou não é complicado de dizer, mas o Ricardo que é dos melhores criadores nacionais já disse o que podia ter sido, e essas pessoas o que lhe disseram foi confirmar a ideia dele.

Cumps

Voltar para “PSITACÍDEOS”