windman
Mensagens: 34
Registado: segunda, 27/fev/2012, 15:24

Ajuda com Chocadeira Novital Covatutto 16 (URGENTE)

Boas,

Comprei uma Novital Covatutto 16.
Preciso de conselhos urgentes sobre quem tenha uma igual. Logo à noite vou meter os ovos a chocar.

Ontem meti um termómetro digitam da farmácia no tabuleiro dos ovos e deu-me a leitura máxima de 36º.
Com a altura dos ovos, será que na parte de cima dos ovos dá os 37.5?

Já agora, onde posso comprar um termómetro de mercúrio e um higrómetro num local fácil acesso - Loja chineses?

Um abraço.
vicente14
Mensagens: 5
Registado: terça, 27/mar/2012, 14:10

Re: Ajuda com Chocadeira Novital Covatutto 16 (URGENTE)

Para galinhas basta meter a temperatura nos 37º, ter sempre algo com agua para ter humidade, depois é so ver os dias de incubação referente a especie que tem, não esquecer de virar os ovos pelos menos 2x ao dia.
windman
Mensagens: 34
Registado: segunda, 27/fev/2012, 15:24

Re: Ajuda com Chocadeira Novital Covatutto 16 (URGENTE)

Boas,

Aqui vai.

Primeira lição com a Covatutto 16.

Deixar a chocadeira ligada em teste uma noite inteira como se fosse já para chocar.
Eu testei apenas duas horas e de manhã quando fui ver tive uma surpresa... a temperatura estava no máximo permitido indicado no manual.

Já vi que a tendência com os ovos e a água lá dentro é para subir um bocado a temperatura.
Anexos
Hoje de manhã a temperatura estava no máximo permitido, decerto pela humidade adquirida e os ovos foram aquecendo também. tive que baixar um pouco.
Hoje de manhã a temperatura estava no máximo permitido, decerto pela humidade adquirida e os ovos foram aquecendo também. tive que baixar um pouco.
Aqui com uma altura aprox. de um ovo marca 36º.
Aqui com uma altura aprox. de um ovo marca 36º.
Esta é a base da Covatutto, leva o recipiente central cheio de água e nos últimos dias leva os dois.
Esta é a base da Covatutto, leva o recipiente central cheio de água e nos últimos dias leva os dois.
windman
Mensagens: 34
Registado: segunda, 27/fev/2012, 15:24

Re: Ajuda com Chocadeira Novital Covatutto 16 (URGENTE)

Cá estão as fabulosas instruções...

Neste caso o melhor que temos a fazer é confiar no fabricante e segui-las.
Depois aprender com esta experiência, e afinar a coisa e quem sabe fazer umas alterações... Sim.. O tuning também chegou às chocadeiras. :twisted:

Mais propriamente as instruções dizem que temos uma linha de referência a grosso que estão indicadas como 100 F. e que corresponde à temperatura ideal.
Depois são permitidas variações de dois riscos para baixo ou de um risco para cima (foi o que me aconteceu de manhã, estava o termómetro a marcar nessa linha máxima e tive que baixar a temperatura).
Anexos
covatutto instrucoes.jpg
covatutto manual1.jpg
windman
Mensagens: 34
Registado: segunda, 27/fev/2012, 15:24

Re: Ajuda com Chocadeira Novital Covatutto 16 (URGENTE)

vicente14 Escreveu:Para galinhas basta meter a temperatura nos 37º, ter sempre algo com agua para ter humidade, depois é so ver os dias de incubação referente a especie que tem, não esquecer de virar os ovos pelos menos 2x ao dia.
Peço desculpa, não tinha lido a resposta.

Obrigado pela mesma.

Há uma dúvida que me assola sempre e que é a seguinte, quais os intervalos de temperatura aceitáveis e por que períodos de tempo?

Quero dizer, na natureza existem uma série de condicionates e de certeza que as galinhas não funcionam tão certinhas como uma chocadeira. Tem que comer, há dias mais gelados, há dias mais quentes, etc.

Por exemplo será que se os ovos num dia com 2 horas de 38, 39 graus interrompem o ciclo? Ou, se cair uma geada e estiverem também 1 hora ou duas abaixo dos 35 graus a coisa já não dá????

Digo isto, porque as chocadeiras el´ctricas tem regulador de temperatura e se houver um pico??? Estão por exemplo a prever trinta e tal graus Domingo... E se eu estiver fora a chocadeira fôr aos 38º duas ou três horas...

Existe aqui alguma benevolência da natureza ou nem por isso???

Um abraço.
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda com Chocadeira Novital Covatutto 16 (URGENTE)

Boas

Além do que foi aqui explicado deve ter uma questão em mente, devemos ter as incubadoras num local onde as variações de temperatura e humidade sejam minimamente constantes, ou num quarto com temperatura e humidade controlada.
Na natureza ao contrario de se podes pensar a temperatura é relativamente estavel, só quando a femea sai para se alimentar é que os ovos arrefecem. Quanto a variações de temperatura posso te dizer que se descer a temperatura alguns grãos durante umas horas não há problema nenhum no entanto se houver um pico para 39 já pode causar muitos danos, podendo mesmo haver uma percentagem grande de abortos.
por isso o ideal é manter estavel os valores de humidade e temperatura para que os resultados sejam os melhores
cump.
windman
Mensagens: 34
Registado: segunda, 27/fev/2012, 15:24

Re: Ajuda com Chocadeira Novital Covatutto 16 (URGENTE)

OK.

Obrigado.

Comprei um termómetro não digital de reptilário com higrómetro.
Neste momento está estável nos 37-38.
Quanto à humidade está registar um pouco mais de 40%.

Quando posso saber se os embrióes estão a ter sucesso? Só no 7º dia?
Se se estiverem a desenvolver é sinal que não "cozi" os ovos no primeiro dia, não é?
Tenho o ovoscópio mais simples do mercado... Uma potente lanterna de LEDS...

Um abraço.
Avatar do Utilizador
marco fernandes
****
Mensagens: 365
Registado: sábado, 04/fev/2012, 19:53
Localização: Lousado-V. N. Famalicão

Re: Ajuda com Chocadeira Novital Covatutto 16 (URGENTE)

atenção que no dia antes da eclosão tens de subir a humidade para mais de 70%...
Cumps
Marco Fernandes
Cumprimentos,
Marco Fernandes
STAM 789M
e-mail: marcohof@sapo.pt
Facebook: www.facebook.com/celeiro.azul
windman
Mensagens: 34
Registado: segunda, 27/fev/2012, 15:24

Re: Ajuda com Chocadeira Novital Covatutto 16 (URGENTE)

marco fernandes Escreveu:atenção que no dia antes da eclosão tens de subir a humidade para mais de 70%...
Cumps
Marco Fernandes
Boa tarde,

Sim, já tenho a noção disso.
No caso desta chocadeira é meter água no 2º anel e o truque é tapar um dos buracos de saída do ar.

Um abraço.
windman
Mensagens: 34
Registado: segunda, 27/fev/2012, 15:24

Re: Ajuda com Chocadeira Novital Covatutto 16 (URGENTE)

Boas,

Insucesso completo.
Apenas ficou a experiência.

7 embriões formados que não conseguiram nascer, ainda parti a casca, mas...nada.

Vou meter um termómetro e higrómetro digital na incubadora, baixar a lâmpada dos 60 Watts para os 25/30 dado que a outra estava sempre a ligar e desligar e estamos no Verão.
Tentar somente com 10 /12 ovos, pois não era nada fácil virar ovos com o total dos 16 ovos.

Um abraço.

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”