por antocastanheira » sábado, 02/jun/2012, 20:12
Olá Bruno,
No caso dos Forpus Coelestis, não é só o ideal ter as aves por casais. Se colocas as aves juntas vais acabar por perder alguns deles, é que como são extremamente territoriais vão acabar por guerrear. Por isso, Forpus... sempre em gaiolas individuais.
Para ajudar um pouco mais em relação a este assunto. Quando separo os pequenos tenho sempre o cuidado de os colocar por idade na voadeira, assim que fazem 5 meses separo os machos para um lado e as fêmeas para outro. Isto porque, muitas vezes entram em cio e depois há "porrada" na certa.
Eu também sou adepto do "natural" embora tenha de ter noção de que por vezes é impossível seguir isso. Vejamos, se reparares eu no meu site recomendo que se dê o máximo de alimentação variada, isto porque simula um pouco as aves na Natureza que não estão sempre a comer a mesma coisa. Agora a parte que podem não estar de acordo... utilizo muito pouco vitaminas, ou outros produtos sintéticos, como forneço sementes germinadas, frutas e verduras, etc, eles vão retirar dai as vitaminas. Para deixar um testemunho interessante. Este ano, para fazer um teste, não dei qualquer vitamina E a 3 casais. Os resultados não poderiam ser os melhores, tenho tirado excelentes aves, ovos galados e boas posturas. Quer isto dizer que a alimentação é a chave do sucesso.
Quanto aos ninhos. Os Forpus na Natureza utilizam qualquer buraco para fazer ninho. Sejam ninhos de João de Barro, quer buracos em postes, etc. Por isso, qualquer buraco serve para eles na Natureza. Eu gosto de utilizar ninhos grandes, isto porque quando eles têm ninhadas grandes, as aves estão mais à vontade. Podes ver no meu site o tipo e dimensões dos ninhos que uso.
Bem, vou ficar por aqui. Se precisares de ajuda diz que estarei sempre disponível para ajudar.