Caon
Mensagens: 20
Registado: domingo, 13/out/2013, 19:00

Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas]

Boas criadores,

Como é que vocês resolvem o problema da falta de vit. D nos gould?
Dão-lhes o AD3E, ou existem outras soluções no mercado?
Sou novo nisto e como li algures nestes forun's que a vit. A e tóxica para Gould's, tenho receio de lhes dar o AD3E.

Abraços e boas criações para todos
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: Fornecimento de vit. D a Diamantes de Gould

E porque e que quer dar vitamina D?


Cumps
amcrola
***
Mensagens: 208
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39
Localização: Mafra

Re: Fornecimento de vit. D a Diamantes de Gould

eu aos meus dou fruta e verduras
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

Boas!
eu aos meus dou fruta e verduras

A vitamina D nada tem a ver com frutas e legumes! Estes não a têm.

A vitamina D encontra-se em muito poucos alimentos. Aves que estão no exterior não precisam desta vitamina uma vez que o corpo consegue sintetizar esta vitamina através dos raios ultra-violetas do Sol. O mesmo acontece com as pessoas, a vitamina D ajuda a fixar o cálcio e previnir doenças como raquitismo etc.

Cumps,
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
amcrola
***
Mensagens: 208
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39
Localização: Mafra

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

apenas disse que dou fruta e verduras para explicar que não utilizo suplementos vitaminicos porque nunca achei necessário, supus que as aves apanhem sol, visto que é fundamental para os goulds e qualquer pessoa que os crie deve saber isso...
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com
Caon
Mensagens: 20
Registado: domingo, 13/out/2013, 19:00

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

Boas,
Pois o problema e mesmo as aves nao terem sol direto. E como nao sintetizam a vit. D, sei que e preciso fornecer lha por causa de "absorverem" o calcio.
Mas nao sei se posso dar lhes o AD3E por causa da vit. A?
Alguem utiliza o calcivet?

Abraço
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

Olá,

Essa história da vitamina A e dos goulds não tem fundamento que se conheça, mas continua a circular como tantos mitos. Tens na farmácia suplementos só de vitamina D se quiseres desde que tenham D3. O problema não está na utilização de um suplemento combinado que tenha vitamina A ou não. Está nas dosagens e forma de utilização. Não podes usar suplementos com concentrações na casa dos milhões de UI regularmente não porque sejam "tóxicos" mas porque a capacidade de armazenamento no organismo é limitada. Se deres a uma pessoa 1000x o que devias também se torna "tóxica".
Acho curioso que se fale da suposta "toxicidade" de vitaminas e a seguir se recomendem tratamentos com antibióticos (esses sim com efeitos de nefro e hapatotoxicidade claros e descritos) só porque sim como "prevenção".

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

Ricardo então isso da vitamina A e dos goulds é mentira? Eu nunca criei a espécie mas já tinha lido isso em vários sitios que passei a acreditar.
Quer dizer que é como nas outras aves, tudo depende de quantidades, ou eles só toleram determinada quantidade mesmo comparando com aves do mesmo tamanho?
Última edição por borllock em quinta, 28/nov/2013, 11:24, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

Olá,

José, não posso dizer se é mentira ou verdade, o que posso dizer é que não conheço nenhum dado fundamentado que apoie essa teoria.
Como imaginas estudos conclusivos nesse campo não existem. A sobredosagem com vitamina A é possível com eventuais efeitos adversos nos rins mas para isso acontecer seriam necessárias doses muito elevadas. Isso não tem a ver com a substância mas com o seu mau uso.
Existem alguns dados sobre a relação da vitamina A com canários brancos e as dificuldades de absorção, mas mesmo assim nada que possa classificar a vitamina A como "tóxica" para os goulds. Parece existir a mesma relação no caso dos goulds azuis (no fundo são geneticamente um branco) por motivos semelhantes. Só conheço o estudo sobre os canários em particular e a conclusão não é nesse sentido.

Passando à prática, pessoalmente, pela minha experiência com goulds (curiosamente foram a minha tese de licenciatura) e a trabalhar com vários criadores de goulds não tenho qualquer indicação nesse sentido. Aliás, em vários casos usamos suplementação regular (diária) com vitamina A sem qualquer problema. A maioria dos problemas que se encontram em goulds pelo contrário estão muito ligados com erros alimentares, abusos de medicação, mau maneio e sensibilidade a alguns parasitas específicos (como os ácaros dos sacos aéreos que aliás também acontece em liberdade).

Um dos problemas da internet é que quando se começa a escrever umas coisas há sempre a possibilidade de o que se escreve "ganhar vida própria"...

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

O que eu li era que na zona onde eles vivem na australia existe uma grande ausência de vitamina A, daí eles não a suportarem em grandes quantidades, até acho que foi no fórum do Sr Ferreira, a ser verdade ou não isso não sei.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

Olá,

A maioria das sementes tem pouca vitamina A, portanto não será por ser a zona deles, mas algo geral. Mesmo assim nas aves em cativeiro deficiência em vitamina A é algo frequente e comum.
A questão está na noção de "grande quantidade". Uma coisa é dar, por exemplo, 7UI 1 dia por semana, outra dar 1UI todos os dias. O valor total é o mesmo mas em termos nutricionais são coisas diferentes. Outro problema das dosagens elevadas é que se forneces um dia 1.000UI/lt a possibilidade de sobredosagem caso a ave como/beba mais do que esperavas é maior do que se forneceres 100UI/lt todos os dias.
Ou seja, no primeiro caso tens uma concentração de 1UI/ml, portanto se era suposto a ingerir beber 5ml/dia recebe 5UI de vitamina A. No segundo (0,1UI/lt), ao beber os mesmos 5ml recebe apenas 0,5UI, obviamente.
O que nem sempre percebemos é que se no primeiro caso beber o dobro por algum motivo, recebe 10UI. Claro que no segundo caso se beber o dobro também recebe o dobro mas passar de 0,5 para 1 não é o mesmo que de 5 para 10 em termos de capacidade de absorção e metabolismo. É por isso que nem todos os produtos/medicamentos são produzidos em concentrações elevadas. Não é por serem melhores ou piores.
A ideia de que "quanto mais melhor" não é bem assim...

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

Boas!
O que eu li era que na zona onde eles vivem na austrália existe uma grande ausência de vitamina A
Este raciocínio tem lógica....não faço ideia se os Gould têm problemas em lidar com suplementos de vitamina A ou não!

Há espécies animais ou plantas, que lidam mal com excessos de nutrientes. E normalmente isso verifica-se pela adaptação ao longo de milhares de anos às carências de nutrientes.

Posso dar alguns exemplos: nas plantas, as carnivoras....estas habitam, originalmente, solos muito pobres em nutrientes. Se vamos criar carnivoras em solos "normais" estas morrem. Em relação à necessidade de água é o oposto dos catos. Os catos estão adaptados à seca e as carnivoras aos pantanos. Como é logico não as podemos regar da mesma forma.

E agora lanço, também uma dúvida....em relação aos insectivoros? Rouxinois etc....Nas embalagens de alimentos vem normalmente "Baixo em Ferro"...daqui posso deduzir que também lidam mal com suplementos multivitamininos....já que estes são ricos em ferro! Temos aqui também o exemplo que pouco ferro é melhor...ou seja, pouco de um nutriente é melhor!

Gould e vitamina A, onde estão os estudos?

Cumps,
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

Olá,

Claro que faz lógica, agora a noção de excesso é que tem muito que se lhe diga...
O problema com a acumulação de ferro (hemocromatose) em insectívoros é conhecido há algum tempo embora se generalize um pouco para todas as espécies.
Não é uma questão de se darem mal com suplementos, dão-se mal com níveis elevados de certo nutrientes tal como muitos animais têm maior ou menor necessidades (ou tolerância).
Gould e vitamina A, onde estão os estudos?
Não estão... Nem me parece que vão estar porque é uma área que não tem grande interesse académico ou científico.
Dai que dizer seja uma coisa ou outra se baseia apenas em experiência e eventual extrapolação do que se sabe e de outros estudos que existem para outras espécies.

Agora volto a dizer que no caso dos goulds a maioria dos problemas está relacionado com uma má prática alimentar: manter sempre a mesma dieta todo o ano, insistir em elevadas densidades calóricas constantes, e o típico ciclo de "se engorda dá alpista e colina", etc... mais do que em dar ou não vitamina A.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Caon
Mensagens: 20
Registado: domingo, 13/out/2013, 19:00

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

Boas,
aprecio todas as respostas que foram dando, mas a conversa tem seguido no sentido da vit. A, e pouco ainda se falou da vit. D?
se tenho ou nao que fornecer as aves?

Cump.
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: Fornecimento de vitamina D a Diamantes de Gould [dúvidas

Caon Escreveu:Boas,
aprecio todas as respostas que foram dando, mas a conversa tem seguido no sentido da vit. A, e pouco ainda se falou da vit. D?
se tenho ou nao que fornecer as aves?

Cump.
Dai eu ter perguntado, porque e que quer dar viamina D.
Convem sempre saber para que serve cada vitamina e qual o desempenho que tem no dia-a-dia da ave.
La porque o criador xpto diz que e bom dar, nao quer dizer que va ja correr dar as aves, sem fazer a minima ideia para que serve.
No caso da vitamina D esta e importante no metabolismo das aves, pois ajuda fixar o calcio da mesma maneira como ajuda os seres humanos a fixar o calcio nos ossos. Dai, para quem ja teve filhos, ser necessario dar suplementos de vitamina D para o crecimento, quando sao bebes.
No caso das aves, estes ajudam na formaçao dos ovos e evita se inumeros problemas.
Vitamina D pode ser administrada de 2 maneiras: por suplementos ou da maneira mais natural, banhos de sol.
O sol, ajuda a produzir vitamina D que por sua vez ajuda a fixar o calcio.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”