pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Criação de pintassilgos, cheio de êxito

O meu melhor ano, foi este dos pintassilgos sem duvida.
os pintas cada vez mais calmos comem à minha frente....
acertei ainda mais na alimentacao neste ano, muita semente das mais variadas.
muito germinado, e bicho trela, alugmas ervas silvestres e muitos ovos de formiga.
a papa dou-lhe 3 misturadas a branca white mollen com a amarela king premium e a th indios.

o ninho é uma caixa para canarios forrada de arvore de natal artificial.
ovos trocos por plasticos até ao ultimo.
retiro o macho no choco e coloco-o nos 10 dias dos filhos mas observo o resultado.
com 4 casais vou em 9 aves na 1ª postura, uma femea ainda no choco e num ninho só havia um ovo galado.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Boa tarde!

Parabéns! Pintassilgos não é para qualquer um. :)

Continuação de boa criação...

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
pasc
Mensagens: 11
Registado: quinta, 06/dez/2007, 11:04

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

pedroleitao Escreveu:O meu melhor ano, foi este dos pintassilgos sem duvida.
os pintas cada vez mais calmos comem à minha frente....
acertei ainda mais na alimentacao neste ano, muita semente das mais variadas.
muito germinado, e bicho trela, alugmas ervas silvestres e muitos ovos de formiga.
a papa dou-lhe 3 misturadas a branca white mollen com a amarela king premium e a th indios.

o ninho é uma caixa para canarios forrada de arvore de natal artificial.
ovos trocos por plasticos até ao ultimo.
retiro o macho no choco e coloco-o nos 10 dias dos filhos mas observo o resultado.
com 4 casais vou em 9 aves na 1ª postura, uma femea ainda no choco e num ninho só havia um ovo galado.
Boa Noite,

Como faz para arranjar os ovos de formiga?

Cumprimentos
jorge miguel
***
Mensagens: 75
Registado: segunda, 16/jul/2012, 21:00
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Parabéns é de mestre criar pintas, eu mal crio canários sou melhorzito nos psitacideos :)
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

ovos de formiga.... comprei 3 camioes de terra preta optima para agricultura dum aterro. cada camiao com 16m3, ou seja deu para 48m3 porque o meu terreno era em declive. aggarado a isso vieram umas formigas que nunca tinha visto ali perto. são enormes e os soldados até as sementes conseguem transportar. existem alguns 5 ou 6 ninhos delas em 1500mtos2 que tenho de terreno. o que faço?? como o ninho delas é nessa terra, elas fazem um monte e eu parto um bocado desse monte até a zona onde estao os ovos, raspo-os e meto-os num comedouro com papa por baixo, as formigas em pouco tempo refazem outra vez o ninho delas.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

mas os ovos de formiga são dispensaveis.... o germinado é que não. sem ele muito dificilmente a criação vinga.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

:D Ola a Todos!

Parabéns Pedro Leitão! :lol:

É sempre com muita satisfação que constato o aumento do numero de criadores de pintassilgo parva também denominado, pelos nossos irmãos brasileiros, de pintassilgo português.

Aproveitando o titulo desta mensagem a minha primeira ninhada de 2013 foi também um êxito 5 ovos 4 crias.

Imagem



Agora falta saber como se vão desenrolar as outras fases: anilhamento, saída do ninho, independência dos pais, muda...

Continuação de boas criações para todos :wink:
micael10
Mensagens: 12
Registado: quarta, 27/fev/2013, 11:28

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

parabens :) realmente nao esta ao alcanse de todos ;)

para o ano vou cumecar com os cardinalitos, pois é uma ave que me fascina imenso :)

boas continuacoes a todos.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Armando Moreira, no teu ninho se nota logo a alimentação que lhes dás.
a sarralha e/ou dente de leão fazem-lhes as delicias, pois vejo pelo forro do mesmo.
caso fosse apenas germinado/trelas/papa teria de ser colocado algodão para o material interior do ninho.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

micael10 Escreveu:parabens :) realmente nao esta ao alcanse de todos ;)

para o ano vou cumecar com os cardinalitos, pois é uma ave que me fascina imenso :)

boas continuacoes a todos.
obrigado Micael, eu já criei cardinalitos, e deixa-me te dizer que são fascinantes, e não são dificeis, um conselho vai a um criador de confiança e compra só dos criados pelos proprios pais, o sucesso será muito maior na criação. tenho uma amigo chamado Rui Costa que já vai com mais de 40 com 12 casais criados pelos pais (sem amas).
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Caro amigo, a descrição que faz das formigas, parece ter mais a ver com a formiga africana, do que com a nossa formiga comum. A formiga africana faz o ninho acima do nível do terreno, constrói um morro que às vezes chega a ter mais de 1,5m de altura, enquanto a nossa faz o ninho no subsolo, as vezes mesmo bastante fundo, como sabemos quando procuramos as agúdeas, as rainhas, afinal.
A formiga africana , quando lhe destruímos o ninho, reconstroi tudo em poucos dias e as larvas são uma pitéu para as aves. Nunca tinha dado conta da existência de formiga africana na Europa em geral ou em Portugal em particular. E a ser esse o caso, alguém a introduziu e é preciso ter muito cuidado com a introdução de espécies estranhas ao meio. Muitas vezes, se resolvem um problema, criam milhares deles; veja-se o caso da introdução da abelha africana no Brasil e os graves prejuízos que tem dado à apicultura, estando já presente em todo o continente americano, inclusivé no Canadá. Para chegar à Europa e Ásia é uma questão de tempo, apenas.
Sobre a importância do germinado, é indispensável; crio canários há muitos anos e já fiz a experiencia.....as mesmas condições a vários casais; depois, a partir de certa altura, dei germinado a metade dos casais e não dei à outra metade. A metade que tinha germinado, disparou passado um mês, criaram muito bem; os que nunca tiveram germinado, arrancaram tarde e mal. Outro factor que observei foi o crescimento dos filhos; os que tinham germinado, os filhos desenvolviam-se rapidamente; já os outros tinham um desenvolvimento muito lento.
Depois de várias experiencias, adoptei a mistura que me pareceu dar os melhores resultados. Feijão Mung simples e girassol preto, pequeno, que, por terem tempos de germinação diferentes, germinam em separado, sendo misturados depois de germinados. O girassol, sendo muito rico em gordura e portanto nocivo ao fígado, perde essa característica quando germinado, segundo li algures, e de facto não tenho tido problemas.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Bom dia, "Mozungo", segundo um entendido em formigas, que é doido por formigas, já teve em casa criações e tudo, estas grandes, devem ser adultas, que em portugal nem todas chegam a este ponto, o que sei é que elas são tão grandes e fortes que por vezes me limpam os comedouros de voadeiras e dum anexo que tenho, onde se encontram sementes. os ninhos delas sao ligeiramente no subsolo com uma altura para cima do solo que atinge no meu terreno de 30cm, até porque eu vou-o desfazendo para tirar as larvas/ovos branquinhos. qto ao germinado devias acrescentar o niger pois tem muita proteina e é muito facil de descascar, eu misturo antes de dar a eles a mistura para pintassilgos seca, que obsorve um pouco a agua do germinado deixando-o mais seco.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Tenho dado tambem muita alpista em espiga verde que adoram imenso. os pintassilgos estão lindissimos.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Mozungo
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 15/dez/2006, 19:06
Contacto: Yahoo Messenger

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

Tb já experimente o níger e desisti porque demora mais tempo a germinar do que o feijão e o girassol, e não dá lá grande jeito. No entanto vou seguir o conselho e sempre que me for possível, dar-lhe tb o Níger.
Aqui há uns bons anos, convenci o meu pai a semear alpista num terreno de sequeiro que tínhamos e que não aproveitávamos em geral para nada. Bem, aquilo foi cá uma seara......mas não apanhámos quase nada. A passarada, mal as cabeças se começaram a formar, tomaram aquilo de assalto e foi uma fartura. Portanto, alpista em verde, deve ser um pitéu, por aquilo que percebi. Recomendo tb almeirão, alface, as varias espécies de cardos e serralhas.......quem o puder fazer, que o faça.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Criação de pintassilgos, cheio de êxito

acreditem ou não, mas eu todos os dias sem excepção vou ao meu quintal de 1500m2 e saco um bocadito de cada, apenas como aperitivo para se sentirem felizes, se lhe derem só germinado, papa e sementes normais, tambem funciona, mas imaginem os seres humanos sem um belo churrasco de vez em quando ou um gelado ou uma cerveja...
uma das coisas que lhes dou tambem, chama-se por aqui "jóio" são umas espigas verdes que existem na mistura para pintassilgos.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”