Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Osgas (Lagartixas) e aves

Boa noite pessoal, hoje deparei-me com um problema.

Mudei-me à 1 semana para uma nova casa, com um bom quintal, e uma pequena arrecadação. Ora aproveitei essa arrecadação para colocar as minhas aves (1 casal de caturras, outro de red rumped e outro e roseicollis). Acontece que hoje, quando chego do trabalho e vou ver os passaros, deparo-me com 3 osgas grandes e bem gordas (provavelmente femeas) agarradas à parede, pertissimo das caturras. Assim que acendo a luz, elas fugiram como é obvio.

É certo que este animal, é praticamente inofensivo, e até faz bem pois controla pragas de insectos, no entanto poderá estar em causa a saude das minhas aves? Já agora e aproveitando a experiencia de alguem neste tipo de casos, existe alguma forma natural de afugentar as osgas ? Terei que partir mesmo para a tentativa de exterminação?

De frisar, que por aqui (Margem Sul), não está quente, está bastante frio, e na propria arrecadação tambem está fresco, no entanto esta é composta por uma telha, que é onde as osgas se escondem... (Estou a ver que ja tenho trabalho para o fim de semana... :lol: )
teixeira001
***
Mensagens: 67
Registado: quarta, 13/out/2010, 23:17

Re: Osgas (Lagartixas) e aves

Visto que elas ate controlam as populações de insectos...
Eu tentava isolar o local para elas nao entrar! :D
Vamos esperar por mais respostas

Cumprimentos e boa sorte
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Re: Osgas (Lagartixas) e aves

Bom dia vou so dar uma pequena opinião se te quiseres ver livre das osgas podes colocar desde que não seja encostada as aves uma cola que há para apanhar ratos e so colocar num sitio onde elas passem que ficam la agarradas depois e so retirares a cola e jugar fora podes colocar diretamente na parede ou colocar um papel e colocar a cola por cima.
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
pedrops
Mensagens: 44
Registado: quinta, 17/mai/2007, 00:48

Re: Osgas (Lagartixas) e aves

Bom dia...

Também tenho estes visitantes onde tenho os meus canários e apenas queria deixar cá o testemunho que até hoje não reparei que os incomodassem, pelo menos directamente, mesmo em época criação, bem pelo contrário.
Julgo até que e basta para isso uma breve pesquisa, que estes podem ser muito bem uma forma tremendamente eficaz e natural para combater certas pragas, bem conhecidas (ácaros, piolhos e mosquitos p.ex.)essas sim causadoras de grandes e graves transtornos às nossas aves/crias.
Não quero influenciar com isto qualquer decisão, quero apenas deixar em reflexão pois muitas vezes parece que esquecemos, que na Natureza estas interacções existem entre seres vivos desde sempre.
O que fiz foi, em primeiro lugar, observar comportamentos quer das aves quer do ser dito "invasor/inimigo" e depressa concluí e testemunhei que o mesmo não só não oferecia qualquer perigo para as aves, como ainda as "defendia" devorando literalmente insectos como p.ex. baratas...e das grandes!!
Pedro Silva
Madeira
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Re: Osgas (Lagartixas) e aves

Bom dia sim o meu comentário era sobre afuguentar de vez as as osgas e claro e eu falo por mim que moro no campo onde tenho eliminado muintas também tenho criações de aves e sei que não prejudicam nada as aves apesar de para quem não gosta pode meter impressão mas claro que não fazem mal as aves.
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
pedrops
Mensagens: 44
Registado: quinta, 17/mai/2007, 00:48

Re: Osgas (Lagartixas) e aves

Boas...

Então se não representam qualquer ameaça...porquê eliminá-las?!?! :?

http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?m ... ewall=true
Pedro Silva
Madeira
Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Re: Osgas (Lagartixas) e aves

Sim eu de facto não as eliminei.

Mas já resolvi a situação, como existia uma fenda entre a parede e a telha, elas andavam abrigadas ai durante o dia, e à noite vinham para a arrecadação, comprei silicone e tapei, vedei tudo.

Desde então nunca mais apareceram dentro da arrecadação, e assim podem continuar a comer os insectos todos à vontade no quintal. :lol: :lol: :lol: :lol:

Voltar para “PSITACÍDEOS”