rubenrodrigues
Mensagens: 20
Registado: segunda, 09/set/2013, 21:55

Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

Boa noite. Este sabado adquiri um casal de mandarins um macho normal e uma femea branca com as costas pretas muito bonita o vendedor disse me que nasceram a abril de 2013 e eu acho que sao novos para começarem uma postura mas nao sei com que idade o fazem ao certo. E hoje ja lhes pus agua nova por duas vezes nao sei se é normal beberem tanta agua. Mas comem bem o macho canta e da umas boas apitadelas. Ja os apanhei por algumas vezes dentro do ninho mas talvez seja para se aquecerem. Obrigado. Cumps
Forsaken
***
Mensagens: 220
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Re: primeiro casal mandarins duvidas

rubenrodrigues Escreveu:Boa noite. Este sabado adquiri um casal de mandarins um macho normal e uma femea branca com as costas pretas muito bonita o vendedor disse me que nasceram a abril de 2013 e eu acho que sao novos para começarem uma postura mas nao sei com que idade o fazem ao certo. E hoje ja lhes pus agua nova por duas vezes nao sei se é normal beberem tanta agua. Mas comem bem o macho canta e da umas boas apitadelas. Ja os apanhei por algumas vezes dentro do ninho mas talvez seja para se aquecerem. Obrigado. Cumps
Vou falar por experiencia propria... Todos os meus casais (8) sao deste ano, nao sei o mes, mas ja todos têm ovos ou crias.
Se disponibilizaste as "palhas" para eles fazerem o ninho, e se o macho esta la dentro, deve ser porque estao a fazer ninho...
Em relaçao a agua, ve se a tens bem posta e boa, pode estar partido ou rachado, ou nao tar bem preso na rede/frente.
rubenrodrigues
Mensagens: 20
Registado: segunda, 09/set/2013, 21:55

Re: primeiro casal mandarins duvidas

Antes de os por na gaiola pus um pouco de palha no ninho e mais um pouco no fundo da gaiola e hoje vi que estava tudo remexido e que ja nao tinha tanta palha no fundo. Em relaçao a agua verifiquei e nao esta partido mas amanha vou ver se esta bem preso e se nao abana. Este sabado vou tentar comprar mais um casal dos mesmos vou construir uma gaiola com 60Cx35Ax35P nao sei se sao as melhores medidas mas para a gaiola que tenho tem essas medidas. O ninho nao sei se é o mais indicado é ninho de caixa. Tenho outra duvida que vitaminas e outros alimentos lhes posso dar? Obrigado.
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

Podem é também ter tomado banho, dai gastar muita agua.
Eles vao criar ai, tem e que ser bem organizada a gaiola. Principalmente nao se esqueça de por mais ninhos que casais. Vitaminas mesmo tipo complexo b e multivitaminico etc acho desnecessário dar a toa. Mistura de sementes papa fruta calcio acho que é suficiente.
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
LuisCubano
Mensagens: 8
Registado: terça, 01/out/2013, 00:41

Re: Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

Boas , ando a procura de um bom site que me possa esclarecer duvidas , mas ate agora nao encontrei nenhum de muitos sites estao todos com pouca actividade nem respostas obtive.

Passa se o seguinte , eu sou criador de mandarins a 1 mes sou inesperiente , comprei 2 casais em 1 loja e outros 2 em outra loja , foi o que me disseram porque poderiam ser irmaos entao eu fiz isso.

Ou seja tenho 2 machos 2 femeas em um viveiro de cerca de 120cm de largura 60cm de altura e bem grande era um armario mas meti rede a frente e ja esta feito 1 viveiro , tenho 3 ninhos 1 no canto superior direiro é o ninho de plastico oval e dentro tem o ninho de corda com palha de fibra de coco , no lado esquerdo tem 1 ninho de palha e dentro tem palha de fibra de coco e em baixo tem o ninho em caixa que contem palha tbm.

Ou seja os mandarins ja fizeram 2x ninho primeira vez foi no ninho oval pasou 1 2 dias desfizeram e fizeram em cima do ninho de palha algo estranho em ves de fazerem dentro fizeram em cima.

Comer so dou alpista e agua as veses maça e cenoura.

Podem explicar o que se passa com meus mandarins que a 1mes que os tenho nem 1 ovo metem , o que lhes devo dar de comer para uma alimentaçao adequada?
Avatar do Utilizador
joao_z
***
Mensagens: 209
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

Olá,
rubenrodrigues Escreveu:Antes de os por na gaiola pus um pouco de palha no ninho e mais um pouco no fundo da gaiola e hoje vi que estava tudo remexido e que ja nao tinha tanta palha no fundo. Em relaçao a agua verifiquei e nao esta partido mas amanha vou ver se esta bem preso e se nao abana. Este sabado vou tentar comprar mais um casal dos mesmos vou construir uma gaiola com 60Cx35Ax35P nao sei se sao as melhores medidas mas para a gaiola que tenho tem essas medidas. O ninho nao sei se é o mais indicado é ninho de caixa. Tenho outra duvida que vitaminas e outros alimentos lhes posso dar? Obrigado.. Cumps
Ruben para bem as aves só deveriam de começar a criar a partir dos 9 meses (podes começar mais cedo mas são novos e as fêmeas ainda não estão a 100% os machos é mais cedo), o ninho que estás a usar é bom só gosto mais dos de plástico da 2GR por serem mais fáceis de lavar, os mandarins são aves que não bebem muita àgua por isso verifica o bebedouro como já te indicaram.
As medidas da gaiola são boas mas para um casal não para dois. (o resto respondo abaixo assim respondo-te a ti e ao Luis).
LuisCubano Escreveu:Boas , ando a procura de um bom site que me possa esclarecer duvidas , mas ate agora nao encontrei nenhum de muitos sites estao todos com pouca actividade nem respostas obtive.

Passa se o seguinte , eu sou criador de mandarins a 1 mes sou inesperiente , comprei 2 casais em 1 loja e outros 2 em outra loja , foi o que me disseram porque poderiam ser irmaos entao eu fiz isso.

Ou seja tenho 2 machos 2 femeas em um viveiro de cerca de 120cm de largura 60cm de altura e bem grande era um armario mas meti rede a frente e ja esta feito 1 viveiro , tenho 3 ninhos 1 no canto superior direiro é o ninho de plastico oval e dentro tem o ninho de corda com palha de fibra de coco , no lado esquerdo tem 1 ninho de palha e dentro tem palha de fibra de coco e em baixo tem o ninho em caixa que contem palha tbm.

Ou seja os mandarins ja fizeram 2x ninho primeira vez foi no ninho oval pasou 1 2 dias desfizeram e fizeram em cima do ninho de palha algo estranho em ves de fazerem dentro fizeram em cima.

Comer so dou alpista e agua as veses maça e cenoura.

Podem explicar o que se passa com meus mandarins que a 1mes que os tenho nem 1 ovo metem , o que lhes devo dar de comer para uma alimentaçao adequada?
Luís primeiro que tudo tens de ter paciência as coisas não são de um dia para o outro. Os melhores ninhos são em forma de caixa e pelo que percebi tens uns por cima dos outros o que pode originar guerras coloca-os separados por alguma distancia na parte superior da gaiola o material do ninho coloca no fundo que eles encarregam-se de levar.

A alimentação que estás a dar não é a mais adequada tens de comprar mistura para exóticos ( é constituída por alpista, milho alvo branco, amarelo, milho alvo japonês etc... depende das marcas), convém teres uma papa de ovo á disposição (não compres das que os lojistas embalam sem nenhuma informação o que eles chamam papa amarela), grit, osso de choco principalmente para as fêmeas, água limpa todos os dias se quiseres podes dar de vez em quando um multivitaminico.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/
Forsaken
***
Mensagens: 220
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Re: primeiro casal mandarins duvidas

rubenrodrigues Escreveu:Antes de os por na gaiola pus um pouco de palha no ninho e mais um pouco no fundo da gaiola e hoje vi que estava tudo remexido e que ja nao tinha tanta palha no fundo. Em relaçao a agua verifiquei e nao esta partido mas amanha vou ver se esta bem preso e se nao abana. Este sabado vou tentar comprar mais um casal dos mesmos vou construir uma gaiola com 60Cx35Ax35P nao sei se sao as melhores medidas mas para a gaiola que tenho tem essas medidas. O ninho nao sei se é o mais indicado é ninho de caixa. Tenho outra duvida que vitaminas e outros alimentos lhes posso dar? Obrigado.
Nas gaiolas meti o ninho caixa da 2GR, no viveiro pus uns tipo meia-lua... Eles pegaram em todos.
rubenrodrigues
Mensagens: 20
Registado: segunda, 09/set/2013, 21:55

Re: Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

Boa tarde amigos hoje quase acabei de construir a nova gaiola para mais um casal envernisei e tudo agora é so um ninho e 2 poleiros. Mas em questao de tamanho enganei me e fiz 60Cx39Ax39P mas nao deve fazer mal um pouco maior em questao das vitaminas tenho se em inglaterra ah. Mas ja agora podem me dizer onde possa comprar online?e a casco de choco é bom? Obrigado cumps
LuisCubano
Mensagens: 8
Registado: terça, 01/out/2013, 00:41

Re: Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

Frederico Escreveu:Podem é também ter tomado banho, dai gastar muita agua.
Eles vao criar ai, tem e que ser bem organizada a gaiola. Principalmente nao se esqueça de por mais ninhos que casais. Vitaminas mesmo tipo complexo b e multivitaminico etc acho desnecessário dar a toa. Mistura de sementes papa fruta calcio acho que é suficiente.

Boas eu sou iniciante crio a 1 mes tenho 2 casais de mandarins em 1 viveiro tambem tou com duvida quanto as vitaminas que devo dar , tens que me ensinar como dar ? e que vitaminas dar.

Diseram me que deveria dar mistura para exoticos e papa que eles davam cria , a 1 mes que os tenho nem 1 ovo meteram porque eu nao dava papa so dava agua e mistura para exoticos .

Ontem comprei papa e ja estou a dar papa disseram me que a papa tem todas as vitaminas necessarias , e nao se perciza dar vitaminas e verdade?

e que multivitaminico dou de vez em quando?
Avatar do Utilizador
joao_z
***
Mensagens: 209
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

Olá,

Primeiro que tudo calma não é comprar os bichos chegar a casa que no dia a seguir já há ovos e passado 15 dias crias!!!!!!!

Os mandarins criam depressa e com uma alimentação base de sementes correcto mas não é de um dia para o outro esta informação assim como tudo o resto está em sites e nos foruns é só procurar. Quanto à forma de dar as vitaminas ou multivitaminas vem escrito na bula da mesma (número de dias, quantidade por bebedouros/litro de água etc.).

Mais uma vez deixo aqui o que podem dar de alimentação (convém ler os tópicos com atenção pois já está numa resposta anterior o assunto da alimentação)

- água limpa todos os dias
- mistura de sementes para exóticos ( de boa qualidade sem pó ou de cor estranha)
- grit
- osso de choco (essencial para as fêmeas)
- papa de ovo
- uma vez por mês podem dar umas vitaminas
- maça, pepino, brócolos.... ( não dar em muita quantidade)

Deem tempo ao tempo que eles criam não é de um dia para o outro podem também ser aves novas e não estarem preparadas ainda para criar é preciso ter calma.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/
LuisCubano
Mensagens: 8
Registado: terça, 01/out/2013, 00:41

Re: Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

joao_z Escreveu:Olá,

Primeiro que tudo calma não é comprar os bichos chegar a casa que no dia a seguir já há ovos e passado 15 dias crias!!!!!!!

Os mandarins criam depressa e com uma alimentação base de sementes correcto mas não é de um dia para o outro esta informação assim como tudo o resto está em sites e nos foruns é só procurar. Quanto à forma de dar as vitaminas ou multivitaminas vem escrito na bula da mesma (número de dias, quantidade por bebedouros/litro de água etc.).

Mais uma vez deixo aqui o que podem dar de alimentação (convém ler os tópicos com atenção pois já está numa resposta anterior o assunto da alimentação)

- água limpa todos os dias
- mistura de sementes para exóticos ( de boa qualidade sem pó ou de cor estranha)
- grit
- osso de choco (essencial para as fêmeas)
- papa de ovo
- uma vez por mês podem dar umas vitaminas
- maça, pepino, brócolos.... ( não dar em muita quantidade)

Deem tempo ao tempo que eles criam não é de um dia para o outro podem também ser aves novas e não estarem preparadas ainda para criar é preciso ter calma.
Boas joao obrigado pela resposta , estes topicos e este forum para mim e muita confusao tem muitas coisas mesmo aqui e um mundo tem tudo sobre tudas as especieis tens que compreender que nao vou tar a ler 50 60 topicos para encontrar a resposta , apezar de ter um caderno com muitas coisas que passei daqui para o caderno para estudar como se cria os mandarins.

Podes me dizer que vitaminas dou ? quando? se meto na agua? no comer? e que sou iniciante ainda.

Ja começei a dar papa ja faz 2 dias , agora dou mistura de exoticos , papa de ovo withe mollen , dou um pouco de brocolos e couve , maça. 1 criador veio a minha casa eu dise lhe que ja tinha a 1 mes e nao davam ovos porque so comiam mistura de exoticos e bebiam agua mais nada.

aconcelhou me a dar papa e esperar uns 8 10 dias e veria como iriam dar cria. agora so me resta esperar , mas ainda nem ninho fizeram , so meteram a palha em cima do proprio ninho de caixa isso ja vai a 2 semanas .
rubenrodrigues
Mensagens: 20
Registado: segunda, 09/set/2013, 21:55

Re: Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

Boas noites as minhas duvidas em relaçao as vitaminas ja esta resolvido amanha vou comprar complexo b e multivitaminas e tambem papa de ouvo que bastante dificil de encontrar em inglaterra mas finalmente encontrei. Adquiri um novo casal de diamante mandarim muito bonito a femea com a lagrima bem defenida toda cinzenta com o peito meio prata e o macho é um castanho muito clarinho e o bico muito vermelho nunca tinha visto um assim. Pus os novos inquilinos a vontade agua comer um ramo parecido a espiga que eles adoram. Mas hoje reparei que eles parece nao se darem e a noite nenhum dorme no ninho, ja o primeiro casal esta excelente ja nem esvoaçam quando eu mudo as coisas deles e dao se lindamente. Agora pergunto sera que o segundo casal nao é compativel? É que noto que ambos têm a plumagem com uma falha ou outra e quando os trouxe estavam intocaveis. Queria postar fotos mas nao sei como :/. Obrigado cumpa
miguelsilva
***
Mensagens: 66
Registado: segunda, 20/mai/2013, 16:52

Re: Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

Boa noite,

Quanto ao facto do casal ser incompatível, provavelmente estarão somente a adaptar-se à nova casa, novo dono, novo ambiente, etc. Também importa saber se são mesmo um casal e/ou se já estavam juntos (em casal), obviamente.

Quanto à papa de ovo, pode fazer a sua própria papa em casa.

Abraço
MS
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

Subscrevo o que o miguel disse... Mudaram-se agora, é cedo para se estarem a dar bem e a ir para o ninho logo e já.
Em relacao a papa se nao encontra la está a alternativa e mandar vir ou fazer a sua propria.
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
LuisCubano
Mensagens: 8
Registado: terça, 01/out/2013, 00:41

Re: Primeiro casal de D. Mandarim [dúvidas]

Frederico Escreveu:Subscrevo o que o miguel disse... Mudaram-se agora, é cedo para se estarem a dar bem e a ir para o ninho logo e já.
Em relacao a papa se nao encontra la está a alternativa e mandar vir ou fazer a sua propria.
Comprei papa 1kg ou meio kg 1,40 deu muita e barata, ja a 3 4 dias que lhes estou a dar a papar agora notase a diferença pegaram na palha toda tao a fazer os ninhos , mas algo estranho insistem em fazer o ninho em cima do ninho de caixa porque?

nao fizeram o ninho dentro da caixa , fizeram em cima , que vale e que tenho ninho de palha .

ja vejo eles a entrarem para o ninho de palha algo que nunca tinha visto.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”