pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Sousa Funchal Escreveu:Nas ilhas da madeira e nos açores sao conhecidos por canario da terra, no continente acho que tratem por chamarizes.
Boa Noite

Meu Amigo, o Canário Selvagem ( ou da Terra como se chama nos Açores ) , não tem nada a ver com o Chamariz e dificilmente e muito raramente esses exemplares se encontram para venda aqui no Continente. Eu vivi muitos anos nos Açores e quando era Puto apanhávamos muitos.

O Canário em questão é um verde intenso e para continuar puro pode misturar com verde intenso, caso não lhe interesse puro, qualquer fêmea Canária serve !
Cumprimentos
Jaime Simões
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Boas!

99,9% de certeza que é um Canário ágata. Por isso escolha uma fêmea da mesma raça.

Muito dificilmente é um canário silvestre....muito menos um chamariz!!!
Aqui no Continente é quase impossível alguém ter canários silvestres (a comercialização não é permitida)....já vi alguns...trazidos dos Açores à socapa.....caríssimos!

Cumps,
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Boas!
O Canário em questão é um verde intenso e para continuar puro pode misturar com verde intenso
Disse que era um Ágata...parece-me, mas se me disserem que é um verde intenso aceito....não é a minha area.

Os 99,9% de certeza referiam-se mais ao facto de não ser canário silvestre.

Cumps,
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Sousa Funchal
***
Mensagens: 81
Registado: domingo, 03/nov/2013, 09:42
Localização: Funchal-Madeira

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Boas a todos.
O amigo sirinus ja me tinha exemplificado com fotos que nao se tratava de de chamariz. era escusado virem para aqui picar o juizo.
Quanto ser um canario de cor aceito mas continuo na mesma a pensar que é um canario da terra, como os daqui da madeira.
Digo isso por ja ter tido alguns iguais capturados. (ja foi aos 15 anos atraz).
Pode ser apenas um timberlado e niguem coloca a hipotesse. porqué? O amigo Filipe diz que é um bom cantor.
Cumprimentos, Hugo Sousa
Criador de Catarinas, Caturras, Roseicollis e Periquito Inglês
Stam DQ 72
Socio 374 da Associação Ornitológica da Madeira
Avatar do Utilizador
Filipe Pais
***
Mensagens: 90
Registado: sexta, 26/abr/2013, 11:06
Localização: Aveiro- Santa Maria da Feira

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

E mesmo.. vou gravar para postar aqui..

Enviado do meu LG-P700 através de Tapatalk
Cumprimentos,
Filipe Pais
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Sousa Funchal Escreveu:Boas a todos.
O amigo sirinus ja me tinha exemplificado com fotos que nao se tratava de de chamariz. era escusado virem para aqui picar o juizo.
A boa educação e humildade fica bem a qualquer pessoa. Se não quer que comentem, não poste. O Amigo serinus tinha ajudado mas mesmo assim você insistia, por isso o meu esclarecimento !
Cumprimentos
Jaime Simões
Sousa Funchal
***
Mensagens: 81
Registado: domingo, 03/nov/2013, 09:42
Localização: Funchal-Madeira

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Nao queria de todo faltar o respeito a ninguem.
O Amigo serinus tinha ajudado mas mesmo assim eu insistia, por isso o seu esclarecimento !
Eu nao insisti mais no chamariz insisto sim na possibilidade de ser um canario da terra.
Talvez teja a referir na seguinte frase "Quanto a um possilvel cruzamento na minha opiniao. porque nao com um chamaris". cruzamento, hibridagem porque não?
Amigo pintas1977 agradeço os seu comentarios e todos os outros comentarios . o picar a juizo na minha terra é uzado para dizer um (basta ja precebi.) peço-lhe desculpas se lhe ofendi a si e a outros. nao foi por maldade.
Cumprimentos, Hugo Sousa
Criador de Catarinas, Caturras, Roseicollis e Periquito Inglês
Stam DQ 72
Socio 374 da Associação Ornitológica da Madeira
serinus
Mensagens: 6
Registado: terça, 31/dez/2013, 21:58

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Não vale a pena o pessoal estar a chatear-se. Estamos todos aqui para aprender e partilhar conhecimentos.

Quanto á pergunta, reafirmo, é um canário de cor ágata amarelo.
Verde(negro amarelo) não é, basta ver a foto.

O canário "verde" é denominado negro amarelo. Seria um canário oxidado com eumelanina negra dispersa que ao misturar-se com o amarelo "dá" a cor verde. Teria de ter as patas e o bico oxidados.



O canário silvestre em relação aos canários de cor é mais pequeno .


Cumprimentos,
Espero não estar a picar o juizo a ninguém :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Anexos
Ágata amarelo.jpg
Ágata amarelo.jpg (17.39 KiB) Visto 6828 vezes
Canario Negro Amarelo.jpg
Canario Negro Amarelo.jpg (19.89 KiB) Visto 6828 vezes
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

:) Ola a Todos!

O canário em questão esta mais próximo do canário da terra ou do timbrado do que do agata ou do negro. Por várias razões.

No canario da terra temos eumelanina negra e feomelanina (presença de castanho na borda das penas rectrizes e remiges). Os canários Timbrados alguns também apresentam as mesmas cores que os canarios da terra dos Açores.
Nos bons exemplares canarios negros não aparece a feomelanina ou seja o castanho esta ausente ou nos menos bons aparece de uma maneira ténue.
Nos canarios Agata são negros diluidos o negro passa a cinza, ausencia de castanho na borda das penas das remiges e rectrizes isto nos bons exemplares nos maus aparece feomelanina (castanho).
Resumindo o exemplar em questão é fraco para ser um canario de cor competitivo pois não tem características do standard. Como canario de canto não posso avaliar... mas todos os canarios de canto passam por uma aprendizagem com um mestre, penso que o canário em questão não passou por isso.


Se quer simplesmente criar canarios só para entreter e obter crias não é necessario seleccionar as aves a acasalar. Apenas ter aves saudaveis e cuidar delas correctamente.


Se tem ambição de ter um canario de raça seja de cor, de canto ou de postura visite um criador da raça escolhida. Esta opção requer esforço finançeiro, busca de informação.

Não basta arranjar um canario não seleccionado e depois tentar arranjar uma fêmea "que se enquadre" para obter uma determinada raça de canarios (cor, porte ou canto)...

Esta é a minha opinião vale o que vale. :wink:
Avatar do Utilizador
Filipe Pais
***
Mensagens: 90
Registado: sexta, 26/abr/2013, 11:06
Localização: Aveiro- Santa Maria da Feira

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Sim, obrigado a questão é que o canário foi dado a minha tia e estava a perguntar o que era e o que podia cruzar..

Enviado do meu LG-P700 através de Tapatalk
Cumprimentos,
Filipe Pais
serinus
Mensagens: 6
Registado: terça, 31/dez/2013, 21:58

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Mas a pergunta é: "qual o nome do canário", outra coisa é comentar a qualidade do exemplar.

Não se apróxima do canário ancestral, pois tem diluição notória, basta ver o bico, as patas e a expressão do lipocromo.
Está mais próximo do ancestral o canário negro.
O facto de apresentar feomelanina só por si não indica que não se trate de um ágata. Os primeiros ágatas até apresentavam mais feomelanina. Como este exemplar não tem a mutação do factor optico ou factor azul(que elimina ou reduz a presença de feomelanina) é visivel a mesma.
Malheiro
***
Mensagens: 113
Registado: domingo, 12/jan/2014, 22:13
Localização: Vila de Prado, Braga
Contacto: Sítio web

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

A mim parece me um travesso de pintassilgo
http://avesrubenmicael.blogspot.pt/

Ruben Micael Sousa Malheiro
Sousa Funchal
***
Mensagens: 81
Registado: domingo, 03/nov/2013, 09:42
Localização: Funchal-Madeira

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Boas
Felizmente nao tenho sorte em capturar exemplares de canarios da terra aqui na madeira porque diria quais a diferenças.
Mais a mais que nome se pode dar a um canario vulgar?
Esse canario nao parece ter o porte de um canario de cor. logo vamos levar o amigo Filipe pensar que tem um exemplar de cor?
Peço mais uma vez um video dele a cantar.
Pela forma e tom do cantar e pelo bailharico no puleiro dá para preceber se é um dirivado de um canario de canto.
Cumprimentos, Hugo Sousa
Criador de Catarinas, Caturras, Roseicollis e Periquito Inglês
Stam DQ 72
Socio 374 da Associação Ornitológica da Madeira
Avatar do Utilizador
Filipe Pais
***
Mensagens: 90
Registado: sexta, 26/abr/2013, 11:06
Localização: Aveiro- Santa Maria da Feira

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Sim, eu não tenho tido tempo.. mas vou ver se gravo m dia destes..

Cumprimentos,
Filipe Pais
Cumprimentos,
Filipe Pais
Maurinho
Mensagens: 1
Registado: sexta, 16/mai/2014, 16:01

Re: Que nome tem este cánario!? (Fotos)

Olá, adiquiri um canario que é igual ao do amigo, ele ainda não está cantando, gostaria de saber qual canto coloco para treinar ele pra cantar.

abraços.

Voltar para “Canários (geral)”