Cypher
Mensagens: 14
Registado: domingo, 15/jul/2012, 01:07

Re: Dúvida periquito jovem

Freddy Escreveu:Boas

Obrigado pelo vídeo, deu para ver que o azul está bem :) :) :)
O problema é que é muito novo, ainda é uma cria, e no seu vídeo de interacção dá para vê-lo a pedinchar comida à "fêmea" que o correu com uma bicada. Se diz que ele come então creio que é só esperar que passe esta fase de adaptação para a maturidade. Quanto à fêmea, eu creio que é mesmo fêmea, mas ainda é cedo dizer.

Parece que nesta altura é mesmo esperar para ver. Já agora, a gaiola pareceu-me ter boas dimensões, eu colocaria mais um casal e já ficava com uma pequena colónia.

Boa sorte
Caro Freddy,

Fico muito mais aliviado por saber que o azulinho parece estar bem :) Realmente já o vi a pedinchar comida algumas vezes, mas lá que ele anda todo o dia a comer isso anda portanto fome não passa... é mesmo esperar que cresca mais um bocado..

Quando a arranjar mais um casal, é o que tenciono fazer... amanha tenciono ir buscar mais um macho, igual à fêmea e dps quando tiver a certeza do sexo dos 3 periquitos arranjo mais um :)

Obrigado!
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida periquito jovem

Eu diria que a "femea" ainda é novinha e por isso não da pa ter a certeza do sexo!
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Cypher
Mensagens: 14
Registado: domingo, 15/jul/2012, 01:07

Re: Dúvida periquito jovem

borllock Escreveu:Eu diria que a "femea" ainda é novinha e por isso não da pa ter a certeza do sexo!
Sim, vou aguardar até ter a certeza do sexo da ave em questão.
Bem colegas, apanhei agora um susto valente... tava a ouvir montes de barulho vindo da gaiola, fui a correr ver o que se passava e tinha um gato a rondar a gaiola... penso que não é a primeira vez que ele vai lá... gosto muito de animais mas anda aqui uns gatos que não sei o que fazer a eles...
OoppsS
***
Mensagens: 87
Registado: terça, 20/mar/2012, 16:54
Localização: Gondomar/Porto

Re: Dúvida periquito jovem

Eu não consigo visualizar os videos, mas esteja atento a esse azul, pq os sintomas sao esses, comem e comem e emagrecem e emagrecem......fique atento
Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Dúvida periquito jovem

boas

na minha opiniao como antigo criador de piriquitos...

o azul alem de novo, nao esta bem... e se come muito entao algo se passa.

eu era capaz de lhes dar fp 20-20.
e depois complexo b

quanto ao malhado como ja li por ai... nao é nada de outro mundo, falo claro na mutaçao... isso de lhe dizerem que é uma mutaçao rara é peta de vendedor. eu ja tive imensas aves dessas, e outras entao que nao sao raras sao a seguir.
quanto a ideia de 2 machos para 1 femea, a mim parece-me mais um vez conversa de vendedor. para começar o azul é jovem... e depois se tiver ai um macho mais velho do que ele a lutar com ele por uma femea, huiii huiii... depois eu cheguei a ter machos a galar 2 femeas, enquanto se tiver 2 machos, um gala o outro nao, ja para nao falar nas lutas.

depois a ave malhada penso que ainda nao disse, mas parece-me tambem um macho, mas em principio pode nao ficar com a cera muito mais azul do que ja esta... se tiver algum branco ou amarelo no sangue, fica um azul claro.
Cypher
Mensagens: 14
Registado: domingo, 15/jul/2012, 01:07

Re: Dúvida periquito jovem

Agaboy Escreveu:boas

na minha opiniao como antigo criador de piriquitos...

o azul alem de novo, nao esta bem... e se come muito entao algo se passa.

eu era capaz de lhes dar fp 20-20.
e depois complexo b

quanto ao malhado como ja li por ai... nao é nada de outro mundo, falo claro na mutaçao... isso de lhe dizerem que é uma mutaçao rara é peta de vendedor. eu ja tive imensas aves dessas, e outras entao que nao sao raras sao a seguir.
quanto a ideia de 2 machos para 1 femea, a mim parece-me mais um vez conversa de vendedor. para começar o azul é jovem... e depois se tiver ai um macho mais velho do que ele a lutar com ele por uma femea, huiii huiii... depois eu cheguei a ter machos a galar 2 femeas, enquanto se tiver 2 machos, um gala o outro nao, ja para nao falar nas lutas.

depois a ave malhada penso que ainda nao disse, mas parece-me tambem um macho, mas em principio pode nao ficar com a cera muito mais azul do que ja esta... se tiver algum branco ou amarelo no sangue, fica um azul claro.
Boa noite Agaboy,

tirei esta foto hoje do azul e realmente não me parece bem.. geralmente quando vou ver a gaiola ou o encontro a comer ou assim empoleirado :? acho que o vou separar para uma outra gaiola até ficar melhor

o fp 20-20 e complexo b dou aos 3 ou apenas ao azul? talvez esta questão tenha uma resposta óbvio mas sou novato nestas andanças :)
Imagem

o malhado, também fiquei na dúvida quanto ao sexo... hoje arranjei mais um periquito malhado (o da esquerda), ao que parece também macho porque ainda tem a cera um pouco mais azulada.. depois de ter a certeza do sexo (idade adulta), irei adquirir fêmeas já adultas para criação.
Imagem

Duas perguntas para criadores:
1- Caso sejam dois machos (malhados), que mutação da fêmea aconselham?
2 - Posso deixar os dois casais na mesma gaiola para criação? fornecendo claro mais ninhos...



P.S.: Desculpem-me a qualidade das fotos mas até agora tenho utilizado o telemóvel para as tirar. Colocarei mais tarde fotos com outra qualidade.
Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Dúvida periquito jovem

boas

nao precisas de separar o azul. fazes o fp 20-20 para todos, e depois o complexo b tambem... eu dou a todas as minhas aves complexo b 5 dias por mes.... ja o fp 20-20 quando chega a altura de o dar, tambem costumo dar a todas.

se o azul estiver com o osso do peito mais saliente... tipo... pegas nele, e passas a mao no peito, se sentires o osso que faz lembrar uma faca... ele esta magro e doente... e podem ser varias coisas, dai o fp 20-20.
mesmo nao estando com esse sintoma, o fp 20-20 nunca fez mal nenhum.

os malhados sim parecem-me 2 machos, pior... parecem-me ser irmaos, o que acaba por nao ter muita logica.
femeas para juntar, bem... isso é relativo.... primeiro porque que saiba nao ha quem ''trabalhe'' mutaçoes nos piriquitos pelo menos nos autralianos... e depois o bonito é misturar para ver o que sai :D

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”