Pedro Coelho
***
Mensagens: 139
Registado: quinta, 03/jan/2013, 20:13
Localização: Grândola

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

Há uns bons anos quando o meu pai criava codernizes japónicas, tirava-as em chinesas (as galinhas pequenas), e uma vez uma coderniz dessas chocou e tirou sozinha uma cria, num sitio meio selvagem onde havia muitas canas e poucas codernizes. Só aconteceu uma vez, mas aconteceu
ClausRodrigues
Mensagens: 8
Registado: terça, 05/fev/2013, 23:09

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

Estive revendo essas questões, talvez eu não esteja oferecendo o ambiente ideal, mas sempre achei que estava, o local tem 10x10 M, sempre achei mais que suficiente. O sombreamento é feito por uma árvore de tangerinas e uma parte da copa da mangueira. O chão tem grama, ou quase, por que eles comem. Tem um mini lago para os patos com água limpa, e ainda alimento com ração, complementando com frutas e verduras. Vou tentar arranjar uma câmera e tirar uma foto pra vcs verem o que tem de errado.

Mas pensando bem, eu tbm já tive uma codorna chinesa que chocava os ovos toda vez, mas o ninho que fiz pra ela ficava "escondido" debaixo de uma plantas trepadeiras, pode ser realmente que seja a falta de um ambiente ideal.

A não ser que seja a mistura que esteja impedindo, pq ficam todos juntos, as patas, galinhas peruas e fracas, fora os machos, um de cada.
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

Antes de mais peço desculpa porque devo me ter explicado mal.
Com a domesticação vai-se eliminando genes que não nos interessam, isso é um facto, mas claro não é durante a nossa vida é ao largo de milhoes de anos, peço desculpa por não ter referido esse facto.
Quanto ao resto, tal como o sr, tenho muitos anos a criar aves e se tivermos as condições para que as aves se sintam bem e protegidas elas acabam por chocar. Quanto ao resto vejo o que o Sr é que ficou ofendido por haver opiniões diferentes das suas. Quanto aos 5% não sei onde foi buscar esse valor pois não conheço nenhum estudo cientifico que comprove isso.
cump.
ClausRodrigues
Mensagens: 8
Registado: terça, 05/fev/2013, 23:09

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

É pessoal, o fórum existe para criadores trocarem idéias e experiências, eu realmente espero que minhas aves venha a se manter sozinhas já que esta minha criação é mais pela beleza do que para outros fins gostaria de vê-las realizando suas atitudes naturais, como procriação.
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

Não quero partidarizar aqui a questão mas aqui ao Amigo Angelo tenho que lhe dizer duas coisas arranjou dois exemplo muito infelizes , sim é verdade que as associações fazem repovoamento soltando milhares de perdizes mas , deixe me explicar lhe porque não sabe , os perdigotos que se veem mas cada vez menos não são filhos dessas perdizes das largadas até porque dessas em liberdade metade nem chega a ser verdadeiramente adulta( no sentido de ter idade para criar) os perdigotos que se veem são dos poucos casais que ainda vivem e nasceram no seu habitat natural , quanto ao outro exemplo dos cucos o que tem a ver os cucos com as calças fazendo aqui um trocadilho?? o cuco apenas percebeu mas a muito tempo que podia por os outros passaros a criar o seus filhos ate porque a femea só poe um ovo em cada ninho que será o hospedeiro dessa ave , como ja disse ha aqui ajudas que so desajudam , quanto aos 5% onde fui arranjar este numero ?? não ha estudos nem estatisticas ??? diga assim , não as conhece isso é outra Estoria
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

Ainda volto , o cuco come os ovos do ninho que vai ser hospedeiro ?? aconselho - o a consultar a net tem imenso videos a mostrar o cuco quando nasce a derrubar os outros ovos ou os passaritos para fora do ninho logo o cuco não come ovos nenhuns pelo menos para desocupar lugar para o seu ovo e sempre só um e pregunto- lhe ja viu um cuco por exemplo num ninho de Felosa ??? tem consciencia dessa imagem ?' do que é uma ave alimentar a partir de certo momento, uma cria que chega fazer meia duzia de vezes o seu tamanho ?? eu ja vi ate porque moro numa zona em que existem quase toda fauna nacional por isso sei sempre do que falo ao contrario de muita gente que so escreve o que ouviu e muiatas vezes mal ou conhece dos programas da tv
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

vou entrar novamente na questão, comentando fatos, efeitos, e talvez tendando especular suas causas, pois acho que observar efeitos é a melhor forma de determinar causas.

Pra ter maior produção para comércio, desde o início colocava os ovos de patos exóticos e faisanídeos exóticos debaixo de garnizés (coquitos/chinesas/galinhas da índia), e de raças grandes de galinha com boa tendência ao choco, assim as matrizes continuavam botando, e eu tinha mais plantel. Depois, passei a usar chocadeiras artesanais, e por fim exclusivamente as elétricas.

Apesar disso, sempre tentei colocar as matrizes em ambientes sossegados, que reproduzissem seu habitat natural, e com a correta alimentação, o que inclusive fomentava a corte, e a postura, e nos casos que acabei permitindo, todas as fêmeas chocaram e criaram as crias, na presença do macho, e de outras fêmeas (eu tinha sistema de trios, e de quintetos).

Aconteceu em 100 % dos casos, alguns dos quais com aves vindas de criação natural (seja com os próprios pais ou com galinhas), e outras vindas de chocadeira. Notei apenas que possuem um choco mais nervoso, logo, precisam de sossego. (falando nisso, perdi recentemente uma ninhada de 13 codornas da china chocadas pela fêmea, quando faltava um dia para nascerem, apenas porque deu um temporal forte, e a fêmea se assustou com o temporal que circundava o viveiro, mesmo tendo seu ninho bem abrigado)

Não sei se é a criação em cativeiro que faz perder o instinto de choco, ou se é serem filhas de chocadeira, sinceramente não posso opinar a respeito, já que obtive sucesso com ambas, usando como artimanha a reprodução do habitat natural, e os corretos estímulos que as aves teriam neste, além claro de ter que andar aglomerando alguns ovos espalhados pelo chão, no ninho, até elas começarem a botar neste. Então eu aposto nisso como chave para o sucesso.

Devo frisar que quando falo de correto estímulo alimentar, estou falando que forneço às minhas aves não apenas o granulado apropriado, mas também frutas e verduras diariamente, alimento vivo como minhoca e tenebrio ( ambos faceis de criar), e que complementam os insetos que entram naturalmente no viveiro, além dos restos de todas as outras aves, o que inclui desde alimento pra exóticos e papa de ovo, até extrusado para frutívoros (aves de chão são ótimas para evitar desperdicio), e ainda sementes germinadas, então, tudo isso estímula a reprodução destas, já que por exemplo, todos os pintos de aves de chão em seus primeiros dias se alimentam de grande quantidade de insetos e alimentos macios, sendo assim, a presença destes diariamente é indicativo para a fêmea chocar.

Nada muito diferente do padrão que eu usava para pequenos exóticos e insetívoros, não esperar para que criem para então dar insetos, já que é a chegada dos insetos o que precisamente estimula a reprodução.

São estas pequenas coisas que passam despercebidas porque não tomamos atenção à rotina que as espécies que mantemos têem quando vivem em liberdade.
Sendo assim, fornecer pinhas ao cruza bico, e alcachofra ao pintassilgo, ou néctar ao sanhaço, faz sim, toda diferença.

Mas como já vi gente reclamando que codorna japonesa não choca, e quando fui ver, tinham ela em um cubículo com chão de rede, sei lá, morro sem ver tudo.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

ao autor do tópico, aves em capoeira vivem nervosas e desconfiadas umas com as outras, e não é pra menos, no momento que a fraca/galinha d'angola sua bobear, um pato come um dos pintinhos dela rsrsrsrs
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
JoãoÂngelo
****
Mensagens: 257
Registado: sábado, 20/out/2012, 22:59
Localização: Cantanhede

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

joao1961 Escreveu:Não quero partidarizar aqui a questão mas aqui ao Amigo Angelo tenho que lhe dizer duas coisas arranjou dois exemplo muito infelizes , sim é verdade que as associações fazem repovoamento soltando milhares de perdizes mas , deixe me explicar lhe porque não sabe , os perdigotos que se veem mas cada vez menos não são filhos dessas perdizes das largadas até porque dessas em liberdade metade nem chega a ser verdadeiramente adulta( no sentido de ter idade para criar) os perdigotos que se veem são dos poucos casais que ainda vivem e nasceram no seu habitat natural , quanto ao outro exemplo dos cucos o que tem a ver os cucos com as calças fazendo aqui um trocadilho?? o cuco apenas percebeu mas a muito tempo que podia por os outros passaros a criar o seus filhos ate porque a femea só poe um ovo em cada ninho que será o hospedeiro dessa ave , como ja disse ha aqui ajudas que so desajudam , quanto aos 5% onde fui arranjar este numero ?? não ha estudos nem estatisticas ??? diga assim , não as conhece isso é outra Estoria
Esta talvez seja a minha ultima mensagem neste topico, ate porque isto ja está a entrar num caminho que nao me interessa, so quer dizer uma coisa ao Sr joao1961, como voce disse ja noutra mensagem as opinioes sao para respeitar, logo você deve começar por fazer isso, pois os meus exemplos infelizes ou nao, sao os meus exemplos, já agora onde é que se foi basear para dizer isto ''sim é verdade que as associações fazem repovoamento soltando milhares de perdizes mas , deixe me explicar lhe porque não sabe '', explicar porque nao sei?? estou dentro de uma associativa e nao venho para aqui falar so por falar.
quanto aos cucos nao foi exemplo nenhum, foi e como disse, nao sei se leu, mas era uma curiosidade, sobre o instinto das aves. e sim vi um documentario, nao entendo o porquê de tantas questoes sobre esse assunto, mas pronto.
tambem nao entendo essa sua frase de que ha ajudas de so desajudam, todos dão uma ajuda, e acho que nao é voce o dono da razão para poder fazer esse julgamento.
peço desculpa pelo meu erro na questao de comerem os ovos, de facto so come alguns quando sao muitos.
obrigado e mais uma vez peço desculpa.
visitem: http://aves-venance.blogspot.pt/
Cumprimentos
João Ângelo
Imagem
abreuemanuel
Mensagens: 4
Registado: sábado, 16/fev/2013, 21:40

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

Gostaria de fazer uma pergunta tenho um casal de pato real e a fêmea comeu me os ovos gostaria de saber porque?
Será porque mexi neles?
Ainda hoje pôs um e comeu-o. será que agora vai come-los sempre?
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

ela deve ter comido um por acidente, gostou, e agora pegou o vício, vício esse terrível de erradicar, em muitos casos quase impossível.

eu criava um bando de fracas/ galinhas d'angola, que por infelicidade do destino quebraram um ovo delas e o comeram, e, meus amigos, tive que me desfazer de todo o bando e comprar um novo, porque nenhum ovo escapava mais, no momento que era botado, era comido.

mas quem sabe você tem mais sorte.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

Realmente há pessoas que têm o dom da sabedoria e os outros não percebem nada disto, também concordo que não deve ser pra isto que serve o forum, deve ser para partilhar as nossas experiencias e não para nos exibir.
Visto que há cá gente que se farta de saber disto admira-me porque não parecem mais vezes pra esclarecer as duvidas dos criadores de galinaceos que aqui aparecem.
Eu como ando nisto há pouco tempo deixo os esclarecimentos para os experts.
cump.
ClausRodrigues
Mensagens: 8
Registado: terça, 05/fev/2013, 23:09

Re: Aves não chocam os próprios ovos: patas e galinhas d'ang

Concordo, entrei aqui para espalhar o que sei e aprender o que não sei :D . Por exemplo, com relação ao amigo Abreuemanuel, uma vez minhas galinhas também estavam comendo os ovos, todos me diziam que era falta de cálcio, mas eu dava o suplemento e não funcionava, mas um dia percebi que elas não comiam apenas a casca, comiam o conteúdo também, imaginei que era em busca de proteínas e passei a fazer a papa que fazia para minhas outras aves pra elas, só que mais simples, metade de ovos bem cozido com casca e tudo esmagado e a mesma quantidade de farelo misto de milho, soja e arroz, com isso problema foi solucionado :mrgreen: . E continuei dando o suplemento de cálcio também. Não é sempre que funciona, muitas vezes é apenas vício da ave mesmo, aí deve elimina-la do grupo pra não ensinar as outras :? .

PS: Tem que esmagar bem o ovo, ou elas vão continuar associando ovos a proteínas e comer sempre :wink: .

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”