andretooli
Mensagens: 6
Registado: quinta, 03/out/2013, 14:52

Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

Bom dia pessoal, sou um bocado novato neste ramo, em peixes safo me agora aves ainda estou em treino :P

O que sucede é que comprei um casal de mandarins, andam pela gaiola todos porreiros e super contentes, á 2 dias para ca a femea parece andar mais murcha, não anda tao activa e por vezes fica tipo "pompom". O que poderá ser? Falta de sol? Falta de vitaminas?.

Todos os dias dou agua e comida

Cumprimentos

André
João C.
Mensagens: 31
Registado: domingo, 15/abr/2012, 14:36

Re: Mandarim estranho

Boa noite André!

Não quer dizer que seja regra geral, mas quando as aves ficam assim "murchas" podem estar doentes, com a "faca" (nome comum da doença). Tentando não lhe causar muito stress, examine o seu externo, caso esteja aguçado (osso mais saliente) pode ser um indício de tal doença... caso o seja, aconselhava-o a separar o casal e tratar da fêmea ( não sei qual o mais indicado, pesquise ou pergunte aqui :) ) Caso não aparente a "faca" verifique a comida, os fundos da gaiola... pode ser piolho ou então uma espécie de "pó" que a comida ganha - parecem ovos de borboleta..

Não sendo o mais entendido nesta espécie apenas lhe dou os meus conselhos, de certo mais pessoas o ajudarão e serei corrigido caso errado :P

Cumprimentos

João Carvalho
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: Mandarim estranho

Dá-lhe um antibiotico de largo espectro na Água que também dê para a coccidiose para começar e como manobra urgente ( exemplo "Sulfaprime "!

No entanto diz-nos mais sobre a comida que lhes dás e o teu esquema de manutenção de limpeza e mudas de água e comida e local onde está para tentarmos ajudar mais.
Cumprimentos
Jaime Simões
andretooli
Mensagens: 6
Registado: quinta, 03/out/2013, 14:52

Re: Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

Boas e antes de mais obrigado pela ajuda.

A doença da Faca não me parece, porque ela fica apenas em "pompom" uns tempos e depois recupera logo, não anda é tão activa como nos 2 primeiros dias, o macho é que anda sempre de um lado para o outro e manda uns apitos.

Bem então vamos ao setup, dou comida da tropical prestige finches, sopro sempre o comedouro de manha e meto mais, agua é fresquinha e todos os dias mudo de manha, tenho tambem osso de choco por causa da femea e tambem para afiarem o bico, comprei tambem, mas por desargo de consiencia, o zooserine, porque adoptei uma caturra meio adoentada e essa sim parecia ter a doença da faca, mas aconselharam me a tirar o girassol e dar mistura de periquitos e calor. E verdade seja dita o bicho tem recuperado bastante.

Dou maça dia sim dia não.

Ah dei logo nos primeiros dias um bocado de gema de ovo cozida a todos os passaros que ca tenho em casa, mas não pegaram muito, mal tocaram

Ah e tenho umas vitaminas da sera que ainda não meti na agua dos mandarins
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

andretooli Escreveu:
A doença da Faca não me parece, porque ela fica apenas em "pompom" uns tempos e depois recupera logo, não anda é tão activa como nos 2 primeiros dias, o macho é que anda sempre de um lado para o outro e manda uns apitos.
Por vezes a Doença da Faca é assim mesmo .......... de resto o setup está bom. Se não notas problemas na respiração e os problemas continuam assim, experimenta então o sulfafrime que tem largo espectro.
Cumprimentos
Jaime Simões
amcrola
***
Mensagens: 208
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39
Localização: Mafra

Re: Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

em relação à alimentação eu acrescentava apenas grit e daria também verduras 1/2 vezes por semana(couve, espinafres, nabiça, broculos) e deixava de dar ovo cozido e passava a dar uma boa papa de ovo(eu dou a white mollen)
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

Concordo com o rola, eu substituia o ovo cozido por papa de ovo. E muito concentrado e agressivo se bem que eles costumam bicar. Na fruta e legumes nao precisa exagerar, 2x na semana ja e suficiente e intercala com papa.
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
andretooli
Mensagens: 6
Registado: quinta, 03/out/2013, 14:52

Re: Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

Boas pessoal, antes de mais obrigado pelas dicas.

Hoje vou tratar tudo, o antibiotico aquele que falei não dá? Comprei porque me disseram que dava para a doença da faca é melhor esse ou o que me indicaram?

O grit é melhor juntamente com a comida ou em separado? Ja vi das 2 maneiras mas qual a melhor

Ah outra coisa que aproveito para perguntar, é possivel dar aos mandarins como a outras aves ortigas?

Abraço e vou actualizando e a ver se meto umas fotos da bicha :D
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

Só não gosto do zooserine pois acho um pouco agressivo enfiar-lhes aquilo pela boca :( e prefiro os constituintes do Sulfaprime.

Mas é um medicamento SOS muito bom, tenta .................
Cumprimentos
Jaime Simões
amcrola
***
Mensagens: 208
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39
Localização: Mafra

Re: Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

o grit é para ter sempre à disposiçao num comedouro à parte da outra comida, já a papa de ovo tambem dou num comedouro à parte mas apenas 2 vezes por semana, se estiverem com crias já dou todos os dias. ortigas nunca dei mas já ouvi falar quem desse agora não sei dizer a que especies de aves. boa sorte
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com
andretooli
Mensagens: 6
Registado: quinta, 03/out/2013, 14:52

Re: Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

Boas pessoal vou ter mesmo de usar o zooserine, a loja de especialidade não tinha o que me indicaram :/ o sr aconselhou me a dar calor ao mandarim e dar muita fruta e vitaminas. Acho que vou arriscar com o zooserine.

O grit tambem ja tenho.

A ver se tiro umas fotos e vos mostro.

Mas desde já muito obrigado pelas dicas
andretooli
Mensagens: 6
Registado: quinta, 03/out/2013, 14:52

Re: Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

Bem pessoal, hoje administrei o zooserine por falta do outro medicamento, mas vou procurar e ter ca por casa.

Ela não me pareceu ter a guilha muito sobresaida mas vou tratar na mesma que ela não me parece muito bem

Vou dando noticias:D
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

Boas!

Já foi dito muitas vezes que não existe a doença da faca! O que acontece é que a ave está muito magra, a tal ponto de não ter musculo no peito e daí notar-se o osso.

Dizer doença da faca é o mesmo que dizer doença da magreza extrema......ou seja, não diz nada acerca da real doença da ave! ok?

Para a ave estar assim magra.....(erradamente chamam doença da faca), podem ser muitas doenças!!!ok?

Foi aconselhado um antibiótico de largo expectro, por outro forista, o que é correcto pois abrange muitos problemas.

Mas se for coccidiose o melhor é baycox. Pois é o unico que "mata" os coccidios.

porque adoptei uma caturra meio adoentada e essa sim parecia ter a doença da faca

Nunca eu faria isso! Porquê? As intenções são boas, mas pode estar a trazer para casa protozoários (coccideos) que depois vão infestar todas as aves que tem em casa!!!!!!!!

A coccidiose é uma das doenças mais difíceis de eliminar.....Uma análise às fezes (5€) e sabe-se se realmente é esse o problema. etc....etc...

Você que percebe de peixes compraria ou adotaria um peixe doente para por no aquario?

Cumprimentos,
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
andretooli
Mensagens: 6
Registado: quinta, 03/out/2013, 14:52

Re: Mandarim estranho - poderá estar doente? [ajuda]

Boas membro Canary antes de mais obrigado pelas dicas, é verdade a doença da faca é apenas um sintoma de outras doenças. Vou tentar fazer uma rastreio atraves das fezes, vou investigar veterinarios proximos.

Adoptei a caturra porque acho que mesmo que o animal não fosse vendido, não merecia estar nas condições onde estava, eu percebo a questão das doenças, é claro que ficava com um peixe doente, desde que fizesse uma boa quarentena e num aquario á parte.

é como disse anteriormente sou inexperiente em aves, e acho que toda a experiencia, não vem só do conhecimento mas tambem da experiencia, estou aqui para aprender e dar o maximo de mim aos meus animais.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”