Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Como obter um híbrido diferente... o mais branco possível?

:) Ola a Todos!


Via MP perguntaram-me:
Quero tirar um híbrido diferente.. o mais branco possível como fazer?
Qual a vossa sugestão? :roll:

Cordiais cumprimentos a todos :D

PS: eu não sei tudo... uma ajuda era bem vinda... :mrgreen:
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Como obter um híbrido diferente.. o mais branco possivel

depende, se o que querem dizer como branco, ou seja, se querem gerar um de linha clara mas melanica tipo satiné, ou branco, sem ser melanico...., ou seja lipocromico...

...então vejamos:

Caso 1- a melhor forma seria usar 2 progenitores, ambos da mesma mutação, por exemplo um pintassilgo satine com uma canária satiné, aí daria tudo hibridos satinés, se for apenas o pintassilgo satine com canária normal, então só as fêmeas hibridas serão satines e os machos serão híbridos normais, apesar de portadores.

Caso 2 - poderiamos usar uma femea canaria branca dominante, mas se o macho pintassilgo for clássico ou melanico, a unica diferença nos hibridos é que sairam alguns hibridos classicos e alguns hibridos cinzentos sem cor lipocromica, ou seja, ausente de cor amarela ou vermelha...
sendo ultra necessário sempre um pintassilgo branco com uma fêmea canária branca, para dar filhos brancos.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Rcastanheira
Mensagens: 24
Registado: domingo, 20/out/2013, 10:50

Re: Como obter um híbrido diferente.. o mais branco possivel

Boa noite a todos... quem tem essa duvida sou eu :)

Ja tirei alguns hibridos.. mas a verdade é que nunca consegui sair do hibrido normal.. mas ha 2anos consegui tirar um branco.. como mostrei na minha apresentaçao.
Tenho lido muito.. e tou sempre atento ao que me dizem.. mas a verdade é que nao sei o que fazer.. :(

Obrigado e boa noite
Rcastanheira
Mensagens: 24
Registado: domingo, 20/out/2013, 10:50

Re: Como obter um híbrido diferente.. o mais branco possivel

Ja agora.. obrigado por ter criado este post.

Deixo aqui a foto do mestico que falo.
Anexos
file.jpeg
file.jpeg (29.58 KiB) Visto 8505 vezes
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Como obter um híbrido diferente.. o mais branco possivel

:) Ola a Todos!


Castanheira, afinal tirou esse híbrido branco/malhado como? (vejo que já tem experiência era bom partilhar um pouco :roll: )

Pássaros de que cores usou para obter esse híbrido:?:

Cordiais cumprimentos a todos :)
Rcastanheira
Mensagens: 24
Registado: domingo, 20/out/2013, 10:50

Re: Como obter um híbrido diferente.. o mais branco possivel

Olaaas.

Usei pintassilgo parva com uma canaria mosaico amarelo.
Tenho alguma experiencia.. mas sempre que puder ser util... serei.
Rcastanheira
Mensagens: 24
Registado: domingo, 20/out/2013, 10:50

Re: Como obter um híbrido diferente... o mais branco possíve

Sr. Pedro Leitão se eu usar uma canaria Satiné, com um pintassilgo normal, o que acha que pode acontecer?
queria agradecer a todas as pessoas que estão a tentar ajudar-me.

porque o que estou a ver, o pintassilgo satiné custa mais de 400€. é muito dinheiro.. fogo.

Obrigado.
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Como obter um híbrido diferente... o mais branco possíve

Rcastanheira Escreveu:Sr. Pedro Leitão se eu usar uma canaria Satiné, com um pintassilgo normal, o que acha que pode acontecer?

Obrigado.
sairao hibridos normais, o meu concelho é usarem sempre linha mosaica vermelha porque as mascaras sairao muito bem delimitadas.
se usar macho canario satiné com pintassilga, todas as femeas sairao satinés e os machos sairão normais.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Como obter um híbrido diferente... o mais branco possíve

todos os hibridos gerados com pintassilgos melanicos com canarias lipocromicas tal como no caso acima, sairão hibridos melanicos ou malhados, mas a percentagem maior é melanicos.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Rcastanheira
Mensagens: 24
Registado: domingo, 20/out/2013, 10:50

Re: Como obter um híbrido diferente... o mais branco possíve

Vou tentar usar a lipocromo branco com olhos vermelhos... e lipocromo vermelho mosaico com olhos vermelhis tb. O que acham que vai sair?
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Como obter um híbrido diferente... o mais branco possíve

vai sair hibrido ancestral se for pintassilgo ancestral com femea canaria albina/lutina/rubina, pode tambem haver malhados.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/
Rcastanheira
Mensagens: 24
Registado: domingo, 20/out/2013, 10:50

Re: Como obter um híbrido diferente... o mais branco possíve

Vou mesmo.. ja la tenho a ninha lutina. :) aconteça o que acontecer.. eu vou dando noticias.
Pedropombos
Mensagens: 4
Registado: sábado, 14/dez/2013, 23:56

Re: Como obter um híbrido diferente... o mais branco possíve

Boas, eu gostava de saber se alguem sabe se um F1 de (Canaria X Chamriz) pode hibridizar com uma pintassilga?
Obrigado
Cumps
Rcastanheira
Mensagens: 24
Registado: domingo, 20/out/2013, 10:50

Re: Como obter um híbrido diferente... o mais branco possíve

Boa noite.. segundo informaçao aqui no forum a indicaçao ê a seguinte... macho fertil ... femea esteril. :)
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Como obter um híbrido diferente... o mais branco possíve

Boas!
Boas, eu gostava de saber se alguem sabe se um F1 de (Canaria X Chamriz) pode hibridizar com uma pintassilga?
Obrigado
Cumps
Penso que é possível (nunca experimentei!) :) Visto que esse F1 é fértil (macho e fêmea). No resultado dessa hibridação com pintassilga obteremos, tanto nos machos como nas fêmeas 100% de esterilidade.

Mas o Pedroleitão...já deve vir aí confirmar... :wink:

Cumps,
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”