Gabriel.Silva
***
Mensagens: 146
Registado: segunda, 25/jun/2012, 13:35
Contacto: Sítio web

Periquitos - ovos não eclodem e ficam escuros

Boas,

Venho aqui partilhar a minha experiência convosco na esperança de que me possam ajudar a solucionar o meu problema. :?
Tive um casal de periquitos juntos durante bastante tempo e de 3 posturas crias nem velas... Decidi então separa-los e adquirir novos parceiros para cada um. Vim a descobrir que o problema era do macho, pois a fêmea que ja tinha, com o novo macho, fez uma postura de 6 ovos, 4 dos quais fecundados. Fiquei bastante entusiasmado e esperançoso de finalmente ter crias, o que acabou por não acontecer. Duas das crias morreram a meio do choco, dentro dos ovos. As outras duas pareciam conseguir chegar ao dia do nascimento (assim penso eu) mas nesse dia, em vez de os ovos eclodirem, ficavam escuros, com manchas escuras... Com uma pequena lanterna apontada ao ovo não consigo ver nada, apenas uma mancha escura... Provavelmente as crias morreram... A minha questão é porque é que isto terá acontecido? :roll:
Têm à disposição osso de choco, comida e água fresca todos os dias... Alguém me pode ajudar a descobrir a solução deste problema?

Cumprimentos, Gabriel Silva
Avatar do Utilizador
João Oliveira
***
Mensagens: 66
Registado: domingo, 01/ago/2010, 15:49
Localização: Coimbra

Re: Periquitos- Ovos não eclodem e ficam escuros

Boas,
poderão ser salmonelas... Faça um tratamento com FP20/20.

cumps.
Gabriel.Silva
***
Mensagens: 146
Registado: segunda, 25/jun/2012, 13:35
Contacto: Sítio web

Re: Periquitos- Ovos não eclodem e ficam escuros

Boas,

Obrigado pela rápida resposta... Vou tratar disso...
Avatar do Utilizador
JoãoÂngelo
****
Mensagens: 257
Registado: sábado, 20/out/2012, 22:59
Localização: Cantanhede

Re: Periquitos- Ovos não eclodem e ficam escuros

boas,
e esses ovos mais escuros estavam mesmo mortos dentro do ovo?
visitem: http://aves-venance.blogspot.pt/
Cumprimentos
João Ângelo
Imagem
Gabriel.Silva
***
Mensagens: 146
Registado: segunda, 25/jun/2012, 13:35
Contacto: Sítio web

Re: Periquitos- Ovos não eclodem e ficam escuros

Eu penso que sim uma vez que nao eclodiram... Amanha irei abri-los a todos e logo verei o que me espera...
Avatar do Utilizador
JoãoÂngelo
****
Mensagens: 257
Registado: sábado, 20/out/2012, 22:59
Localização: Cantanhede

Re: Periquitos- Ovos não eclodem e ficam escuros

mas ja passou o tempo total de incubaçao, para todos os ovos?
é que o facto de os ovos estarem escuros pode nao quer dizer que as aves estejam mortas.
visitem: http://aves-venance.blogspot.pt/
Cumprimentos
João Ângelo
Imagem
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Periquitos - ovos não eclodem e ficam escuros

Boas,

O ovo fica com as caracteristicas que refere quando as crias estão prestas a sair do ovo, normalmente nesse mesmo dia ou no seguinte. Se coloca a lanterna e ve tudo escuro é sinal que a cria está viva. Não sei há quanto tempo os ovos ficaram assim mas não se precipite a tira-los. Se realmente estiverem mortos quererá dizer que por algum motivo não conseguiram sair do ovo... Como por exemplo falta de humidade. Na temporada passada aconteceu-me muito isso e nunca soube o motivo... Esta temporada até agora ainda não aconteceu, vamos ver daqui prá frente.

Espero que a sua proxima resposta seja a dizer que afinal nasceu uma cria. ;)

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Gabriel.Silva
***
Mensagens: 146
Registado: segunda, 25/jun/2012, 13:35
Contacto: Sítio web

Re: Periquitos - ovos não eclodem e ficam escuros

Boas,

Obrigado a todos pelas respostas... Na verdade a resposta que trago não é das melhores... :(
O tempo de eclosão de todas as crias já tinha passado, a última cria teria de ter nascido no Domingo passado... Como tal decidi hoje abrir os ovos para verificar. Sabia, através do método da lanterna, que o primeiro e segundo ovos não estavam fecundados... Os restantes ovos todos tinham crias... Duas delas tinham morrido ainda no inicio do desenvolvimento, não se conseguia perceber os membros das aves. Os outros dois estavam igualmente mortos mas já todos formados o que me leva a querer que morreram recentemente... Irei fazer o tratamento para as salmonelas, esperando que o próximo resultado seja o esperado...

Cumprimentos Gabriel Silva
Avatar do Utilizador
JoãoÂngelo
****
Mensagens: 257
Registado: sábado, 20/out/2012, 22:59
Localização: Cantanhede

Re: Periquitos - ovos não eclodem e ficam escuros

boas,

assim sendo o meu conselho é que na proxima postura, nao mexa nos ovos nem veja com lanterna nem pegue nos ovos.
visitem: http://aves-venance.blogspot.pt/
Cumprimentos
João Ângelo
Imagem

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”