duxorum
Mensagens: 28
Registado: terça, 12/fev/2013, 17:00

Aves com Sarna - como tratar? [ajuda]

Boa noite!

Já pesquisei no fórum (e noutros locais também) e não consigo econtrar uma resposta para este problema.

Tenho 2 piriquitos australianos com sarna (estão separados dos restantes!). A minha questão prende-se com o tratamento. Há algum? Como posso curar isto? Faz-me muita pena ver os bichos a sofrerem com aquilo!

Muito obrigado!

Ricardo Santos
amcrola
***
Mensagens: 208
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39
Localização: Mafra

Re: Sarna

aplique pulmosan em todas as aves pois mesmo as que não apresentam sintomas podem vir a desenvolve-los. 2 gotas em cada ave para repetir 21 dias depois.
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com
amcrola
***
Mensagens: 208
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39
Localização: Mafra

Re: Sarna

isto se for realmente sarna... se puder colocar fotos ajuda bastante. boa sorte
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Aves com Sarna - como tratar? [ajuda]

:) Ola a Todos!

:lol: eu quando não sei pergunto ao Google "sarna em aves tratamento?" :mrgreen:

Uma das respostas apresentadas:

http://interessespessoais.com/periquito ... mo-tratar/

Será que o Google acertou?

Cordiais cumprimentos a todos :)
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Aves com Sarna - como tratar? [ajuda]

É um assunto bem debatido admira-me nao encontar nada para a pesquisa. Pode dar alguma coisa desenvolvida para o efeito ou entao por exemplo azeite nas na zona afetada.
Procure ter sempre a gaiola limpa, comedouros pelouros etc
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
Milena
Mensagens: 8
Registado: segunda, 21/out/2013, 12:15

Re: Aves com Sarna - como tratar? [ajuda]

Boas duxorum!

A sarna é realmente uma doença muito chata de tratar e dolorosa para eles.
O que tem resultado com os meus periquitos é isolá-los e colocar uma pomada nas crostas.
Isto porque as ditas crostas são causadas por ácaros que se alojam lá, ao colocar pomada abundantemente impede-se que os ácaros respirem e morrem. É um tratamento muito demorado e chato, quantas mais vezes se puder colocar pomada melhor.
Como as pomadas próprias são difíceis de encontrar tenho usado o meocil (prednisolona+neomicina+sulfacetamida) ou terricil (oxitetraciclina), apenas por serem pomadas oftálmicas e serem mais seguras para colocar junto aos olhos e bico. Já caí no erro de colocar acaril-bial nas crostas junto aos olhos e o periquito morreu (má prescrição da veterinária :? ).

Espero que os seu periquitos ingleses melhorem rapidamente :D

Cumps
Milena Rodrigues
Ciências Farmacêuticas - Universidade da Beira Interior

https://www.facebook.com/pages/Plantima ... 8512806090
duxorum
Mensagens: 28
Registado: terça, 12/fev/2013, 17:00

Re: Aves com Sarna - como tratar? [ajuda]

Olá

Obrigado a todos pelas vossas repostas.

Tive de me ausentar do país mas no fim de semana vou tirar fotos dos bichos.

Pelo que vi, é sarna mesmo. E num estado não muito precoce! Como ando há bastante tempo há procura de cura, a coisa foi-se adiantando! O meu primeiro problema foi identificar a doença! Mas nas pesquisas que fiz nada de concreto me apareceu para a cura! Falha minha, obviamente!

Não sei como apanharam. As gaiolas estão limpas e nenhum dos outros que estavam com eles apanharam.

Vou tentar as curas sugeridas e vamos a ver se a coisa resulta!

Obrigado!

Ricardo Santos
amcrola
***
Mensagens: 208
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39
Localização: Mafra

Re: Aves com Sarna - como tratar? [ajuda]

sinceramente não percebo porque sugerem curas tão complicadas e mezinhas se o pulmosan contém um principio activo contra a sarna, é eficaz, fácil de aplicar e seguro para a ave. enfim, a minha opinião está dada e baseada em experiencia minha, agora é fazer o que achar melhor. boa sorte
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com
Milena
Mensagens: 8
Registado: segunda, 21/out/2013, 12:15

Re: Aves com Sarna - como tratar? [ajuda]

Estou longe de achar que colocar uma pomada nas crostas seja uma mezinha, mas sim um tratamento.
Se até um veterinário receita a um periquito uma terapêutica para o tratamento da sarna que o leva à morte (essa solução sim, pode chamar-se de mezinha), penso que ao estar a tratá-los colocando pomada estou a fazer o melhor que sei para melhorar o estado das minhas aves sem estar a submetê-las a mais dores.

Desconhecia que o Pulmosan trata a sarna, apenas conhecia a sua aplicação contra ácaros pulmonares. Mas é sempre bom, como estudante de Ciências Farmacêuticas, aprender mais sobre medicamentos de uso veterinário, principalmente para aves, que infelizmente são pouco abordados. :)

Desejo as minhas sinceras melhoras dos seus periquitos!

Depois deixe-nos saber aqui se eles melhoraram :wink:

Cumps
Milena Rodrigues
Ciências Farmacêuticas - Universidade da Beira Interior

https://www.facebook.com/pages/Plantima ... 8512806090
amcrola
***
Mensagens: 208
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39
Localização: Mafra

Re: Aves com Sarna - como tratar? [ajuda]

por mezinhas referia-me mais ao azeite que às pomadas, se bem que as pomadas podem não matar todos os àcaros e daí dizer que o tratamento é demorado e penoso para as suas aves. se voltar a ter esse problema aplique pulmosan(ou outro equivalente) e vai ver que resolve realmente o problema... boa sorte para as aves
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com
ACORXX
***
Mensagens: 141
Registado: quarta, 02/dez/2015, 12:30

Re: Aves com Sarna - como tratar? [ajuda]

boas

posso garantir por experiencia própria que para o tratamento da sarna efetuei os seguintes passos:

água morna, 2 a 3 cotonetes , 1 embalagem de pomada canestene ( 1 semana de tratamento )

passei o cotonete na agua morna e humedeci as zonas infetadas, de seguida com a ponta seca apliquei o canestene em generosidade nas áreas, 2 vezes por dia e ao fim de uma semana estava como novo :)

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”