lfcarvalho
Mensagens: 9
Registado: sábado, 01/set/2012, 12:58

Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Boa tarde!
Sou um apaixonado por aves desde muito pequeno.
De alguns anos para cá só tenho psitacideos de médio e grande porte mas ao longo dos anos já fui tendo de tudo.
Como me tenho vindo a "especializar" em bicos curvos posso andar menos atento a outras espécies e o que se vai falando sobre elas, daí este meu tópico.
Meus amigos, avistei na Serra da Lousã onde costumo passar férias uns 12/14 rouxinóis do japão que me pareciam estar perfeitamente adaptados ao meio. Vi por 3 vezes em 3 sítios diferentes num raio de sensivelmente 2 km.
No dia seguinte claro que a curiosidade era muita, lá fui de novo para a mesma zona, mas desta vez não os consegui avistar tendo apenas conseguido ouvir cantar. Ouvia-se perfeitamente o canto dos machos e respostas das fêmeas com aquele "assobio" característico das fêmeas dos rouxinóis do japão. Sei porque já tive vários, incluindo fêmeas.
Alguém tem explicação para isto? Há relatos de outros avistamentos ou noticias da adaptação deles cá? Achei realmente surpreendente ainda por cima sendo numa zona completamente isolada onde não há passagem de carros, pessoas, nada!! Apenas uns caminhos para todo-terreno de acesso a uma zona de ventoinhas no alto. Embora uma coisa é certa: ali não faltam insectos para eles se aliementarem, hehe.
A minha sorte foi que consegui tirar algumas fotos perfeitamente perceptíveis, senão alguns me teriam chamado de maluco com toda a certeza :)
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

É verdade! pena é que algumas já estejam a ser capturadas...

São aves muito bonitas e ainda bem que se estão a adaptar bem. Tenho um macho é uma ave 5 *
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Mas não será mau para a fauna que vive cá?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Canary Escreveu:É verdade! pena é que algumas já estejam a ser capturadas...

São aves muito bonitas e ainda bem que se estão a adaptar bem. Tenho um macho é uma ave 5 *

Mas, as aves têm de ser capturadas.
Não pertencem ao território nacional e vão acabar por fazer estragos a médio/longo prazo, a outras especies que se alimentão exactamente do mesmo e nidificam nos mesmos locais.
Eu sou de Lisboa e a 60 m de casa tenho um pequeno pinhal e de manhã a sair para o trabalho, tenho todos os dias o prazer de ver bandos de 6 a 10 ring necks a voarem sobre os telhados das casas.
É muito bonito mas, e as consequências??
Eu concordo, sim senhor que as aves sejam capturadas mas, não para fazerem o que fazem a seguir: vendidas ao publico em lojas e feiras... Aqui sim, deveriam entrar as identidades competentes para fiscalizar estas situações e não assim tão dificil deparar com tais situações...


Cumps
Gustavo
lfcarvalho
Mensagens: 9
Registado: sábado, 01/set/2012, 12:58

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Na zona do Porto também há imensos ringnecks à solta, aí julgo que as consequências serão piores por serem psitacideos além de "estorvarem" espécies nossas dão cabo de tudo o que vêm. O ano passado em Madrid perto do estádio do Atlético havia uma zona com imensos Conures, era ver o terror que eles por ali perto deixavam: fios desfeitos, tudo o que era madeira estava roído, etc...
lfcarvalho
Mensagens: 9
Registado: sábado, 01/set/2012, 12:58

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Mas alguém sabe a explicação de estas aves terem ido parar ali a uma zona tão isolada, praticamente inacessível? Há relatos ou noticias de outros avistamentos de rouxinóis em território nacional?
Abraço
lfcarvalho
Mensagens: 9
Registado: sábado, 01/set/2012, 12:58

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Deixo algumas provas:

Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
B-Machado
****
Mensagens: 353
Registado: terça, 17/jul/2012, 10:56
Localização: Porto, Portugal

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Boas,
Fiquei muito surpreendido com esta noticia, pois conheço esta espécie e nunca pensei em vê-los em liberdade no nosso país.Só espero que não seja um início de uma praga como certos bandos de ring necks que vejo à bastante tempo.
Cumprimentos,
Bruno Machado
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

lfcarvalho Escreveu:Mas alguém sabe a explicação de estas aves terem ido parar ali a uma zona tão isolada, praticamente inacessível? Há relatos ou noticias de outros avistamentos de rouxinóis em território nacional?
Abraço
Sim, há.
Na serra de Sintra e Cascais já existem Rouxinois do Japão em bandos consideraveis...
Avatar do Utilizador
Marcelo Andre
***
Mensagens: 68
Registado: sábado, 03/mar/2012, 20:57

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Boa noite.

Tal como os rouxinois do Japao, outras especies exoticas tao a comecar a nidificar no nosso pais. Teceloes de cabeca preta, os ja bastante difundidos bicos de lacre e, inclusive, ja foram avistadas viuvas de cauda comprida!! Isto pode trazer graves consequencias para a nossa fauna na minha opiniao. Sobre como apareceram, muito provavelmente fugiram de criadores e gaiolas e adaptaram-se...Duvido que alguem adquirisse um rouxinol do Japao e o libertasse para ver no que dava...
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Mas, as aves têm de ser capturadas.
Não pertencem ao território nacional e vão acabar por fazer estragos a médio/longo prazo, a outras especies que se alimentão exactamente do mesmo e nidificam nos mesmos locais.
Não sei se têm de ser capturadas!...para evitar proteger a nossa fauna...

Não ficará a nossa fauna mais rica e diversificada!? Não sei!

Em vez de 1000 melros...ficariamos com 500 melros e 500 rouxinois.....

É dificil prever as consequências da introdução de uma nova espécie....mas para mim que sou um leigo...considero os rouxinois bem vindos. Já os psitacídeos são mais destruídores... :)
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
lfcarvalho
Mensagens: 9
Registado: sábado, 01/set/2012, 12:58

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Sem ter certezas obviamente, se calhar a introdução destas espécies provém de fugas de aves importadas. Vêm em quantidades enormes e havendo uma fuga no transporte, na chegada, ou mesmo uma solta quando alguém é apanhado pelas autoridades e é uma forma de eliminar provas... parece um bocado descabido mas pode acontecer!
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Olá,

Perto de Sintra e perto de Torres Vedras, e esses da Lousã e segundo consta também já chegaram à zona da leziria... Muito provavelmente haverá mais focos espalhados porque são um espécie que se adapta com facilidade. Tirando regiões secas, não devem ter problemas em se fixar e espalhar ao longo dos ursos de água.
Além desses temos tecelões (várias espécies), capuchinhos, mosqueados, dominós e mais alguns.

Se são "bons" ou "maus" é discutível, o que é um facto é que a captura levanta problemas porque de certeza que outras espécies levam por tabela. E além disso é ainda mais discutível que "alguns" o façam sem qualquer controlo e metam eur ao bolso a capturar animais. Porque se o podem fazer com uns...
Mas adiante.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Miguel Silva pnf
Mensagens: 28
Registado: terça, 15/nov/2011, 14:45

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Marcelo Andre Escreveu:Boa noite.

Tal como os rouxinois do Japao, outras especies exoticas tao a comecar a nidificar no nosso pais. Teceloes de cabeca preta, os ja bastante difundidos bicos de lacre e, inclusive, ja foram avistadas viuvas de cauda comprida!! Isto pode trazer graves consequencias para a nossa fauna na minha opiniao. Sobre como apareceram, muito provavelmente fugiram de criadores e gaiolas e adaptaram-se...Duvido que alguem adquirisse um rouxinol do Japao e o libertasse para ver no que dava...

Boas, Os bicos de lacre já estão no nosso pais desde a década de 1970.


Cumps
Miguel Silva
Visitem o meu site. http://avesmiguelsilva.blogspot.pt/

Cumprimentos e Boas Criações
Miguel Silva
Avatar do Utilizador
Marcelo Andre
***
Mensagens: 68
Registado: sábado, 03/mar/2012, 20:57

Re: Rouxinóis do Japão em liberdade em Portugal!!!

Sim, mas nao deixa de ser uma especie invasora, que estando ha mais tempo em Portugal, ja esta bastante difundida.

Bom se estes rouxinois nao quebrarem o equilibrio natural na nossa fauna, entao na minha opiniao sao muito bem-vindos, pois so vem diversificar mais a nossa fauna. Agora imagine-se que eles entram em comflito com,por exemplo, os nossos pintassilgos, levando ao seu declinio! Seria um desastre. E preciso ter atencao e vou confiar que ja existe pessoas competentes a tratar do assunto.

Voltar para “Insectívoros”