Avatar do Utilizador
João Oliveira
***
Mensagens: 66
Registado: domingo, 01/ago/2010, 15:49
Localização: Coimbra

Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Boas,
gostaria se alguém me poderia ajudar a descubrir se é macho ou fêmea.
cumps.
Anexos
2012-07-02 18.06.55.jpg
2012-07-02 18.06.41.jpg
2012-07-02 18.06.25.jpg
Fabio_21
***
Mensagens: 165
Registado: quarta, 02/mai/2012, 14:36
Contacto: Sítio web

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

É macho de certeza absoluta.

Sugiro que faça uma pesquisa na internet sobre as diferenças entre macho e fêmea. Se tivesse visto saberia a resposta e ficaria a saber mais informações.

Cumprimentos
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Fabio_21 Escreveu:É macho de certeza absoluta.

Sugiro que faça uma pesquisa na internet sobre as diferenças entre macho e fêmea. Se tivesse visto saberia a resposta e ficaria a saber mais informações.

Cumprimentos
Boas,

Não percebo o tom de crítica no seu comentário nem a sua certeza absoluta sobre o sexo da ave.

Porque afirma com tanta certeza tratar-se de um macho?
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Boas,

Falta saber o dado fundamental para sexar caturras, que é a idade da ave...
Pedro Ramalho
Fabio_21
***
Mensagens: 165
Registado: quarta, 02/mai/2012, 14:36
Contacto: Sítio web

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Boas,

Não foi uma crítica, foi uma sugestão. Há imensoso sites na internet que referem como se vê o sexo nessas caturras.

Se nas penas da "cauda" apresentar listas é uma fêmea, se estiverem lisas como é o caso, é um macho.

Só nas lutinas e albinas é que não dá para ver desta forma.

Mas se tiver dúvidas, mande sexar e assim já sabe o que tem.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Boas,
Caro Fábio, só fiz esse pequeno reparo pois pareceu-me ter uma certeza absoluta do que dizia e por outro lado nem tudo o que se lê na net é sempre verdade, e cada ave é uma ave, e cada mutação tem as suas particularidades.

Neste caso a Caturra em questão é da mutação Opalino e esta mutação é muito particular, pois só as fêmeas mantem as “perolas” características da mutação em adultas, os machos por sua vez na 1ª muda perdem todas ou quase todas as “perolas”.

Dai o Pedro referir e bem que falta um dado fundamental, que é a idade…

Se esta caturra já for adulta é uma fêmea uma vez que mantem todas as “perolas”, se for juvenil tanto pode ser macho como fêmea.

Outra forma de tentar saber o sexo desta ave é saber as mutações dos pais.
Fabio_21
***
Mensagens: 165
Registado: quarta, 02/mai/2012, 14:36
Contacto: Sítio web

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Tiago Neves Escreveu:Boas,
Caro Fábio, só fiz esse pequeno reparo pois pareceu-me ter uma certeza absoluta do que dizia e por outro lado nem tudo o que se lê na net é sempre verdade, e cada ave é uma ave, e cada mutação tem as suas particularidades.

Neste caso a Caturra em questão é da mutação Opalino e esta mutação é muito particular, pois só as fêmeas mantem as “perolas” características da mutação em adultas, os machos por sua vez na 1ª muda perdem todas ou quase todas as “perolas”.

Dai o Pedro referir e bem que falta um dado fundamental, que é a idade…

Se esta caturra já for adulta é uma fêmea uma vez que mantem todas as “perolas”, se for juvenil tanto pode ser macho como fêmea.

Outra forma de tentar saber o sexo desta ave é saber as mutações dos pais.
Boas Tiago,

Pelo que li e pela minha experiência julgo que não será uma fêmea, pois julgo que todas as fêmeas perolas, cinzas, etc, apresentam listas nas penas da cloaca. A única coisa que acho que a idade influencia, é que os machos podem nascer com as listas nas penas e com a muda desaparece, mas agora com as fêmeas acho que todas têm listas tirando as lutinas e albinas.

Se estiver enganado, que alguém me corriga.

Cumprimentos
Criador33
****
Mensagens: 256
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Tiago Neves Escreveu:Boas,
Caro Fábio, só fiz esse pequeno reparo pois pareceu-me ter uma certeza absoluta do que dizia e por outro lado nem tudo o que se lê na net é sempre verdade, e cada ave é uma ave, e cada mutação tem as suas particularidades.

Neste caso a Caturra em questão é da mutação Opalino e esta mutação é muito particular, pois só as fêmeas mantem as “perolas” características da mutação em adultas, os machos por sua vez na 1ª muda perdem todas ou quase todas as “perolas”.

Dai o Pedro referir e bem que falta um dado fundamental, que é a idade…

Se esta caturra já for adulta é uma fêmea uma vez que mantem todas as “perolas”, se for juvenil tanto pode ser macho como fêmea.

Outra forma de tentar saber o sexo desta ave é saber as mutações dos pais.
O que está aqui escrito pelo Tiago Neves está certo. Acrescentando que nas caturras pérola canela também é complicado ver os sexos.
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Boas,
Fabio_21 Escreveu:julgo que todas as fêmeas perolas, cinzas, etc, apresentam listas nas penas da cloaca.
De facto essa é a regra e no geral é assim, mas não há regra sem excepção, como já referi cada ave é uma ave, e cada mutação tem a suas particularidades.

Seria bom saber a idade da ave em questão e as mutações dos respectivos pais, assim tirávamos as duvidas. :D
Avatar do Utilizador
João Oliveira
***
Mensagens: 66
Registado: domingo, 01/ago/2010, 15:49
Localização: Coimbra

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Boas,
desde já agradeço a todos que se disponibilizarm a ajudar.
Para responder ao sr. Fabio_21 eu só coloquei este tópico porque foi um amigo que me pediu pois eu não me interesso por caturras e o que sei das mesmas é so mesmo nas ditas "normais" que dá para ver no rabo de resto não percebo nada.
Em relação à idade da ave não posso ser preciso mas sei que os pais dela ja têm outra postura com caturras já com umas 2 semanas...
cumps.
Avatar do Utilizador
João Oliveira
***
Mensagens: 66
Registado: domingo, 01/ago/2010, 15:49
Localização: Coimbra

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Boas,
Será que mais alguém poderia dar uma ajuda a tentar sexar a ave.
Cumps.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Que idade tem a ave?
Se já tiver feito a primeira muda da pena é um macho, caso contrário não se sabe só por ver.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
João Oliveira
***
Mensagens: 66
Registado: domingo, 01/ago/2010, 15:49
Localização: Coimbra

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

Boas,
então é melhor esperar mais um tempo até porque não sei com quanto tempo é que as caturras fazem a primeira muda...
cumps.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

entre 6 meses a 1 ano penso eu, mas se tiver errado corrijam-me
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
bluehawk
***
Mensagens: 59
Registado: domingo, 10/ago/2008, 10:09
Localização: Rogel/Mafra
Contacto: Sítio web

Re: Caturra - É MACHO ou FÊMEA? (fotos)

borllock Escreveu:entre 6 meses a 1 ano penso eu, mas se tiver errado corrijam-me
Fazem aos 6 meses
António Barata
Bluehawk
http://bluecavies.blogs.sapo.pt/

Voltar para “Psitacídeos (geral)”