Avatar do Utilizador
Pedro Neto
***
Mensagens: 167
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:10
Localização: Loures

Casal de Caturras - possíveis 2 machos [ajuda]

Boas pessoal, juntei um suposto casal já faz 3 semanas mas tive sempre a sensação que tinha juntado dois machos porque pela cloaca da suposta fêmea os ossos estão muitos fechados apesar de novinha.

Ora bem aqui vai a minha duvida.
É possível dois machos trocarem carinhos ou só acontece com macho e fêmea?

Eu vejo os dois a trocar carinhos, mas fico na duvida, isto porque o meu macho não canta muito e tem 5anos (anilha) e não tenho a certeza que a fêmea será mesmo femea.

Macho face branca & Fêmea pérola canela
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Pedro Neto

----->http://avessaloias.blogspot.pt/<------
Avatar do Utilizador
bluehawk
***
Mensagens: 59
Registado: domingo, 10/ago/2008, 10:09
Localização: Rogel/Mafra
Contacto: Sítio web

Re: Casal de Caturras - possíveis 2 machos [ajuda]

Que idade têm as aves?
Se tiverem mais de 6 meses e a muda feita são DUAS femeas.
Os machos depois dessa idade perdem o perolado que ambas a aves da imagem apresentam
António Barata
Bluehawk
http://bluecavies.blogs.sapo.pt/
Avatar do Utilizador
Pedro Neto
***
Mensagens: 167
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:10
Localização: Loures

Re: Casal de Caturras - possíveis 2 machos [ajuda]

O face branca é um macho com 5anos e é de certeza porque os ossos nao deixam duvida. A canela nao consigo pelos ossos porque é nova mas nao sei idade certa.
Dai a minha duvida.
Pedro Neto

----->http://avessaloias.blogspot.pt/<------
hugoharz
Mensagens: 31
Registado: terça, 27/nov/2012, 14:17

Re: Casal de Caturras - possíveis 2 machos [ajuda]

Boas.
É possível dois machos trocarem carinhos ou só acontece com macho e fêmea?
Sim, as caturas e a maior parte dos psitacidídeos .
Já tive um casal de caturas em que a fêmea morreu e para não deixar o macho sozinho juntei com um macho Fischer. passado umas semanas eles só não namoravam como também vi a caturra a galar o Fischer e vice versa. o mais engraçado é que depois de separados e eu juntar fêmeas das respectivas raças tiraram muitas crias. As caturas 12 crias e os Fischers 8 crias.
Quanto as tuas caturas, se tens a certeza que a face branca é macho eu aposto que tens 2 machos.
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Re: Casal de Caturras - possíveis 2 machos [ajuda]

Boas,
A mutação Opalino é muito particular nas caturras, isto porque as “perolas” características desta mutação a partir da 1ª muda (a partir dos 6 meses) desaparecem nos machos, mantendo-se apenas nas fêmeas.
Em adulto os machos Opalinos são visualmente normais, as fêmeas por sua vez apresentam o mesmo padrão que em jovens.

Sendo a Face Branca Opalino já adulta pelo quem diz 5 anos, é uma fêmea.

A Canela Opalina aparenta ser uma ave jovem e como tal só depois da 1ª muda pode ter certeza do sexo dela.
Pedro Neto Escreveu:O face branca é um macho com 5anos e é de certeza porque os ossos nao deixam duvida. A canela nao consigo pelos ossos porque é nova mas nao sei idade certa. Dai a minha duvida.
Pois, esse método dos “ossos” é tudo menos fiável, não vá por ai… :twisted:

Na minha opinião são 2 fêmeas.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Casal de Caturras - possíveis 2 machos [ajuda]

Se o face branca é adulto é fêmea tal como já explicaram.
Agora se o canela ainda não tiver feito a 1º muda não se sabe, mas se já tiver feito tb é fêmea, não vá pela treta dos ossos que enganam.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Pedro Neto
***
Mensagens: 167
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:10
Localização: Loures

Re: Casal de Caturras - possíveis 2 machos [ajuda]

Eu sinceramente não sou muito apologista dessa teoria das pérolas serem fêmeas! Existem machos perolas... :roll:
A face branca dou a certeza que é macho, quem me a vendeu e dois amigos criadores um deles experiente todos disseram que era macho.

Esta semana o face branca começou a ir para o ninho, os machos nao sao os primeiros a irem ao ninho?? :twisted: xP
Pedro Neto

----->http://avessaloias.blogspot.pt/<------
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Re: Casal de Caturras - possíveis 2 machos [ajuda]

Boas,
Pedro Neto Escreveu:Eu sinceramente não sou muito apologista dessa teoria das pérolas serem fêmeas! Existem machos perolas... :roll:
Não é uma teoria é um facto comprovado, genética pura mais nada…

Sim, existem machos da mutação Opalino “Perolas”, mas estes quando adultos não apresentam esse padrão, existem machos que vão perdendo as “perolas” lentamente ao longo das mudas e outros que as perdem logo na 1ª muda, agora um macho com 5 anos já deveria ter perdido a totalidade das “perolas”.
Pedro Neto Escreveu: A face branca dou a certeza que é macho, quem me a vendeu e dois amigos criadores um deles experiente todos disseram que era macho.
E no que se basearam para dizer que é macho?
Já crio em casa de algum deles?
Apresenta comportamento de macho?

Pode estar a acontecer 1 de 2 situações a ave ser de facto um macho, mas ainda ser jovem e terem anilhado com uma anilha de 2005, ou então é de facto macho mas é um macho atípico com padrão fêmea.
Pedro Neto Escreveu:Esta semana o face branca começou a ir para o ninho, os machos nao sao os primeiros a irem ao ninho?? :twisted: xP
Ir ao ninho é um comportamento de ambos os sexos, mas por norma os machos vão para o ninho e cantam e dançam para atrair a atenção da fêmea.

Outra coisa se a fêmea é jovem não deve colocar já o ninho, não deve criar com aves com menos de 1 ano de idade.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Casal de Caturras - possíveis 2 machos [ajuda]

A ave não apresenta sinal de arlequim, pois nos arlequins as "pérolas" podem se manter nos machos.
Mas pode ser um macho atípico como o amigo Tiago Neves disse, ele está mais dentro do assunto :wink:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”