quinta, 07/fev/2013, 11:48
Boas
Há boa maneira Portuguesa estamos já a complicar tudo sem qualquer necessidade.
Mas vamos por partes:
Para ver qual o ano de uma ave na anilha, o melhor é mesmo verificar a anilha, tem lá o ano gravado. O codigo de cores só existe nas anilhas oficiais e não em todos os países, na Bélgica as anilhas são cinzentas. Depois também existe o problema de ser uma ave muito velha e ter uma cor repetida. Eu tenho aves de 2013 e de 2007, ambas com anilha preta, podia vender as duas como de 2013, por isso o melhor é sempre verificar a anilha.
São 6 cores e vão-se repetindo, se não já não havia cores. Na minha opinião podia ter mais umas 3 cores, para quem cria canários ou exóticos é quase impossivel ter no plantel aves com anilha de cor igual e anos diferentes, mas para quem tem aves com um actividade reprodutiva maior como os psitacideos é bastante frequente. As cores servem mais para ajudar a identificar aves rapidamente sem ter de as apanhar.
Agora a questão das datas.
Sinceramente não vejo onde está o problema, eu este ano recebi as anilhas de 2013 em Outubro de 2012 e comecei logo a anilhar as crias com anilhas de 2013, no máximo há 3 meses de diferença, não estou a enganar ninguem. E se eu, cumprindo as datas, anilhar uma ave no dia 1 de Janeiro de 2013, com anilha de 2013 e outra no dia 31 de Dezembro também com anilha de 2013? Por esse prisma são aves de idade idêntica quando têm um ano de diferença, muito mais que os tais 3 meses. Ou então se anilhar uma dia 31 de Dezembro de 2012 com anilha de 2012 e outra no dia seguinte, 1 Janeiro de 2013 com anilha de 2013, as aves ficam com anilhas de anos diferentes e na verdade têm um dia de diferença.
Ao anilhar em Outubro com anilha do ano seguinte consigo que possam ir dois anos às exposições, enquanto que se anilhar com anilha do proprio ano já vou conseguir que ave faça apenas um ano de exposições.
Tal como o Janeca disse, qualquer bom criador tem o registo de todos os nascimentos e consegue dizer o dia (no máximo o mês) exacto do nascimento da ave.