Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Prototipo Caixa fotografica caseira

Ola a Todos!

Vou desvendar um segredo rsrsrsrs... o meu primeiro prototipo de caixa fotográfica.

Imagem

Um dos problemas para tirar fotos é o vidro que reflete imagens e cria um fundo fantasma na foto.

Depois temos os passarinhos que ficam nervosos e irrequietos o que torna difícil fotografar.

Ainda não descobri como algumas revistas fazem para tirar fotos tão bonitas e sem ser em gaiolas com grades. Se calhar é uma técnica diferente.


Cordiais cumprimentos a todos e se quiserem contribuir para a melhoria do protótipo melhor, :)
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

Caixa de fotos caseira

8) Olá Armando,

está espectacular :wink:

Se o problema é o vidro, será que com vidro anti-reflexo consegue eliminar o problema???

Eu costumo colocar esse vidro em algumas molduras de alguns puzzles que fiz e dá resultado...

Saudações
Última edição por PaulojpFernandes em terça, 17/jul/2007, 20:01, editado 1 vez no total.
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Boas,

E que tal abrir um buraco numa das laterais, por onde a lente da máquina entraria? E na outra lateral colocaria uma fotografia de algumas ervas/árvores para dar a noção do pássaro estar em liberdade. Assim resolveria o problema dos reflexos do vidro e a foto ficaria muito bonita.
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Bela caixa fotográfica Armando! :lol:

:idea: Creio ter lido numa revista que o azul acalma os pássaros (não sei se é verdade ou não). Talvez pintando o interior desta cor consiga acalmar os pássaros :D

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Olá,

Armando, o vidro é o painel do fundo?
E é necessário que seja de vidro? Se não fôr, porque não substitui-lo por outro material que não crie reflexos?
Ou então colocar um bonito poster da natureza, árvores, etc, sobre o vidro, assim (talvez, porque se fôr de papel brilhante também cria reflexo) já não criaria o tal reflexo.

Bonita caixa.
Pena que para os meus bicos curvos selvagens isso seja impossível! Quem é que manteria uma rosela, ou um papagaio, etc, aí quietinhos, se não fossem criados à mão? :shock:

Cumprimentos,

Dolfo
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Caixa fotografica

:D Ola a Todos!


Paulo Jorge não conhecia o vidro anti reflexo é uma hipótese a considerar.

António Castanheira uma das regras da composição fotográfica é eliminar os elementos secundários para não desviar a atenção do elemento principal. Repare na foto do seu avatar onde so vemos a cabeça do papagaio (elemento principal) e o fundo da foto esta desfocado.

Miguel ja pensei em mudar a cor utilizando cartolina mate colorida podendo dessa maneira mudar a cor de fundo sem ter que andar sempre a pintar. Isto é poder mudar o cenário conforme a cor do pássaro.

Dolfo quanto a poster a minha resposta é a mesma que para o Castanheira.

Como o prototipo ainda esta em desenvolvimento.

Obrigado pelas vossas dicas.

Com amizade, :)
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Boas

Grande ideia esta. Eu nem sabia que havia caixas para fotografar aves :oops:

Quando queria tirar fotos simplesmente abria a porta da gaiola e esperava que os pássaros ao saltar de poleiro em poleiro parassem quietos um bocado para eu lhes tirar a foto. :roll:
Cumprimentos
Jaime Simões
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Re: Caixa fotografica

Boas
Gostei da sua caixa. Agora é fazer experiências para melhorar ainda mais as fotos... vai ver que atinge a qualidade de revista.
Armando Moreira Escreveu:... Repare na foto do seu avatar onde so vemos a cabeça do papagaio (elemento principal) e o fundo da foto esta desfocado.
A isto chama-se "profundidade de campo". Basicamente, e além de como muito bem disse, tirar importância ao que envolve o que nos interessa captar e dar importância ao que realmente se pretende isolar.
Para isto a maneira mais fácil é utilizar uma grande abertura do diafragma e uma velocidade mais rápida do obturador.

Na maior parte das camaras digitais em que não é possivel escolher manualmente estes parametros, o mais fácil é usar a pré-selecção "desporto" ou cenas rápidas (o simbolo é um bonequinho a correr).
A profundidade de campo é o que dá uma falsa sensação de uma foto ser a 3 dimensões, é muito usada em fotos de faces, flores, insectos e por aí fora, sempre que se queira realçar algo.

Outra forma de o fazer é, imagine-se que temos o nosso alvo a x cm ou metros, e não queremos focar o que está no horizonte por tráz dele, mas a camara por ser automática vai faze-lo (assumindo que normalmente para se focar carregamos no disparador mais ou menos até meio do curso e para disparar carregamos até ao fim) podemos tentar focar um objecto ao ldo á mesma distancia e depois sem largar o botão viramos a máquina para o que queremos e disparamos. Em principio só ficará focado o que estava á dita distancia e o horizonte ficará desfocado.
Não sei se me fiz entender?

Mas não há nada como experimentar e ainda mais agora que com as digitais nem se paga nem se tem que esperar pela revelação. :D
Cumprimentos

Armando tente jogar com o angulo de incidência da luz, pode ser que ajude a eliminar os brilhos e reflexos.
Carlos Felicio
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

Fotos

8) Olá a todos,

vamos a ver se não sucede o mesmo que a este tipo:


http://i191.photobucket.com/albums/z194 ... is_cat.jpg

Saudações
Última edição por PaulojpFernandes em terça, 17/jul/2007, 23:25, editado 1 vez no total.
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Sugestões para fotografia

:D Ola a Todos!

Jaime para tirar fotos a aves não é obrigatório usar uma caixa. Importantes são as dicas (técnicas de fotografia) do Carlos Felicio sobre a melhor maneira de tirar fotos aceitáveis.

Carlos, muito bem explicado, sim senhor. Tomei nota da sua sugestão, obrigado.

Com umas dicas daqui e outras dali, isto da fotografia promete.


Paulo Jorge, mas vamos ter mais cuidado pois pode ser interpretado como assédio e no fórum existem membros de menor idade. CUIDADO!


Cordiais cumprimentos, :)
Última edição por Armando Moreira em terça, 17/jul/2007, 22:59, editado 2 vezes no total.
ereira
***
Mensagens: 117
Registado: terça, 05/jun/2007, 17:11
Localização: Pombal

acho aconselhavel retirar esta foto do forum, pois parece-me um pouco fora do tema. e so reparar no reflexo...
desde ja aceito as desculpas que certamente vai pedir a todos os utilizadores...
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas

Paulo essa foi bem apanhada. A malta do velho Oeste não perdoa uma.

Armando qualquer dia perco a vergonha e arranco com o tópico do Digiscoping :oops:
Cumprimentos
Carlos Felicio
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Digiscoping

:) Ola a Todos!

Carlos vamos lá a isso do Digiscoping ...

Mostrar umas fotos tiradas com essa técnica para animar.

Sei que existem outros membros do fórum que praticam essa técnica fotográfica, mas devem ter vergonha em apresentar novidades.

Seria interessante trocar ideias sobre equipamento e técnicas de fotografia.

Vamos anima-te!!!! Carlos começa com o tema Digiscoping, ANIMO !!!!

Com amizade, cordiais cumrimentos, :)
xef
Site Admin
Mensagens: 228
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

Boas,

Penso que uma forma fácil de eliminar o reflexo pode ser simplesmente retirar a luz do local onde se tira a foto.

Se estivermos num lugar escuro e a iluminação vier de dentro da caixa (por exemplo uma lâmpada por cima dela) não temos grandes coisas que possam reflectir.

Se a frente da caixa estiver de frente para uma parede preta e usarmos roupas pretas, ainda mais fontes de reflexo eliminamos.

É uma questão de experimentar.


Cumprimentos,
Bruno
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Boas
Apartir de segunda tenho 3 semanas de férias.
Vou ver o que poderei fazer
Cumprimentos
Carlos Felicio

Voltar para “Fotografia, Digiscoping, Observação de Aves”