Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Periquitos - Interrupção súbita da criação

Boas noites pessoal, tenho tido um problema que ja me assombra deste outubro/novembro (final da última criação que tive), que é o seguinte:

Tenho 2 casais de periquitos reprodutores, que neste momento nao me fazem criação, nem minimamente se interessam pelo ninho. Tudo corre normal, os machos acasalam com as femeas frequentemente, no entanto para vos puder explicar a dimensão do problema, tenho de vos dizer uma breve descrição das condições e como estiveram até à ultima criação, estes dois casais, um deles criava em gaiola individual e o outro em viveiro. No entanto em Meados de Agosto, sensivelmente, mudei tudo para o viveiro grande, onde os 2 casais, criaram 1 vez, tudo posturas de 4/5 ovos, onde nasce apenas 1 cria. Decidi entao, em outubro, acabar com o viveiro, e voltar tudo a gaiolas individuais, e para meu espanto, simplesmente nao criam, elas nao se interessam pelo ninho, inclusive coloquei um pouco de turfa, mas ja retirei, por pensar que fosse disso. Andam sempre pouco animados, pouco mexidos, so os machos se metem com elas, passam o dia, de bico para trás no poleiro, o que me deixa um pouco intrigado, pois é a primeira vez, já em alguns anos de criação de periquitos que isto acontece.

O que me deixa a pensar nos seguintes factores:
será doenças?

- Nunca dei medicamentos nem desparasitantes, pois é relevante tambem acrescentar, que as crias que nasceram da ultima criação, ambas morreram, assim do nada, ou se calhar do frio...

Será do frio?
- Estão numa marquise, sempre fechada, mas a temperatura, atinge os 16º agora nesta data.

Nota importante, é que as femeas nao estão com criações a mais, uma delas so fez 2 criações este ano, e a outra apenas uma, desde que a tenho (Setembro 2012).


Desculpem se o texto está um pouco confuso.

Cumprimentos a todos
amcrola
***
Mensagens: 208
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39
Localização: Mafra

Re: Periquitos - Interrupção súbita da criação

boa noite, convem desparasitar as aves de 6 em 6 meses, quer internamente (com intervermes O.C.) quer externamente (com pulmosan). de resto eu pessoalmente colocava-os no viveiro pois as aves quanto mais espaço tiverem melhor. tenha à disposição grit e osso de choco e dê fruta e verduras 1 ou 2 vezes por semana. eu dou também uma papa de frutos tropicais. claro que pode ser algo mais serio como salmonelas mas para já não vamos pensar no pior. a maioria das pessoas dá também vitaminas do complexo B a seguir as desparasitações, eu dou apenas fruta, verduras e limão na àgua de vez em quando. penso que desta forma obtêm as vitaminas de que precisam, e nunca tive problemas com as minhas aves. espero ter ajudado.
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com
Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Periquitos - Interrupção súbita da criação

Boas,

Pelo que refere das fêmeas estarem constantemente com o bico para trás mostra que não estão em condição de criar. Possivelmente estarão com algum problema, como seja coccideos, fungos, etc...

Conselho: Desloque-se a uma clinica veterinária e pergunte se lhe fazem anásiles ás feses para saber o problema. Não vale a pena andar-mos a tentar adivinhar o que têm e dar medicamentos que não resolvem nada. Digo isto por experiencia propria e recente. Paguei 12 euros pelas análises e fiquei a saber o que tinham e estão a ser tratatos com sucesso. ;)

Cumprimentos,

Luís Ciríaco
Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Re: Periquitos - Interrupção súbita da criação

Obrigado pelos vossos conselhos e opiniões, vou segui-los com atenção especial para as análises.


Obrigado

Voltar para “PSITACÍDEOS”