Caon
Mensagens: 20
Registado: domingo, 13/out/2013, 19:00

Bengalins deixam morrer crias, com 7/8 dias - o que fazer?

Boas,

os meus bengalins estão a deixar morrer as crias quando estas já estão com 7/8 dias,
alguma sugestão sobre o assunto?

Abraços e boas criações
Ruben Silva
***
Mensagens: 97
Registado: quarta, 23/out/2013, 19:09

Re: Bengalins deixam morrer crias

fornece mais umas informações porque apenas com estas informações acho que não conseguimos ajudar-te


Tens papa de ovo disponivel?
quantas vezes isso já te aconteçeu?
quantas vezes eles já fizeram criação sem problemas?
quantos bengalins tens juntos?
tipo de ninho que usas?
material para ninho que usas?
Avatar do Utilizador
joao_z
***
Mensagens: 209
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Bengalins deixam morrer crias

Olá,

Com essa idade poderá ser algum problema, mas antes de mais fornece mais informação para te podermos ajudar.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/
Caon
Mensagens: 20
Registado: domingo, 13/out/2013, 19:00

Re: Bengalins deixam morrer crias

boas,

tenho sempre papa de ovo disponível,as aves têm 2 anos, este é o segundo ano que crio com este casal, no ano passado só fizeram uma criação mas tiraram 6 crias sem problemas. Este ano já é a 2 ninhada que nascem e depois deixam nos morrer.
tenho só um casal em cada gaiola com 60x35x35, os ninhos eram caixa de madeira, mas este ano mudei para ninhos da 2GR.
O material para o ninho e daquelas fibras que se compram na loja, não sei bem o nome das fibras, mas e do mesmo que usei no ano passado e eles criaram bem.

Cump.
Ruben Silva
***
Mensagens: 97
Registado: quarta, 23/out/2013, 19:09

Re: Bengalins deixam morrer crias

assim penso que seja difiçil ajudar-te porque podem ser muito fatores que só tu podes ver, pode ter muito a ver com as instaloções como pode ser alguma doença nas aves, as aves são alimentadas, quando elas morrem tu reparas-te se o papo deles tinha comida ou não?

tens de ir descartando as possibilidades , do que eu conheço destas aves nao é muito comum nao criarem os filhotes, eu tenho 1 casal e já vai em 14 filhotes seguidos sem problemas de rejeição
Avatar do Utilizador
joao_z
***
Mensagens: 209
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Bengalins deixam morrer crias

Olá,


Pelo que descreves não vejo nada de anormal, a papa de ovo que usa é de que marca? Alguma vez fizeste algum tipo de tratamento/desparasitação às aves? As aves encontram-se numa zona resguardada de correntes de ar/frio?

Se morrerem com o papa cheio poderá ser alguma doença se os pais os abandonam aí tens de ser tu a ver e a analisar o porque ou o que estás a fazer de diferente em relação ao ano passado.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/
Caon
Mensagens: 20
Registado: domingo, 13/out/2013, 19:00

Re: Bengalins deixam morrer crias, com 7/8 dias - o que faze

boas,

a papa e de uma marca branca, aqui na zona não é fácil encontrar papa de marca.
antes de começar a criar, desparasitei com vermiex e FP 2020, vou dando vit. do complexo B ocasionalmente e +- 1 vez por mês vinagre de cidra.

eu acho que estou a fazer tudo como no ano passado, só mudei as instalações, mas não há mt frio, tá tudo isolado, mesmo nos dias mais frios deste ano, estavam sempre 10/11 graus la dentro.
realmente não reparei foi se tinham comida no papo.
Mas se fosse doença nos pais, não deveriam morrer mais cedo quando ainda são mais fracos?

cump.
Sousa Funchal
***
Mensagens: 81
Registado: domingo, 03/nov/2013, 09:42
Localização: Funchal-Madeira

Re: Bengalins deixam morrer crias, com 7/8 dias - o que faze

Aconteceu-me a mesma coisa a uns 4 ou 5 anos atraz, apos ter uzado pordutos da orniex para a desparatização.
Se não alterou em nada. alimentaçao, desparatizaçao.
O problema neste caso é a quantidade e qualidade do vermiex. e a forma como utilizou os podutos.
Acho que no primeiro ano as aves ja podiam ter sido desparatizadas e vocé apenas reforçou agora que começou novo ciclo o sr nao fez nem bem nem mal.(não fez nada).
E mais a mais acho que nao utiliza coveniente os produtos que tem.
Cumprimentos, Hugo Sousa
Criador de Catarinas, Caturras, Roseicollis e Periquito Inglês
Stam DQ 72
Socio 374 da Associação Ornitológica da Madeira
Manuel silva
Mensagens: 21
Registado: quarta, 15/set/2010, 17:48

Re: Bengalins deixam morrer crias, com 7/8 dias - o que faze

Meu Caro:
Os bengalins não costumam ter esses problemas com as crias, sejam elas dos proprios ou de outros.
Apesar de ter aqui já bastantes opiniões, eu sugeria-lhe que examinasse se tem a possibilidade de entrada de
ratos nos ninhos, e tenha grite com lascas de osso de choco.
Quanto ás papas, se não der uma boa mais vale não dar nada, ou então fazê-la em casa, ovo cozido mais germem
de trigo é suficiente.
No seu lugar também não entrava nessas modernices de desparasitações frequentes, vitaminas por tudo e por nada.
Boa alimentação e higiene
Desejo que na proxima corra tudo bem.
Cump.tos
M.silva
Avatar do Utilizador
joao_z
***
Mensagens: 209
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Localização: Coimbra
Contacto: Sítio web

Re: Bengalins deixam morrer crias, com 7/8 dias - o que faze

Olá,

Papa de ovo vendida pelos lojistas ao quilo não obrigada... convém dar uma papa que venha embalada com a informação nutricional da mesma tens a witte mollen que não é cara e para os bengalins serve, além da papa desces ter sempre disponível grit e osso de choco para as fêmeas, água limpa e sementes.

Agora falando em tratamentos nunca usei fp20/20 é um antibiótico e não faz sentido nenhum dar antibiótico a aves que não estão doentes, o desparasitar preventivamente como se diz faz sentido em aves que estão em contacto com aves silvestres ou quando adquires aves de proveniência duvidosa e ao estares a desparasitar não quer dizer que vás prevenir nada imagina que desparasitas hoje a ave e voltas a repetir o tratamento passado os 21 dias recomendados e a ave nem estava parasitada se por algum motivo entrar em contacto com uma ave infectada esta vai ficar também e não foi que desparasitas-te preventivamente que o vais evitar.

Para te podermos ajudar melhor deverias de ter visto se os filhotes morreram com comida no papo e deves verificar tudo o que já te recomendaram pois pode não ser nada como pode ser algum vírus que ande por aí
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”