mavd
Mensagens: 8
Registado: domingo, 01/jul/2012, 00:12
Localização: Campo Pequeno, Lisboa

Que me podem dizer deste Periquito?

Boa tarde,

o que me podem dizer os mais experientes do novo hóspede cá de casa?
É a primeira vez que tenho esta espécie.
É um macho? que idade terá? verde normal? qualidade má, assim assim ou boa?

Deixo-vos duas fotos de hoje.


Obrigado a todos
Anexos
IMG_2516c.JPG
IMG_2516c.JPG (48.04 KiB) Visto 3463 vezes
IMG_2507c.JPG
Avatar do Utilizador
Freddy
***
Mensagens: 71
Registado: domingo, 17/jun/2012, 22:33
Localização: Odivelas, Lisboa

Re: Quem me podem dizer deste Periquito?

Boas

Não me considero o mais experiente, mas dado que já criei esta espécie posso dar-lhe um pequeno feedback.

Trata-se de um periquito australiano da cor original que têm em estado selvagem, macho adulto sem dúvida, em idade algo avançada (porque nas lojas costumam ver-se mais novos) mas ainda no auge para procriar, pela cor e porte robusto vê-se que é saudável e tem sido bem tratado.

Sem dúvida um óptimo exemplar para se iniciar nesta espécie, e uma óptima cor dado que já não se vê tanto a cor selvagem actualmente no mercado (Mas se calhar sou só eu que não tenho tido sorte em vê-los).

Cumprimentos
mavd
Mensagens: 8
Registado: domingo, 01/jul/2012, 00:12
Localização: Campo Pequeno, Lisboa

Re: Quem me podem dizer deste Periquito?

Obrigado pelas respostas "Freddy".

Deram-mo ontem e como neste momento estou com algum tempo disponível tenho estado com ele bastante tempo.
Vinha completamente selvagem e com cuidado e paciência já sobe para o meu dedo, dentro da gaiola, claro.

Quando me diz que tem idade avançada está a referir-se a que idade mais ou menos? 1 ano ou mais?
Avatar do Utilizador
Freddy
***
Mensagens: 71
Registado: domingo, 17/jun/2012, 22:33
Localização: Odivelas, Lisboa

Re: Quem me podem dizer deste Periquito?

Boas

Bem a idade é quase impossível ter a certeza a não ser quando a ave se encontra anilhada, mas eu diria cerca de um ano, ano e meio, mais coisa menos coisa...

Se reparar nas patas, estas encontram-se algo cinzentas o que revela desgaste, se o pássaro fosse novo estas encontrava-se rosadas, o bico também já apresenta cor escura e o azul está bem definido na cera, mas mais importante para mim são os olhos, uma ave que apresente o olho com amarelo e a pupila preta no centro é uma ave adulta, ao invés de um jovem que apresenta os olhos completamente pretos e brilhantes.

Se fizer uma pesquisa pela net de fotos de aves de diferentes idades verá do que falo!!

Cumprimentos
mavd
Mensagens: 8
Registado: domingo, 01/jul/2012, 00:12
Localização: Campo Pequeno, Lisboa

Re: Quem me podem dizer deste Periquito?

É sempre bom ir aprendendo umas coisas :D

Obrigado mais uma vez.

Sendo o pássaro verde, é impossível saber se é portador de azul, por exemplo, sem saber quem são os pais certo?
Avatar do Utilizador
Freddy
***
Mensagens: 71
Registado: domingo, 17/jun/2012, 22:33
Localização: Odivelas, Lisboa

Re: Quem me podem dizer deste Periquito?

Ui, quanto às mutações é mais complicado, talvez seja melhor esperar por opiniões mais experientes.

Mas para tirar azuis creio que só juntando com uma fêmea azul para ter algumas hipóteses, e mesmo assim é difícil já que o verde é dominante sobre o azul, portanto eu diria que obteria 75% verdes e apenas 25% azuis. Posso dizer-lhe que já tive um casal assim em que o macho era azul escuro e a fêmea amarela esverdeada e todas as crias me saíram verdes.

Cumps
Avatar do Utilizador
PedroVieira
***
Mensagens: 132
Registado: domingo, 01/mai/2011, 20:20
Localização: VILA DE GAEIRAS - Óbidos
Contacto: Sítio web

Re: Quem me podem dizer deste Periquito?

Boas,
Tenho a dizer que é um bom exemplar, um verde normal, muito bem tratado, e como o forista "Freddy" disse aparenta ter à volta de 1 ano.
Quanto aos seus pais, podiam ser Verde x Azul /verde ou Verde x Verde.
O símbolo / "significa portador de:"

Se lhe juntares uma fêmea /Azul podes tirar crias verdes ou azuis, consoante o que o teu periquito transporta nos genes.
Cumprimentos,

Pedro Vieira.
STAM: DO91

Imagem
http://avesdovieira.blogspot.pt/
diabllu
****
Mensagens: 370
Registado: quarta, 29/ago/2012, 23:21

Re: Quem me podem dizer deste Periquito?

PedroVieira Escreveu:Boas,
Tenho a dizer que é um bom exemplar, um verde normal, muito bem tratado, e como o forista "Freddy" disse aparenta ter à volta de 1 ano.
Quanto aos seus pais, podiam ser Verde x Azul /verde ou Verde x Verde.
O símbolo / "significa portador de:"

Se lhe juntares uma fêmea /Azul podes tirar crias verdes ou azuis, consoante o que o teu periquito transporta nos genes.

Se cruzar uma femea verde amarelada com um verde que posso obter? e se cruzar dois brancos e zuis tanto macho como femea??k esperar?

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”