Avatar do Utilizador
zynT
***
Mensagens: 241
Registado: sábado, 20/out/2012, 23:47
Localização: Madeira

Criação de Perus - Iniciação [dúvidas]

Boas, estou a pensar criar alguns perus mas pelo que tenho lido, verifiquei que não devo coloca-los juntos com galinhas, pelo menos enquanto não são adultos. Tenho um galinheiro cá em casa que está dividido em duas partes, e estava a pensar criar as galinhas de um lado e os perus do outro.

A minha dúvida é se os perus poderão apanharam coccidiose vindo das galinhas, porque o galinheiro está dividido apenas com rede. :roll:

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
canariomandarim
****
Mensagens: 405
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Re: Criação de Perus - Iniciação

Boas
Penso que os perus só apanham isso se tiverem contacto directo com as galinhas. Eu no seu lugar trocava a divisão de rede por uma divisão em tijolo ou blocos ,pelo menos o primeiro 1,50m de altura,ou colocava duas filas de rede , de maneira a que não houvesse contacto directo entre as duas espécies. Lembro que os perus enquanto são pequenas são bastante melindrosos , por isso as condições higiénicas tem de ser boas.
Cumprimentos...
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Criação de Perus - Iniciação

A coccidiose apega-se através de fezes e saliva.
O que pode é as galinhas terem ácaros e passar para os perus, de resto não estou a ver mais nada contra.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
zynT
***
Mensagens: 241
Registado: sábado, 20/out/2012, 23:47
Localização: Madeira

Re: Criação de Perus - Iniciação

canariomandarim Escreveu:Boas
Penso que os perus só apanham isso se tiverem contacto directo com as galinhas. Eu no seu lugar trocava a divisão de rede por uma divisão em tijolo ou blocos ,pelo menos o primeiro 1,50m de altura,ou colocava duas filas de rede , de maneira a que não houvesse contacto directo entre as duas espécies. Lembro que os perus enquanto são pequenas são bastante melindrosos , por isso as condições higiénicas tem de ser boas.

O espaço que tenho em mente para os perus, apenas tem cerca de 2 metros quadrados.. estava a pensar criar 3 ou 4 perus. A parede não é má ideia, mas não o poderei fazer :? , será que poderei fazer uma "parede" em madeira?


Imagem
Avatar do Utilizador
canariomandarim
****
Mensagens: 405
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Re: Criação de Perus - Iniciação

Sim pode , desde que os perus ou as galinhas não consigam colocar a cabeça e o pescoço do outro lado..
Pode também optar por aquelas vedaçoes de jardim , nao sei bem o nome ao certo, mas deixo aqui uma foto para ter uma ideia:
Foto
Foto
Cumprimentos...
Avatar do Utilizador
zynT
***
Mensagens: 241
Registado: sábado, 20/out/2012, 23:47
Localização: Madeira

Re: Criação de Perus - Iniciação

Sei o que é, obrigado pela ideia :D

a rede q tenho é de 5mmx5mm dificilmente conseguem passar a cabeça para o outro lado :lol:
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Criação de Perus - Iniciação [dúvidas]

Boas!

Os coccideos podem perfeitamente passar da parte das galinhas para a parte dos perus :wink:

Infelizmente é assim! :)

E mais! Você até pode ter as galinhas a vários metros de distancia....e em divisões completamente separadas e ainda assim as galinhas passarem doenças, nomeadamente a coccidiose!

E é muito simples, contráriamente ao que foi dito, o simples facto de o criador entrar no galinheiro e mais tarde ir à divisão dos perus...vai transportar os coccideos consigo....no calçado (é o mais comum) e até no vestuário!!!

Pois é!!!Até o vento pode transportar os coccideos....

Cumps,
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
zynT
***
Mensagens: 241
Registado: sábado, 20/out/2012, 23:47
Localização: Madeira

Re: Criação de Perus - Iniciação [dúvidas]

:roll: :roll:

tenho lido vários comentários idênticos ao seu, acho que irei comprar apenas dois ou três para ver como corre :)

estou a pensar proceder a limpeza do galinheiro, 3x por semana, uma delas irei desinfectar com lixívia.

obrigado pelas vossas respostas. :)
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Criação de Perus - Iniciação [dúvidas]

Boas!

Eu não quis desanimá-lo na criação dos perus......siga em frente :)

Mas só mais uma coisa: não há lixívia nem produtos de limpeza....que "matem" os coccideos! Resistem a praticamente tudo e podem estar vários meses no ambiente até se "revelarem" :twisted:
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
zynT
***
Mensagens: 241
Registado: sábado, 20/out/2012, 23:47
Localização: Madeira

Re: Criação de Perus - Iniciação [dúvidas]

Canary Escreveu:Boas!

Eu não quis desanimá-lo na criação dos perus......siga em frente :)

Mas só mais uma coisa: não há lixívia nem produtos de limpeza....que "matem" os coccideos! Resistem a praticamente tudo e podem estar vários meses no ambiente até se "revelarem" :twisted:

já estive a ler um pouco sobre o parasita :/ :roll:

mas vou tentar a mesma :D

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”