DianaS
Mensagens: 33
Registado: domingo, 13/out/2013, 18:29

Mandarins com cria e nova postura - o que devo fazer?

Bom dia
Um dos meus casais de Diamante Mandarim tem uma cria com 26 dias e já têm 5 ovos no ninho. Hoje verifiquei que quatro desses ovos estão galados e a fêmea anda a afugentar a cria na gaiola. O que devo fazer? Penso que ainda será cedo para separar o pequenote dos pais.
Obrigada desde já, cumprimentos
miguelsilva
***
Mensagens: 66
Registado: segunda, 20/mai/2013, 16:52

Re: Mandarins com cria e nova postura

Só deve separar dos pais quando se alimentar sozinho, senão...

Tenho mandarins na mesma situação e, de facto, os pais que tb estão no choco afugentam as crias e quaisquer outras aves do redor do ninho, é uma questão territorial. Mas estão num viveiro comunitário grande e, por isso, cada um segue a sua vida sem problemas.

Esse afugentar não é anormal, depende apenas do grau de agressividade.

Se a coisa se tornar muito agressiva (provavelmente não irá acontecer, deve ser apenas um "impor de respeito territorial") então terá que separar a cria mas garantir e verificar que os pais a conseguem alimentar, separando-os mas garantindo acesso entre cria e pais através de grades ou rede, para que estes a consigam alimentar.
DianaS
Mensagens: 33
Registado: domingo, 13/out/2013, 18:29

Re: Mandarins com cria e nova postura

Eu penso que não será nada de muito grave, não arrancam as penas nem nada. Vou então deixar tudo como está. Já coloquei sementes no fundo da gaiola, para ver se a cria começa a interessar-se.
Obrigada pela resposta

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”