terça, 19/mar/2013, 11:13
Boas.
Isso é uma questão ja muito debatida, estudada, etc, mas sem uma resposta exacta e cientificamente provada, eu ja crio há muitos anos e ja fiz centenas de casais nestes anos e tenho casais que nunca tocaram num filho, outros que fizeram sempre isso mas pouco, outros ao principio não faziam e com o passar dos anos vão fazendo cada vez mais, outros quase assasinam os filhos e depenam-nos de tal forma que não sobra nem uma penugem em todo o corpo, ora se fosse alimentação fariam todos ou quase todos mais ou menos, se fosse genetico todos os filhos de aves que fazem isso tambem o fariam depois, eu tenho femeas filhas de pais que depenavam muito e elas nunca depenaram, ao contrario do que tambem se diz que é as fêmeas eu comprovei em muitos casos que até são os machos, ja tive tambem aves que num casal ambos depenavam muito e depois foram trocados com outras aves e depois deixaram de depenar, tambem tenho fêmeas que numa postura depenaram muito e depois sem explicação aparente na outra não tocaram numa pena, eu meto palmeira, tenho aves que fazem o ninho mal e tem pouca palmeira e não depenam tenho outras que fazem um ninho grande e perfeito e tem sempre palmeira e depenam, ja li num estudo que poderá ser uma carência de vitamina K, foram feitos alguns testes que pareçe que deram alguns resultados mas nada de 100% garantido.
Eu tenho ao longo dos anos anotado isso tudo para tentar estabeleçer comparações e não segue um padrão exacto, aves que depenam muito vou eliminando da criação, mas não resolve tudo, resolve esse caso, tento ficar com as que depenam pouco ou nada, mas nos casais novos vai sempre voltando a apareçer aves que o fazem quer mais ou menos, ainda agora tenho um casal que na primeira postura que fizeram e eram ambas aves que nunca tinham criado, não tocaram numa pena, agora na segunda postura ja depenaram um pouco as crias.
Segundo o meu pareçer/experiência como lhe quiserem chamar, eu acho que são comportamentos de stress que as aves apanham por estarem por vezes saturadas, aborrecidas, etc, tambem ja me aperçebi que depenam mais aves de cores claras, se tivermos uma ninhada com 3 verdes e um Lutino, tem tendencia em depenar mais o Ino, por ser mais claro e pelo sangue ser mais perceptivel dentro dos canhões das penas, pareçe-me a mim que depois e torna um vicio sentirem o gosto do sangue e de fazerem isso, normalmente a maior parte deles depois do periodo de abrirem as penas dos canhões vão deixando de fazer e as crias recuperam rapidamente sem grande problema.
Dai a conclusão que tenho tirado é que é um problema que estará sempre associado a criação de de dificil irradicação, poderá ser minimizado com a selecção, uma coisa tambem que notei mais há uns anos atrás e que melhorou foi não fazer mais de 2 posturas aos casais, quanto mais posturas mais saturação e mais esse problema se agudiza.