lucaribeiro
***
Mensagens: 181
Registado: quinta, 19/abr/2012, 20:31

Verdelhões e possibilidade de criação [dúvidas]

boa noite eu no meus viveiro tenho alguns pássaros desde canários a verdelhões.
Eles são um casal e a fêmea está na muda de apena e não voa só anda de poleiro em poleiro, e já vi mais que uma vez o verdelhão a dar de comer(ou pelo menos a encostar os bicos, mas acho que é a dar de comer pois vejo depois a verdelhoa a engolir) mas ela vai á comida bem.
As minha perguntas são as seguintes:
1- Eles já se assumem como um casal?
2- no próximo ano eles podem criar?(eles este ano fizeram ninho e eu separei-os dos outros pássaros e eles excrementaram).
3- Se sim a pergunta 2, é melhor separa-los pois o viveiro não é assim tão grande quanto isso é 1.40m por 0.80 por 0.30 de profundidade.
obrigado desde já
Avatar do Utilizador
canariomandarim
****
Mensagens: 405
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Re: Verdelhões e possibilidade de criação [dúvidas]

Boas
1-Se o macho já da de comer a fêmea pelo bico e porque já se assumem como um casal.
2/3-Depende das condições que lhes vais oferecer para eles criarem. Deves os por num viveiro bem maior ,e tentar fazer com que esse viveiro se parece com o seu habitat natural, podes por plantas artificiais e troncos naturais, depois e só camuflares o ninho com algumas folhas artificiais .
Assim para o ano podes ter alguma sorte.
Espero ter ajudado e boa sorte com as criações.
Cumprimentos...
lucaribeiro
***
Mensagens: 181
Registado: quinta, 19/abr/2012, 20:31

Re: Verdelhões e possibilidade de criação [dúvidas]

ok muito obrigado, mas eu como moro num apartamento so aquele viveiro com essas medidas e 2 gaiolas das que se compram dos canarios, mas como o viveiro foi feito por nos da casa dá para dividir bem, fica na parte de cima com 80 por 80 por os 30 de profundidade e depois tem em baixo aquelas grades que há á venda de 36x33, tem em baixo 4 grades mas dá para dividir uma grade por uma grade e assim fica como gaiolas normais, percebe?
1-Em qual faço isso nas dos 80x80 ou dos das 36*33?
2-E é melhor sozinho certo?
Avatar do Utilizador
canariomandarim
****
Mensagens: 405
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Re: Verdelhões e possibilidade de criação [dúvidas]

Boas
Se fosse eu punha nas de 80x80
Sim e melhor por o casal sozinho.
Cumprimentos...
lucaribeiro
***
Mensagens: 181
Registado: quinta, 19/abr/2012, 20:31

Re: Verdelhões e possibilidade de criação [dúvidas]

ok muito obrigado e é fácil de criar?
Avatar do Utilizador
canariomandarim
****
Mensagens: 405
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Re: Verdelhões e possibilidade de criação [dúvidas]

Boas
Depende da sorte de cada um.
Mas de um modo geral não e muito fácil.
Mas também depende se os seus verdelhões foram apanhados e mais difícil criar do que aqueles que nascem em cativeiro.
Cumprimentos...
lucaribeiro
***
Mensagens: 181
Registado: quinta, 19/abr/2012, 20:31

Re: Verdelhões e possibilidade de criação [dúvidas]

pois mas como ela o este ano fez ninho pode ser que sim
caixeiro
Mensagens: 24
Registado: domingo, 03/jun/2012, 16:06

Re: Verdelhões e possibilidade de criação [dúvidas]

Boas....Eu já tive criação de verdilhões por 3 vezes num antigo galinheiro , mas tem umas dimensões bem grandes , ninhos postos por mim em alguns lugares e alguns ramos de oliveiras , bastante agua , muita comida , e só la entrava 15 em 15 dias , e só não fiz mais criação porque a fémea fugiu e acabei por soltar o macho , e em breve vou fazer de pintassilgos que em tempos já fiz criação .
lucaribeiro
***
Mensagens: 181
Registado: quinta, 19/abr/2012, 20:31

Re: Verdelhões e possibilidade de criação [dúvidas]

pois mas eu ali pôs um ninho para a brincadeira porque pensei que não acontecia nada, não iam ligar ao ninho, mas a verdelhoa pegou em palhas e fez ninho e estava tudo bem, mas como estavam com outros pássaros e o viveiro é 1.40 por 0.80 por 0.30 de profundidade tirei de lá os verdelhões e foi o suficiente, nunca mais quis saber do ninho.
Pois e pintassilgos também adorava, um dos meus sonhos é conseguir criar pintassilgos como canários e conseguir criar um pintassilgo á mão.
Eu estava a ver se conseguia arranjar um pintassilgo bebe de um criador mas não encontrei nenhum criador aqui por a beira, já tinha comida e tudo só que.
carduelis carduelis
Mensagens: 8
Registado: sexta, 15/mar/2013, 22:38

Re: Verdelhões e possibilidade de criação [dúvidas]

Boa noite,
Os verdilhões criam sem qualquer problema, e nem necessitam de tanto espaço, a não ser que o Macho seja muito agressivo, e quando a femea estiver no choco destroi o ninho, para poder galar outra vez.
nesta altura não tem qualquer problema em estarem juntos, e se o macho dá comida á femea, é porque ela o aceitou como parceiro.
deve separa-los em dezembro/Janeiro de forma que a femea fique na gaiola onde vai fazer a criação. se possivel coloque o macho numa gaiola mais pequena tipo a dos canários 60cm e de forma que não veja nem ouça a femea(caso seja possivel)
em fevereiro aproxime dia apos dia a gaiola onde está o macho da femea de forma que nos primeiros dias comecem a ouvir um ao outro e ao fim de dois ou tres dias encoste a gaiola do macho á gaiola onde está a femea de forma que consigam tocar o bico um com o outro. ao fim de uma semana pode colocar o ninho na femea e algum material para construir o ninho e junte o macho á femea e a naturaza tratará do resto (fins de fevereiro, principios de Março já fazem ninho).
são muito bons criadores, desde que a alimentação seja a indicada, muita papa com bicho, e germinado.

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”