Soraia
***
Mensagens: 64
Registado: domingo, 11/ago/2013, 00:11

Periquitos - retirar ninho a fêmea (dúvidas)

Boa Tarde a todos :)

Gostava que me ajudassem numa duvida que tenho.. Neste momento tenho duas crias de periquito ainda no ninho, uma com 17 dias e outra com 12 +- da segunda postura e como a fêmea fez duas postura quase seguidas diferença, de um mês ou dois, queria tirar o ninho pois tenho medo que tanta postura lhe faça mal mas ainda estão duas crias lá dentro e ainda hoje os vi a acasalar novamente... O que devo fazer? :?
Carlosforpus
Mensagens: 17
Registado: segunda, 15/out/2012, 10:04

Re: Retirar ninho a fêmea

Ola boa tarde, sim a meu ver tambem deveria tirar o ninho pra que a femea nao entre novamente no choco e assim que as crias estiverem a comer sozinhas separe dos respectivos pais. Entretanto deve dar descanso a sua femea pois 3 posturas seguidas penso que nao sao aconselhaveis, so se a femea for mesmo de topo : )
Soraia
***
Mensagens: 64
Registado: domingo, 11/ago/2013, 00:11

Re: Retirar ninho a fêmea

Pois deve ser de topo, parece que não querem outra coisa xD

E o que faço com as crias que ainda estão lá dentro? :)
Carlosforpus
Mensagens: 17
Registado: segunda, 15/out/2012, 10:04

Re: Retirar ninho a fêmea

as crias ja saem do ninho? se sairem nao ha problema em tirar o ninho da gaiola, mas se ainda nao sairem convem esperar mais uns dias.. Femea de topo refiro me ao facto de se boa mae e que aguenta muitas posturas seguidas, pois pode nao parecer mas 3 posturas seguidas nao é pra qualquer passaro x)
As crias ja estao todos cobertas ou ainda lhes faltam alguma plumagem?
Soraia
***
Mensagens: 64
Registado: domingo, 11/ago/2013, 00:11

Retirar ninho a fêmea (fotos)

As criam ainda não saem do ninho, aqui estão algumas fotos : )
Anexos
O mais velho outra vez
O mais velho outra vez
O mais velho
O mais velho
O mais novo
O mais novo
Carlosforpus
Mensagens: 17
Registado: segunda, 15/out/2012, 10:04

Re: Retirar ninho a fêmea

bonitas crias parabens ; )
Mas pelo que vejo ainda é mto cedo pra retirares o ninho da gaiola pois as crias ainda nao estao preparadas pra se aguentarem fora do ninho.. Tenta ficar atenta em relaçao a mae delas pra nao colocar mais ovos nesse mesmo ninho, pois daqui a 2 semanas(no max) elas ja estarao fora do ninho e poderas retirar o respectivo ninho : )
Carlosforpus
Mensagens: 17
Registado: segunda, 15/out/2012, 10:04

Re: Retirar ninho a fêmea

bonitas crias parabens ; )
Mas pelo que vejo ainda é mto cedo pra retirares o ninho da gaiola pois as crias ainda nao estao preparadas pra se aguentarem fora do ninho.. Tenta ficar atenta em relaçao a mae delas pra nao colocar mais ovos nesse mesmo ninho, pois daqui a 2 semanas(no max) elas ja estarao fora do ninho e poderas retirar o respectivo ninho : )
Soraia
***
Mensagens: 64
Registado: domingo, 11/ago/2013, 00:11

Re: Retirar ninho a fêmea

Sim são muito queridas :oops:

E se ela tiver lá ovos quando eles saírem, o que faço com eles?
Carlosforpus
Mensagens: 17
Registado: segunda, 15/out/2012, 10:04

Re: Retirar ninho a fêmea

No caso de ela por mais ovos depois de essas crias sairem, aconselho-a a deixar estar o casal a prosseguir a criaçao..
E no caso de essas crias sairem do ninho e nao ter mais ovos postos colocados no ninho, aconselho-a a retirar o ninho para dar algum descanso a esse casal, pra depois voltarem a criar, talvez ainda mais e melhor : )
Soraia
***
Mensagens: 64
Registado: domingo, 11/ago/2013, 00:11

Re: Retirar ninho a fêmea

Mas a fêmea não dá tempo de eu tirar o ninho, mete logo ovos depois da postura anterior :?

E já agora, porque é que tenho que separar as crias dos pais quando elas tiverem mais crescidas?
Carlosforpus
Mensagens: 17
Registado: segunda, 15/out/2012, 10:04

Re: Retirar ninho a fêmea

Pois, mas convem sermos nos a ter o devido controlo na criaçao dos passaros, se apos as crias sairem do ninho e logo de seguida ela voltar a por tem duas opçoes... ou deixa ela continuar a criaçao ou retira o ninho juntamente com os ovos e deita os ovinhos fora, a nao ser que tenha outro casal de periquitos a criar e ponha la os ovos.. Se fosse cmg retirava o ninho juntamente com o ovo, pra dar mais estabilidade a femea ja que ela so pensa em por ovos xD Porque muitas posturas seguidas normalmente nao sao aconselhaveis, muitas femeas chegam ate a morrer devido a fatiga na criaçaoe nao so, tambem por outros motivos .. Por isso convem fazer uma pausa na criaçao tambem pra reforçar as defesas do proprio casal deve fornecer algumas vitaminas que serao importantes pra fase de criaçao..
Soraia
***
Mensagens: 64
Registado: domingo, 11/ago/2013, 00:11

Re: Retirar ninho a fêmea

Pois realmente ela só pensa em por ovos realmente xD.
Tenho outro casal, eu acho que é um casal porque ainda estou na duvida sem é fêmea ou macho por é um periquito de olhos vermelhos e é diferente que nos outros normais para saber o sexo.. mas como o macho está sempre de volta ' dela ' penso que seja uma fêmea, se for uma fêmea essa comigo não tem a mesma vontade que a outra de por ovos :lol:
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Retirar ninho a fêmea

Deixe estar as crias mais uma semana pelo menos, se entretanto a fêmea colocar mais ovos, retira os ovos.
Se deixar a fêmea criar mais vai acabar por desgastar a fêmea.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
RJDS74
***
Mensagens: 120
Registado: quinta, 02/mai/2013, 13:51

Re: Retirar ninho a fêmea

Eu tive o mesmo problema com o meu casal de roseicollis, já íam para a 4 postura seguida, tive que "expulsar" as crias e retirar-lhe o ninho, já tinha 1 ovo entretanto pôs outro no chão...
Rui Silva
Soraia
***
Mensagens: 64
Registado: domingo, 11/ago/2013, 00:11

Re: Retirar ninho a fêmea

E o que aconteceu com as crias? As minhas ainda são pequenas..

Voltar para “Exclusivo: Periquito Ondulado”