Filomena Pinheiro
Mensagens: 7
Registado: quarta, 29/ago/2012, 21:36

Periquitos - fêmea fugiu, o macho cuida das crias? (urgente)

Até tinha um casal de piriquitos e 3 crias com 15 dias, uma delas tem menos uns dias.

Acontece que hoje, a piriquita fugiu..........., a minha questão é, será que posso confiar no pai para criar as crias????

Tenho cá em casa papa de criação à mão para canários, se o pai não os tratar posso dar essa papa com seringa????

Quais são as dicas que me podem dar????

Fui a uma loja de animais para comprar papa de criação à mão para piriquitos desta idade, não tinham mas disseram-me se fosse necessário podia dar a de canário, que está no prazo de validade e fechada ainda, posso confiar???

Muito obrigada.

Filomena
alexmendes
****
Mensagens: 426
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:12
Localização: Viana do Castelo

Re: URGENTE

não percebo muito de piriquitos mas mesmo assim espero ajudar, achu que não deve confiar muito no macho, pois ha uns que alimentam outros não. por isso tem que ver o que ele faz, e essa papa dos canarios para desenrrascar achu que da sem problemas....
Cumprimentos,
Alexandre Mendes


VISITEM:
http://www.avesalex.blogspot.pt
Avatar do Utilizador
canariomandarim
****
Mensagens: 405
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Re: URGENTE

Eu ja estive no seu lugar, no meu caso foi a mae das crias que morreu ,o que eu fiz foi todos os dias preparava papa e dava as crias com uma seringa de 3 em 3 horas ,no fim de dar decomer as crias volte a colocar no viveiro junto com o pai.
A papa tem que misturar com agua.
Boa sorte :D
Cumprimentos...
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: URGENTE

Lamento em saber desta noticia. Pessoalmente nunca estive perante essa situacao mas julgo que o pai tanto pode criar sozinho como abandonar as crias.
Penso que com a idade que as crias tem apenas devem ser alimentadas de 3 a 4x maximo.
Tenha em atencao que a mistura nao deve ser muito liquida nem grossa e deve estar a boa temperatura. Tambem dispensam muita agua pois a papa ja contem a bem dizer o suficiente. Outra questao é que por norma vao lhe pedir sempre comida mesmo tendo o papo cheia, convem ter atencao a este aspecto. Espero que consiga safar as aves. Espero ter ajudado (:
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
Filomena Pinheiro
Mensagens: 7
Registado: quarta, 29/ago/2012, 21:36

Re: URGENTE

Muito obrigada a todos, penso que estou esclarecida, vou dar de vez em quando a papa de criação à mão aos piriris bébés e vou estar atentaa ao pai. Até ao momento eu vejo-o a ir ao ninho, mas não sei se lhe dá de comer.

Eles estão quentinhos porque são 3, aquecem-se uns aos, o pai não fica dentro do ninho.

Só espero que consiga salvá-los, mas tenho esperança que sim, pois já criei 2 canários à mão a partir do 5º dia de vida.

Mais uma vez obrigada.

Filomena
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: URGENTE

Pois como sao varios aquecem-se. Como ja tem experiencia e bom, observe o papo para ver se estao a ser devidamente alimentados caso contrario entao alimente a mao. Boa sorte
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
OoppsS
***
Mensagens: 87
Registado: terça, 20/mar/2012, 16:54
Localização: Gondomar/Porto

Re: Periquitos - fêmea fugiu, o macho cuida das crias? (urge

Boas!

Em principio o Pai alimenta as crias sem problema, ainda agora separei a mãe de 3 crias pq estava a querer fazer nova postura e estava a começar a atacar as crias e o macho alimenta na boa, alias ja o fiz algumas vezes.

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”