Avatar do Utilizador
zynT
***
Mensagens: 241
Registado: sábado, 20/out/2012, 23:47
Localização: Madeira

Papas: quais devo utilizar e para que servem? [dúvidas]

Boas, tenho alguma duvidas em relação aos tipos de papas de deva comprar para alimentar as minhas aves.

1- A primeira dúvida é qual a papa que devo utilizar?

2- Aconselham a utilizar papas de marca branca?

3- Verifiquei na loja de animais que existe diversas papas, de diversas cores (verde, amarela, vermelha e outra mistura de cores), de que são estas papas? quais as que devo administrar nas minhas aves?

Obrigado.
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Papas [Dúvidas]

Boas!

Marcas brancas em papas, não compro. Posso até comprar, por vezes, em sementes....em que faço o teste da germinação...para atestar da frescura das mesmas.

Porque damos papas? Se souber a resposta sabe escolher!

Damos papas para aumentar a quantidade e qualidade proteica da alimentação das aves*....(daí ser indispensável na criação e muda) Digamos, simplificando, que substituem os insectos na natureza....

As cores?!!! existem 2 principais...amarela e vermelha........a 1ª para todas as aves e as 2ªs para aves de factor vermelho (exemplo canários vermelhos), esta é vermelha porque é adicionado um corante (vermelho) que vai ser utilizado pela ave na muda para "colorir" as penas.

Verdes e outras...não uso! As verdes supostamente substituem as verduras.....etc....etc..

*As boas papas têm adicionadas ainda uma série de vitaminas, cálcio...pré-bióticos (alimento das bactérias beneficas do intestino) etc....etc...

Resumindo: Boa marca e amarela ou vermelha consoante se trate de aves com ou sem factor vermelho.

Cumps,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Papas: quais devo utilizar e para que servem? [dúvidas]

Olá,
A primeira dúvida é qual a papa que devo utilizar?
Depende de que aves estamos a falar e do que queres fazer.
Acima de tudo, das diversas variedades deves escolher uma adequada às aves e cuja composição faça sentido em termos de ingredientes e valores nutricionais.
Aconselham a utilizar papas de marca branca?
Não sei a que chamas "marca branca". Algumas marcas (até reconhecidas) embalam para outras marcas/vendedores e isso é uma marca branca. Mas se a tua questão é sobre usar papas reembaladas sem rótulo, sem composição, sem indicações ou cuja origem seja duvidosa, então, não o faria.

Verifiquei na loja de animais que existe diversas papas, de diversas cores (verde, amarela, vermelha e outra mistura de cores), de que são estas papas? quais as que devo administrar nas minhas aves?

Como já foi dito, em termos de "cores" interessam a amarela/branca ou vermelha. As outras às cores e que cheiram muito bem normalmente não são grande coisa.
Em termos de variedade não é a cor o mais relevante. Tens 2 tipos de papas no mercado: secas e húmidas (oleosas). Têm características e formas de uso diferentes. Existem também semi-húmidas mas (apesar de algumas usarem o termo de forma comercial) são menos comuns e talvez um pouco mais especializadas.
Damos papas para aumentar a quantidade e qualidade proteica da alimentação das aves*...
Esse pode ser um dos objectivos mas na realidade o valor nutricional da maioria das (boas) papas é muito semelhante ao das sementes. Têm maior digestibilidade e algumas vantagens (como terem as tais vitaminas etc, embora em níveis bastante reduzidos para as necessidades).
O principal objectivo de usar papas é fornecer um alimento digestível e apetecível para alimentação das crias, embora também tenham um papel importante na alimentação dos adultos se de boa qualidade e bem usadas.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
zynT
***
Mensagens: 241
Registado: sábado, 20/out/2012, 23:47
Localização: Madeira

Re: Papas: quais devo utilizar e para que servem? [dúvidas]

Quando me refiro a "marcas brancas", são as papas que se encontram nas lojas, em sacos transparentes e com o selo da loja..

Sim eu sei que muitas das "marcas" são as que vendem o mesmo produto para as "marcas brancas", como é o exemplo dos iogurtes da Danone e os da marca Pingo Doce.. sai tudo da mesma fábrica.. apenas não tem a marca.. :roll:
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Papas: quais devo utilizar e para que servem? [dúvidas]

Boas!
Esse pode ser um dos objectivos mas na realidade o valor nutricional da maioria das (boas) papas é muito semelhante ao das sementes.
A papa que uso tem: ovo e produtos de ovo = 30% ....e como sabemos as proteínas do ovo são das melhores.

A alpista em % até tem mais proteínas que o ovo.....16% contra 10%, mas as proteinas do ovo são mais completas e melhores........

Daí que eu tenha afirmado que serve para aumentar a qualidade proteica.....essencial na criação.

Mas gostava de saber o que são produtos de ovo...... :wink:

Cumps,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Papas: quais devo utilizar e para que servem? [dúvidas]

Olá,

Produtos de ovo são derivados/transformados que podem ser desde albumina sintetizada ou purificada, ovo em pó,etc...
No uso das papas para aumentar a "qualidade" proteica da dieta estamos de acordo, na "quantidade" de proteína é que nem por isso.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Papas: quais devo utilizar e para que servem? [dúvidas]

Boas!

Se concorda comigo em relação à qualidade tb concordo consigo em relação à quantidade...

Se analisarmos bem, só aparentemente "o valor nutricional da maioria das (boas) papas é muito semelhante ao das sementes"......precisamente pelo factor qualidade que os diferencia.

Abraço,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
Flavio Silva
***
Mensagens: 128
Registado: sábado, 26/jan/2013, 17:50

Re: Papas: quais devo utilizar e para que servem? [dúvidas]

zynT Escreveu: quais as que devo administrar nas minhas aves?

Obrigado.


Já agora que aves são ?

A papa amarela e a papa branca etc etc bla bla
Se usares a papa de fruta também não perdes nada :-D

Faz como eu Experimenta e vê
Se forem aves de bico curvo dá fruta em força
Avatar do Utilizador
zynT
***
Mensagens: 241
Registado: sábado, 20/out/2012, 23:47
Localização: Madeira

Re: Papas: quais devo utilizar e para que servem? [dúvidas]

por enquanto apenas tenho periquitos, mandarins e pardais de java :D

sim, dou-lhes fruta/legumes 2/3x por semana :)

Voltar para “Alimentação e Nutrição”