mbmp77
Mensagens: 18
Registado: sexta, 06/abr/2012, 17:14
Localização: Setúbal

Roubo de Canários - Setúbal

Boa Noite,

quase todos os dias ouvimos "...foi roubado..." e pensamos muitas vezes "...que sorte que eu tenho." Até que chega a nossa vez. Infelizmente esta madrugada na Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada em Setúbal tive a infeliz sensação de ser roubado e levaram todos os meus 10 casais que já estavam a ser preparados para a próxima época. As anilhas de 2015 estão a chegar e nenhuma vou usar. Todo o trabalho de selecção de uma temporada foi desfeita por esta corja de gatunos que não merecem nem uma miligrama do ar que respiram.

Caso algum dos Senhores que resida na área de Setúbal e arredores (Palmela, Alcácer, Moita, Montijo ou mesmo Pinhal Novo, etc) que tenha conhecimento de locais onde se possam vender aves "ilegalmente" fruto de furto a criadores sérios quer sejam amadores como profissionais por favor deixem a vossa indicação neste post.

Agradeço a todos os amantes desta paixão que é a Ornitologia a vossa colaboração.
pintas1977
Site Admin
Mensagens: 772
Registado: quarta, 11/jul/2007, 23:03
Localização: Malveira/Mafra

Re: Roubo de Canários - Setúbal

Boa Noite

É lamentável o que te aconteceu. Infelizmente não é só o valor das Aves e sim todo o trabalho de seleção e dedicação que se perde, tal como as esperanças que se tinha numa nova época.

Espero que tenhas sorte e apanhem os Gatunos. Para te podermos ajudar melhor se pudesse dizer as Raças e Nº de Anilhas era mais fácil apanhá-los
Cumprimentos
Jaime Simões
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Roubo de Canários - Setúbal

Eu sou do norte, por isso não devem aparecer por aqui, mas se tiveres uma base de dados com o nº das anilhas coloca aqui.
Se houver por aí feiras de pássaros passa por lá também, assim como em lojas da zona.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
mbmp77
Mensagens: 18
Registado: sexta, 06/abr/2012, 17:14
Localização: Setúbal

Re: Roubo de Canários - Setúbal

Boa tarde,

Sim claro... fiquei e ando tão desorientado que me esqueci do mais importante.

Canarios Lizard
STAM: DP17

a minha ideia com este post é tentar identificar se existem locais possíveis da venda "ilegal" no Distrito de Setúbal, pois não encontrei nenhuma informação tipo base de dados com actualizações reais (isto seria um trabalho que deveria ser desenvolvido por todos os clubes ornitológicos do Pais). Também nunca vi ninguém conseguir recuperar nenhuma das suas aves furtadas e com certeza se elas desaparecem definitivamente é porque existe um mercado paralelo bastante importante,quer sejam outros criadores, comerciantes, etc... que as compram, senão ninguém roubava certo??
Eu acredito que exista uma Máfia na Ornitologia em Portugal seja de referência ao nível do mercado paralelo. Posso estar a ser um sonhador ou um otário em estar a pensar tentar encontrar a ponta do iceberg, porque existem bastantes relatos de criadores assaltados.

Tenho a relação de "Bens furtados" que entreguei à PSP, mas sei que o trabalho de campo vai ser feito na sua maioria por mim. Por isso, por favor se alguém tem conhecimento de onde se possam encontrar aves proveniente de furto na Região de Setúbal agradeço a vossa informação.
Junto da PSP de Setúbal indicaram alguns locais que podem ser averiguados, desde já o meu agradecimento à Instituição que têm sido excelentes neste processo inicial (após participação chegaram ao local em 2min):
- Mercado da Chepa (Setúbal)
- Mercado mensal do Pinhal Novo (2ªDomingo de cada mês)
- Lojas de venda de animais.

Em baixo a lista de canário e as anilhas (não estão todos), mas estes eram os mais importantes e foi a lista entregue à PSP, claro que quem recepcionou os canários a primeira coisa que vai fazer é tirar a minha anilha para não deixar pista claro, mas Eu conheço cada um dos meus 20, nem que estejam no meio de 100.

Anilha - Animais Furtados
1/DD71 (2013) - Canário Lizard Intenso Calota Quase Perfeita
305/DP97 (2012) - Canário Lizard Semi-Intenso Sem Calota
116/DP17 (2014) - Canário Lizard Intenso Calota Partida
327/DD97 (2013) - Canário Lizard Nevado Calota Quase Perfeita
316/DD97 (2013) - Canário Lizard Intenso Calota Partida
131/DP17 (2014) - Canário Lizard Nevado Calota Partida
210/DD97 (2012) -Canário Lizard Nevado Calota Partida
138/DP17 (2014) - Canário Lizard Azul Calota Perfeita
323/DD97 (2013) - Canário Lizard Azul Calota Partida
340/DD97 (2013) - Canário Lizard Intenso Sem Calota
18/DD71 (2013) - Canário Lizard Nevado Calota Perfeita
101/DP17 (2014) - Canário Lizard Intenso Calota Perfeita
106/DP17 (2014) - Canário Lizard Nevado Calota Partida
(S/A) - Canário Lizard Intenso Calota Partida (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Nevado Calota Partida (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Intenso Calota Partida (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Intenso Calota Partida (VRD/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Nevado Calota Perfeita (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Nevado Calota Partida (PRT/AZL)

S/A - Sem anilha de criador


A minha maior frustração é que passei a ser um dos novos "super-mercados", melhor como a minha mulher diz "Banco Alimentar" mas em mau... destes vermes parasitas da sociedade, porque Eu estava a criar os Lizards por paixão e amor gastando fortunas como sabem na melhor papa nos melhores pro e pré bióticos, vitaminas, etc... e os que não quis em vez dos vender dei a Amigos e Familiares a minha intenção não era negócio era paixão. Nestes dois anos que estive a criar os lizards como uma das raças com bastante trabalho genético e de seleção meticulosa, com o estudar tanto em literatura Nacional como Internacional um estudo exaustivo deste belo canário, para conseguir em dois anos tirar o que queria alcançar para começar nos campeonatos regionais e Nacionais no próximo ano e todo este trabalho dedicação e Amor foi perdido numa noite.

Desde já Muito Obrigado a quem possa dar mais informações.


Cumprimentos,
Marco Pinto
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Roubo de Canários - Setúbal

Pois, realmente os gatunos devem arranjar maneira de cortar a anilha.
Tenha cuidado com quem leva a casa ver as instalações e como se costuma dizer o ladrão volta sempre ao local do crime, nem que seja para um próximo roubo. Por isso se continuar com o hobbie (que espero que sim) tenha mais cuidado, apesar que mesmo tendo cuidado eles se quiserem roubar roubam à mesma. :?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
mbmp77
Mensagens: 18
Registado: sexta, 06/abr/2012, 17:14
Localização: Setúbal

Re: Roubo de Canários - Setúbal

borllock Escreveu:Pois, realmente os gatunos devem arranjar maneira de cortar a anilha.
Tenha cuidado com quem leva a casa ver as instalações e como se costuma dizer o ladrão volta sempre ao local do crime, nem que seja para um próximo roubo. Por isso se continuar com o hobbie (que espero que sim) tenha mais cuidado, apesar que mesmo tendo cuidado eles se quiserem roubar roubam à mesma. :?
É verdade eles arranjam maneira de cortar as anilhas e com certeza irão voltar para se abastecer, mas não teram sorte.

Bem no lugradouro onde tenho a voadeira ela está debaixo de um telheiro recolhido, mas nestes últimos dias têm estado uns dias de sol, aproveitando estar de férias das férias deixei-os mais expostos ao sol, mas tenho uma rua a um nível superior ao lugradouro e eles cantavam que nem uns desalmados e algum amigo do alheio deve ter visto e resolveu arriscar.

Agora o que me intriga e agradeço a ajuda de algum criador com experiência como é que se consegue apanhar 10 pássaros numa voadeira de 2mx0,5mx1m (cxlxa) com 3 poleiros e duas portinhas de 30cmx15cm?
O estranho é que não tinha penas dos pássaros no chão a não ser de uma canário sem raça definida do meu Pai que estava numa gaiola pequena 30x20cm e pelo menos vi umas 7 penas dela (brancas), logo para a agarrarem perdeu tantas penas são amadores... agora será que existe algum spray ou algo que os possam ter aterdoado e ficarem no chão da voadeira para ser mais fácil apanhar os canários? (Para motivos de segurança e souberem o que tipo de modus operandos enviem MP, apenas para tentar perceber o que aconteceu) Não foram borrifados com água porque estava tudo seco.

O que usaram não foi só nos pássaros o nosso cão que dá conta de tudo e ladra bem e bem alto, não ladrou durante a noite e no dia a seguir beber numa manhã quase 2L de água coisa que nunca aconteceu até mesmo de inverno (neste momento está um pouco nervoso mas de resto está normal).

Esta tarde foi visitar algumas lojas de animais e não vi nenhum lizard (Setúbal são raros no Campeonato Regional do COS apenas haviam 4 criadores pelo que contei). E os pássaros na sua maioria tinham anilha de criador, havia uns sem raça sem anilha.

Mais uma vez agradeço desde já a vossa atenção!!

Feliz Ano Novo para todos!!!

Saudações Ornitológicas
Marco Pinto
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Roubo de Canários - Setúbal

Boas
Presumo que durante a noite com umas lanternas seja fácil de os apanhar, já que eles não vêem, não me parece que haja alguma coisa para os atordoar, agora o cão é que deve ter sido envenenado.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
mbmp77
Mensagens: 18
Registado: sexta, 06/abr/2012, 17:14
Localização: Setúbal

Re: Roubo de Canários - Setúbal

Bom dia Sr. José Jesus,

Agradeço desde já a sua informação, irei contactar o nosso veterinário amanhã.
Peco desculpa, mas ontem não respondi completamente ao seu post.
Entrar cá em casa para ver os canários só familiares e amigos de longa data. Tenho seguido desde inicio algumas indicações de um criador de Lizards, apesar de lhe ter comprado algumas aves e obter muitas informações e dicas importantes nunca conheci o Canaril dele, um procedimentos que iria optar no futuros, no caso de dispensa de alguma ave a algum desconhecido. Por isso, acredito que foi mesmo alguém que passou na rua a cima do lugradouro e com o cantar de 10 canários durante horas quase em simultâneo, acredito que tenha chamado a atenção das pessoas erradas, infelizmente.
Devido a estas circunstâncias da necessidade de sol por parte dos Lizards para a oxidação das patas e bico, apesar de existir maneiras artificiais do conseguir, irei abandonar a criação deste Canário... O Lizard.

Saudações ornitológicas,
Marco
diabllu
****
Mensagens: 370
Registado: quarta, 29/ago/2012, 23:21

Re: Roubo de Canários - Setúbal

Aconselhote a fazeres pariticipação, caso tenhas feito muito bem e ires fazendo umas rondas nas lojas e mercados, por exemplo onde sei que adequirem aves na fresquinha, visto que vendo roseicollis ás vezes a algumas lojas e passo a citar os locais sem mencionar os nomes e tu saberás logo quem é...
jardia (Montijo)
Belos(autocarros)
Mercado de azeitao
E no atlantik park.

Quero deixar explicito que deixo estas lojas não para as difamar bem pleo contrário algumas até tem bom atendimento...mas como fonte de locais onde este "camarada" pode procurar as aves que lhe foram roubadas a serem revendidas ao publico. Quanto ás anilhas, um bom alicate de corte, corta as anilhas todas de qualquer ave maior ou mais pequena corta.

Espero ter ajudado
Cumprimentos
André Silva
Mininu Roseicollis

Voltar para “Perdidos, Achados e Roubados”